Deus não esqueceu de você



 "Deus não esqueceu de você"

Ao ouvir essas palavras, fui inundada de emoção, eu não tinha percebido o quanto precisava ouvir isso. Enquanto as lágrimas escorriam pelo meu rosto,  entendi o quão solitária e esquecida estava me sentindo. Eu estava no momento mais sombrio da minha vida. Meu marido havia deixado nossa família, meu corpo estava se deteriorando e eu era mãe de duas filhas adolescentes raivosas que não queriam nada com “meu” Deus, me senti despercebida.

“A certeza de que Deus está conosco é o dom mais precioso que temos no sofrimento.”

Mas, de alguma forma, saber que Deus não havia me esquecido me estimulou a confiar Nele com esperança renovada. Essas palavras simples transformaram minha mente e me ajudaram a focar nas verdades que eu precisava lembrar. Que o Senhor estava comigo e me sustentaria durante as provações. Que Deus estava usando meu sofrimento para realizar algo muito maior do que eu podia ver ou entender e que minha dor não duraria mais do que o absolutamente necessário.

Essas verdades me fundamentaram. E essas três garantias ainda são o que me fundamenta hoje.

1. Deus estará comigo.

A certeza de que Deus está conosco é o dom mais precioso que temos no sofrimento.

É claro que, como cristãos, sabemos que Deus está sempre conosco e que não há para onde fugir de sua presença ( Salmos 139:7–8 ), mas sentir a presença e o conforto de Deus é diferente. Deu-me alegria quando estava desanimada ( Salmos 16:11 ), revigorou-me quando estava cansada ( Atos 3:20 ) e tirou meu medo quando estava em águas profundas ( Isaías 43:2 ). A presença de Deus tem sido mais evidente para mim no sofrimento do que em qualquer outro momento, tornando-o um tesouro inestimável das trevas ( Isaías 45:3 ).

No Salmo 23 , Davi começa falando sobre Deus e seu terno cuidado, dizendo: “O Senhor é o meu pastor; nada me faltará” ( Salmos 23:1 ). Mas quando ele se muda para um lugar de perigo e sofrimento, deixa de falar sobre Deus para falar diretamente com Ele. Ele diz: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo” ( Salmos 23:4 ). Há uma proximidade com Deus que Davi imediatamente sente quando está em tribulação.

A presença incomparável de Deus em nossa dor ressalta que um dia com Ele em provação é melhor do que mil dias sem dor em outro lugar.

2. Deus tem um bom propósito para o meu sofrimento.

Se meu sofrimento não tivesse sentido, eu não teria resistido. Eu teria me sentido esmagada, amarga, roubada, cheia de remorso e dúvida, imaginando se minha má decisão, ou a de outra pessoa, havia me impedido de ter a vida de sucesso que eu tanto desejava. A vida teria parecido injusta e até cruel.

Mas, felizmente, sei que o oposto é verdadeiro - meu sofrimento foi confiado a mim por Deus e Ele está usando cada gota dele para cumprir seus bons propósitos para mim. É cheio de significado e não será desperdiçado, mesmo que tudo que eu possa ver no momento seja minha perda. Pela fé, acredito que Deus tem uma razão e um propósito para a minha dor - talvez milhares de razões - e todas elas são para o meu bem, independentemente do que pareça na superfície ( Romanos 8:28 ; Gênesis 50:20 ). Embora eu não veja ou entenda nenhum deles, sei que o Senhor nunca me faria sofrer desnecessariamente. Agora eu vejo em um espelho vagamente. Eu entendo em parte. Mas um dia verei face a face e entenderei plenamente ( 1 Coríntios 13:12 ).

Os homens e mulheres da Bíblia também não conseguiam ver como Deus estava usando suas vidas e suas lutas. Eles viveram o dia a dia, como nós, decepcionados, esperando e se perguntando por que suas vidas eram tão difíceis. No entanto, Deus usou a dor deles para algo mais glorioso do que eles poderiam imaginar.

“Um dia com Deus em julgamento é melhor do que mil dias cheios de prazer em outro lugar.”

E assim é conosco. Devemos confiar que Deus está usando nosso sofrimento para algo maior do que podemos ver agora. Nosso sofrimento está realizando algo eterno, preparando para nós um peso de glória que está além de toda comparação ( 2 Coríntios 4:17 ). Assim como aconteceu com José, nossas provações podem salvar muitas vidas ( Gênesis 50:20 ), que podemos ver plenamente apenas no céu. Mas podemos ter certeza de que, como diz Joni Eareckson Tada: “Agradeceremos a Deus infinitamente no céu pelas provações que Ele nos enviou aqui”.


3. Minha dor vai acabar um dia.

Não importa a dor que estejamos passando, se estivermos em Cristo, temos a certeza de que não durará para sempre. Nosso sofrimento é “momentâneo” e “por pouco tempo” conforme o consideramos e experimentamos à luz da eternidade. Deus fará novas todas as coisas; temos uma alegria infinita e indolor nos esperando no céu.

Todos nós queremos libertação nesta vida, e muitos de nós a veremos. Nada está além da capacidade de Deus para redimir. Ele dá vida aos mortos e chama à existência coisas que não existem ( Romanos 4:17 ). Ele sabe exatamente quanto tempo nossa dor vai durar e nos dará tudo de que precisamos enquanto esperamos. Nada é difícil demais para Ele ( Jeremias 32:17). Só podemos viver um capítulo de nossas vidas por vez, e nenhum de nós sabe exatamente o que o próximo capítulo trará. O amanhã pode trazer a redenção além de nossos sonhos mais loucos, como Noemi, José e Jó experimentaram. Ou talvez apenas uma pausa necessária de nossa dor e sofrimento. Em breve poderemos olhar para as provações de hoje e nos maravilharmos com a mão fiel de Deus nelas.

Mas nem todos nós poderemos falar de dor no passado. Alguns de nós não experimentará indulto nesta vida. Nós morreremos de doenças debilitantes, de perdas agudas, vividas em meio a sonhos desfeitos. Luta contra doenças físicas e mentais debilitantes. Podemos nunca ver o cumprimento de tudo o que tínhamos certeza de que Deus faria. Como os santos das Escrituras, que não viram as promessas de Deus cumpridas durante sua vida, teremos que confiar que Deus tem algo melhor reservado para nós ( Hebreus 11:13–16 ). Uma herança gloriosa. Riquezas incalculáveis. Coroas de glória. Prazeres para sempre. Se formos Dele, nossa dor certamente e completamente terminará .

Deus não se esqueceu de você

Deus tem toda a eternidade para derramar Sua bondade sobre nós ( Efésios 2:7 ). Como Ele prometeu: “Olho nenhum viu, nem ouvido ouviu, nem coração do homem imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam” ( 1 Coríntios 2:9 ). E estou convencido de que quanto menos prazer e recompensa terrestre tivermos recebido, maior será nosso prazer e recompensa no céu.

Se você está lutando hoje, lembre-se de que Deus não esqueceu de você. Ele gravou você nas palmas de Suas mãos ( Isaías 49:15–16 ). Ele nunca falhará com você ou o abandonará. Ele caminhará com você por todos os vales escuros. O Deus que contou cada fio de cabelo da sua cabeça e conhece cada pardal que cai no chão está ciente de cada detalhe da sua situação. Ele está usando seu sofrimento e dor de maneiras que você não acreditaria se alguém lhe contasse.

E depois que você tiver sofrido um pouco, o Deus de toda a graça, que o chamou para sua glória eterna em Cristo, ele mesmo o restaurará, confirmará, fortalecerá e estabelecerá. ( 1 Pedro 5:10 )

Deus o abençoe, em nome de Jesus

Artigo de Vaneetha Rendall Risner / Tradução: Wilma Rejane/ Imagem Pixabay