O cristão e o carnaval



Wilma Rejane

" Carnaval é invenção do diabo que Deus abençoou". Gilberto Gil.

Essa declaração estapafúrdia, foi feita pelo músico e ex-ministro da cultura no Brasil, Gilberto Gil, diretamente da abertura do carnaval 2013em Salvador. E como se não bastasse tanta heresia, Gil conclui: " Que Deus e o diabo estejam juntos no carnaval. O diabo, como é peculiar, que dê uma injeção de energia e Deus, por outro lado, que esteja ali, que tome conta, Oxalá dê a paz, a busca por harmonia!". 

Deus abençoando o carnaval? Essa festa é abominação aos olhos do Senhor. A nação que festeja o carnaval será julgada porque estará se prostrando diante de Satanás, praticando as obras da carne, contrarias ao Espírito Santo. Nesse período do ano, o pecado torna-se mais evidente, multidões se valem da oficialidade da festa para dar vazão aos instintos pecaminosos sob o aval de que "é carnaval": prostituição, pedofilia, drogas, adultérios, bebedeiras, nudez, exaltação ao sexo livre e a toda malícia que é concebida nos recôncavos carnavalescos. E o coração de Deus se entristece pela ingratidão e desobediência do homem.

Deus está no carnaval? Sim, porque a glória do Senhor enche (ocupa) toda a terra diz Isaías 6:3 e o atributo da Onipresença, Lhe permite está também no carnaval. Mas isso não significa aprovação, benção. Vemos Deus, por toda a Bíblia, combater o pecado das nações, convocando-as ao arrependimento, porque o pecado "subia as narinas de Deus, cheirava mal" , Ele não podia habitar os corações endurecidos, rebeldes, e disso provinha juízo. Deus é bom, porém, não comunga com o pecado, com a maldade. Luz não se une com trevas, verdade com mentira, bem com mal. 

Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Romanos 8:5-6




"Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança." Gálatas 5:16-22

Se Deus está no carnaval? Sim, Deus e o diabo; um para roubar, mentir, destruir e O Outro para salvar, resgatar .Carnaval não é festa santa, ela mancha de sangue o solo da nação brasileira, o inferno alarga suas recâmeras para receber mais mortos. E Deus, com Seu amor e misericórdia, pacientemente aguarda que se voltem para Ele em gratidão e arrependimento para fazer parte de uma festa muito maior, um banquete celeste, onde a paz encontra morada eterna.

Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo ao qual escolheu para sua herança. O Senhor olha desde os céus e está vendo a todos os filhos dos homens. Salmos 33:12-13


Deus é bom e Sua misericórdia se renova a cada manhã, por isso, tantas pessoas que um dia amaram e festejaram o carnaval hoje não mais o fazem por se sentirem incomodadas pelo Espírito Santo e muitos dos que hoje ignoram a vontade de Deus festejando o carnaval, ainda virão a ser salvos, contudo, carnaval com tudo o que divulga e propõe não é algo que o cristão deva participar.

Alguns ministérios fazem estratégias de evangelismo para atuarem no carnaval o que considero muito válido, pois, são atalaias que por amor a Deus e ao próximo se dispõem a ministrar, estão em espírito, fora da festa. Contudo, existem os que incorporam o espírito de carnaval, em roupas, músicas, danças, bebidas e tudo mais sob o pretexto de evangelismo, a estes já considero em desarmonia com a Palavra de Deus.

Enfatizo que este não é um artigo para julgar, condenar ou absorver quem quer que seja, é pois um artigo que tenta apresentar uma visão Bíblica sobre o carnaval.

Que Deus tenha misericórdia de nós e de nossa nação.

Oração. 


Senhor, que Tua misericórdia venha sobre nossa nação. Rogamos pelas muitas vidas que estão festejando o carnaval, pelos turistas que aqui se encontram em busca de satisfazerem seus desejos por sexo ilícito, pelas crianças e famílias, pelos governantes e pelas igrejas cristãs. Abranda Tua ira e multiplica Tua graça sobre esse País, em nome de Jesus Cristo que vive e nos ama, amém.


Um comentário:

Wilma Rejane disse...

Nessa quarta feira de cinzas foi anunciado o primeiro caso de coronavirus no Brasil, carnaval foi porta de entrada e é bem provável que muitos outros casos apareçam.Ė tempo de intercessão e de arrependimento. Nosso Senhor Jesus Cristo tenha misericórdia de nós.