Os vasos da grande casa

 


"Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra. De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra." 2 Timóteo 2:20,21

Manter a prata limpa não é tarefa fácil. Minha mãe era negociante de prata, hoje eu e minha esposa trabalhamos com prata e entendemos um pouco do assunto. Em certa ocasião, minha mãe nos presenteou com talheres de prata, ela passou horas lustrando cada peça até poder ver seu reflexo, em seguida colocou os talheres em sacos plásticos onde o ar não pudesse tocá-los. Sabemos que ao tirar dos sacos plásticos, os talheres novamente precisarão ser limpos pelo contato com o ar.

Também possuímos jogos de chá de prata que exibimos em bufês antigos. Quando engraxados, eles eram uma adição atraente ao nosso mobiliário antigo. Mas depois de um curto período de tempo, manchas se espalharam sobre cada peça. Tínhamos que poli-los e guardá-los ou deixá-los de fora e engraxá-los a cada poucos meses. Deixá-los de fora e manchados não era uma escolha. Isso arruina a aparência de nossa decoração.


Ser usado por Deus requer pureza. Expor a prata ao ar significa que ela vai poluir e exigir limpeza. Viver no mundo nos expõe ao pecado, quer queiramos ou não. Mesmo monges e monjas que se afastam da vida normal ainda enfrentam a atração interior do pecado. Limpar a prata pode ser um desafio, assim como nos manter puros.

Manter-nos puros torna-se mais fácil quando percebemos que temos um potencial interior chamado de o Espírito Santo de Deus. A santidade não é algo que possamos realizar sozinhos, mas é possível quando permitimos que Deus a realize em nós.

Assim como a prata exposta ao ar requer limpeza regular, manter a santidade também. Se negligenciarmos a vida santa, a mancha do pecado assumirá o controle. Mas se dedicarmos tempo às disciplinas espirituais e colocarmos a obediência aos mandamentos de Deus no topo da lista de prioridades, nosso vaso interior permanecerá puro.

Façamos o que for preciso para mantermos nosso vaso interior limpo.

Deus o abençoe, em nome de Jesus.

****

Autor: Martim Wiles  / Tradução: Wilma Rejane /  Imagem: Pixabay

Um comentário:

Juliana disse...

Que palavra linda.. realmente a santidade aparente é hipocrisia mas com a ajuda do Espírito Santo é possível viver cada dia melhor para Deus.
Obrigada pela vida desse blog