Perguntas sobre Deus



Seminário Teológico de Pittsburgh
Tradução: Wilma Rejane

Há alguns meses, o New York Times publicou um artigo fascinante chamado"Pesquisando por Deus ".
Nesta matéria, o autor Seth Stephens-Davidowitz expõe tendências recentes nos dados de pesquisa do Google, especificamente relacionadas às perguntas que as pessoas fazem sobre Deus. Stephens-Davidowitz observa que a pergunta número um relacionada a Deus que as pessoas fazem no Google é: "Quem criou Deus?" Não surpreende que a número dois seja "Por que Deus permite o sofrimento?" No entanto, fiquei chocada e consternada ao ver a pergunta de número três: "Por que Deus me odeia?"

Stephens-Davidowitz fornece uma informação ainda mais preocupante, as outras perguntas tristes  são: "Por que Deus me fez negro? e Por que me fez gay? ”Embora o autor deste artigo não vincule explicitamente as perguntas, não é demais acreditar que se Deus o fez "feio ou gay" é porque Deus o odeia também, pois em nossa cultura "feio" é um termo muito negativo usado para denegrir as pessoas com base principalmente em sua aparência., assim como o termo gay.

A leitura deste artigo me deixou profundamente triste, porque me fez perceber quantas idéias incorretas sobre Deus ainda existem e como essas idéias estão prejudicando as pessoas. Embora a igreja certamente ensine que somos todos pecadores, também afirma fundamentalmente que cada um de nós é criado à imagem de Deus e que, pela graça de Deus, somos amados incondicionalmente. De alguma forma, parece que essa mensagem crucial se perdeu na cultura mais ampla, porque, como mostram os dados do Google, as pessoas que pesquisam na Internet respostas para suas perguntas de fé parecem assumir que Deus é primariamente um tirano caprichoso e crítico que aplica seletivamente opressão e sofrimento à certos grupos, ou que torna algumas pessoas "feias" e outras não.


O problema aqui é que não é Deus quem rotula e exclui - são seres humanos. São os que criaram sociedades nas quais os indivíduos são julgados com base em sua aparência física ou em sua participação em grupos demográficos específicos, em vez de no conteúdo de seu caráter ou de acordo com seus dons e habilidades únicos. Nós - e não Deus - somos os que decidem se alguns estão "dentro" e outros estão "fora" dos padrões, o que contrasta diretamente com a mensagem que ouvimos repetidamente nas Escrituras: que Deus veio ao mundo para reconciliar-se todos as pessoas, pela graça que é dada gratuitamente a todos. Como igreja, somos chamados a encontrar novas maneiras de espalhar a mensagem da graça e do amor de Deus por toda parte, para que possamos desafiar e desmantelar a teologia errônea que está causando tanto dano às pessoas. Minha oração é que um dia, em um futuro não tão distante, o Google possa relatar suas principais pesquisas relacionadas a Deus como "Por que Deus se importa tanto comigo?" E "Por que Deus me fez tão bonita e amada?" Que seja assim.


Deus te ama


Eu quero que você saiba pode estar tendo o pior dia / mês / ano de sua vida, mas ainda assim ser cuidado por Deus. Que você pode ter feito a coisa mais terrível, mas ainda assim ser perdoado por Deus. Você pode ter perdido tudo - família, amigos , cônjuge, emprego, finanças... -  Ele estará disposto a ficar ao seu lado para ajudá-lo a começar de novo.

Nosso Deus é um Deus poderoso, misericordioso,  amoroso. Ele é um Deus que nos criou, que criou essa vida, que nos deu a escolha de procurá-lo ou não.E espero que você o busque hoje. Espero que você o busque todos os dias.

Você é amado por Ele, e nos momentos em que você se sentir perdido, nos momentos em que você não quiser mais viver, nos momentos em que você quiser desistir de amar, nos momentos em que seu coração estiver quebrado - Ele estrá com você, Ele sempre estará com você.

Então talvez você seja como eu, e às vezes se pergunte sobre como chegamos aqui. Você às vezes se pergunta sobre esta vida e como nós viemos a ser, como as pessoas entram em nossas vidas, como as situações ocorrem, como toda essa bela bagunça aconteceu ao nosso redor e para nós.

Talvez você se pergunte sobre as pessoas que você amou. Talvez você se pergunte sobre o seu propósito ou sobre a grande e abrangente questão "por que" - por que estou aqui? Talvez às vezes você se sinta perdido ou assustado, quebrado ou cansado. Talvez você seja como eu, olhando para todo o mundo e seu caos, e percebendo que tem que haver algo maior que nos criou, que nos fez tão únicos e maravilhosamente falhos.

Tudo o que aconteceu com você, te moldou ,  ou para o bem  ou para mal.

Existe um Deus que criou você, que está buscando você, que ama você. Ele te busca,  Ele te ama. E nunca vai deixar de te amar.

***

Nenhum comentário: