Zadoque e o Rio do profeta do Rio

 

Wilma Rejane

Zadoque era sacerdote, descendente de Arão, tendo transportado algumas vezes a arca da aliança. Zadoque da antiga aliança, seu nome significa: justo, fiel, honesto.  Foi Zadoque que junto com Natã,  ungiu Salomão como rei em Giom (1 Reis 1:39, 44-45). Ao ler o livro do profeta do rio-  me refiro dessa forma a Ezequiel que inicia sua mensagem às margens do Quebar, entre cativos e encerra suas profecias molhando-se nas torrentes de águas purificadoras - encontro refrigério e lições preciosas sobre legado. 

Iniciei a releitura de Ezequiel, a fim me aproximar de Deus bebendo das mesmas águas purificadoras que inundam as profecias de Ezequiel. Os momentos proporcionados pela leitura da Bíblia e da oração a Deus são incomparáveis! Não há nada nesse mundo terreno que, para mim, se compare a alegria de ouvir Deus, falar com Deus, sentir Sua presença. 

E entre um rio e outro no livro do profeta Ezequiel, encontro Zadoque. Ezequiel nos apresenta Zadoque no capítulo 48, ao descrever os limites das sete tribos de Israel. Lá está Zadoque, um nome entre tantos outros, mas com uma referência distinta, particular. É curioso, pois, do inicio do capítulo 48 até o versículo 10, Ezequiel descreve os limites das tribos, tamanho e localização, contudo, ao chegar no versículo 11, Ezequiel passa a descrever um homem  cujos limites de fé e obediência marcam um legado não apenas para sua época, mas para todos os tempos!

 “ Será para os sacerdotes uma porção desta santa oferta, medindo para o norte vinte e cinco mil canas de comprimento, para o ocidente dez mil de largura, para o oriente dez mil de largura, e para o sul vinte e cinco mil de comprimento; e o santuário do Senhor estará no meio dela. Sim, será para os sacerdotes consagrados dentre os filhos de Zadoque, que guardaram a minha ordenança, e não se desviaram quando os filhos de Israel se extraviaram, como se extraviaram os outros levitas.”Ezequiel 48: 10,11.


Fechei a Bíblia, mas a lição de Zadoque guardei no coração. Zadoque, justo, fiel e honesto. Seria dessa forma que se escreveria nossa história para os descendentes? Em algum lugar onde formos mencionados, haverá essa pausa – tal qual a feita por Ezequiel – para enfatizar nossa filiação com Deus, nossa obediência em um mundo de provações? O legado de Zadoque foi citado por Ezequiel porquê alegrou a Deus. Sim, Deus estava atento ao comportamento de Zadoque assim como está atento ao nosso comportamento.

É possível que nos ocorra pensar no domínio do mal, na prosperidade dos ímpios, na dificuldade de viver princípios cristãos em uma sociedade corrompida, contudo, o legado de Zadoque está escrito nos umbrais da eternidade, para todas as gerações, como um referencial de fé e esperança sobre não desistir de buscar a Deus e perseverar em obedecer. 

O profeta do rio diz que "os levitas se extraviaram" e eles eram eleitos para serem referência. O ministério dos levitas foi projetado na prática da justiça, do culto, da conduta. Os levitas haviam sido separados como referência de santidade e requisitos morais de vida cotidiana, porém, Ezequiel nos diz que eles falharam.   Zadoque e seus filhos não seguiram o padrão mundano, eles adotaram o Deus de Israel como referência e persistiram em segui-Lo. Imagino que enfrentaram dificuldades, mas não desistiram.

Que felicidade encontrar Zadoque no livro do profeta do rio! Zadoque nos fala dos ilimitados poderes da fé, de como Deus age através de nossas orações e de como somos vistos em um mundo onde a visibilidade dos santos é invisível aos olhos humanos. 

Não desistamos de sermos fiéis, de confiarmos na providência de Deus. Que Deus seja nossa referência eterna, e por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, possamos obedecer mesmo quando as referências e autoridades constituídas falharem nessa terra, quer seja no âmbito da igreja ou da vida social em geral.

Não é fácil manter a fé e a esperança, pois a cada dia que se passa o mundo tem ficado mais cruel e corrompido, somos afetados direta e indiretamente pelo que acontece nos limites de nossa geração. Contudo, olhemos para Deus.   

Que o amor de Deus seja nosso combustível diário, Aquilo que nos faz incomodados com o pecado, tementes e dependentes, perseverantes. E assim, mediante a graça Divina,  o legado de Zadoque não estará tão distante de nós.

Oração: Eterno Pai, em nome de Jesus Cristo que nos resgatou da morte e do pecado, pedimos perdão por tudo que não te agrada. Te louvamos por Seu poder e misericórdia, por Seu grande amor que nos concede a graça para nos movermos e obedecermos. Te rogamos por um coração puro e santo, temente aos Senhor e abnegado em rejeitar o pecado. Nos ajuda a sermos como Zadoque, a deixarmos um legado que influencie para o bem, para a salvação. Amado Deus, obrigada porquê estás atento ao teu povo, às súplicas e necessidades, as ações de todos os homens sobre a face da terra. Nos capacita, nos salva, nos perdoa e nos enche de sabedoria para fazer a Tua vontade, em nome de Jesus Cristo, amém.

Em Cristo, O Rio do profeta do Rio.
João 4:13-14.

****
Imagem que ilustra o artigo é gratuita em Pixabay

Nenhum comentário: