Recomendações às Mulheres Cristãs





Eliseu Antonio Gomes
Blog Belverede


A mulher, assim como os homens, deve ter uma conduta exemplar na igreja e fora dela. (1 Timóteo 2.9-10)

O primeiro assunto abordado por Paulo em sua carta a Timóteo, no capítulo 2, que é a oração, parece estar completamente separado do segundo assunto, a conduta das pessoas de sexo feminino na congregação. Mas, ambas matérias estão interligadas pela frase "que do mesmo modo..." (versículo 9 - ARC 4ª edição [SBB]).

O apóstolo começa o capítulo ensinando sobre a indispensabilidade de orar e depois aborda a necessidade de se estabelecer um ambiente de oração que não contenha distrações, atitudes, fatos e coisas, que venham a atrapalhar a motivação daqueles que oram durante o culto público. Ao observar e exortar sobre a situação da presença e ações de mulheres na igreja, tem em sua mente o fato de que é importante manter um ambiente adequado para adorar a Deus.

O vestuário extravagante e o comportamento feminino inconveniente nas reuniões de culto, são capazes de afetar os homens a ponto de eles trocarem o desejo de orar ao Senhor pelo deslumbramento aos encantos físicos da beleza feminina.

Assim como era a sociedade na geração da igreja Primitiva, do mesmo jeito é o padrão comportamental da cultural de hoje em dia. Na congregação que Timóteo pastoreava, algumas mulheres se vestiam de forma chamativa, ostentavam vestuário caro, para refletir o status social elevado e diferenciar-se dos membros pobres   e/ou sensual, seguindo o modelo de vida pagão. As mulheres eram pressionadas pelo mundo a que se trajassem de maneira a estimular a sexualidade dos homens.

A admoestação de Paulo aconselha a mulher a vestir-se elegantemente, a evitar usar o vestuário para atrair a atenção  com o objetivo de ostentação de riquezas ou como se fosse objeto sexual. A  atitude era preocupante, porque criava uma barreira de convivência naquela comunidade cristã.

A recomendação de Paulo, solicitando que as mulheres priorizem em suas vidas atos de caridade em lugar da exposição da aparência física desordenada, não é restrita para elas. O contexto bíblico nos mostra que as boas obras são exigidas como um todo:

    • dos membros abastados financeiramente (1 Timóteo 6.18);
    • dos membros como um todo, independente da condição de vida econômica (Tito 2.14; 3.8, 14);
    • dos pastores e líderes em geral (Tito 2.7).

Nos dias atuais, não são poucas as mulheres que renunciam a sua carreira profissional para, sem compensação financeira, cuidar da casa e da família e, depois, se queixam porque o seu trabalho não é reconhecido como suficientemente digno. Lavar, cozinhar, limpar, educar os filhos, cuidar do marido. Outras mulheres, além de dar conta do serviço doméstico ainda possuem uma carreira profissional longe do lar. Não é surpresa que frequentemente o resultado é um sentimento de frustração, especialmente quando  é o próprio esposo que não reconhece nem valoriza sua dedicação. A Bíblia mostra que um elogio na hora e medida certa é importante e pode fazer maravilhas. Haja vista o exemplo encontrado em Provérbios 31.10-31. Que os maridos considerem o valor de suas companheiras e não somente atitudes equivocadas no ambiente de culto e fora dele, se acontecerem.


Nenhum comentário: