10 Extraordinárias mulheres da Bíblia

 

Istock Fhoto

Vamos fazer uma pausa para dar uma olhada em 10 mães extraordinárias da Bíblia. Essas mulheres obedeceram ao chamado de Deus, serviram com sacrifício e construíram uma vida de fé para sua família. Podemos aprender muito com os exemplos dessas mães bíblicas. 

1. Sarah: a mãe que esperou

Em Gênesis 11:30 , aprendemos: “ Sarai não tinha filhos porque não podia conceber .” Isso teria entristecido tanto Sara quanto Abraão, e em Gênesis 15, quando a palavra do SENHOR veio a Abrão, ele respondeu:  dá-me SENHOR, um filho, visto que não me deste um herdeiro! Deus diz a ele para olhar para as estrelas no céu, pois esse seria o número de sua descendência. Abraão tinha 75 anos quando Deus prometeu um filho para Sara e Abraão, eles esperaram por 25 anos até a realização da promessa.

Sara provavelmente não ganharia um prêmio por esperar e ela até riu da ideia de que Deus poderia fazer o que prometeu, mas felizmente a promessa de Deus não dependia do nível de fé de Sara. Deus cumpriu Sua promessa de acordo com Seu plano e Sara respondeu em Gênesis 21 ,

“ 'Deus me fez rir, e todos os que ouvirem isso rirão comigo.' E acrescentou: 'Quem teria dito a Abraão que Sara amamentaria filhos? No entanto, eu lhe dei um filho em sua velhice. '”  

Você pode imaginar esperar tanto tempo por uma bênção? Sara tentou acreditar na promessa, mas teve dúvidas até que finalmente se concretizou. Então ela riu de alegria com o que o Senhor havia feito. Isaque continuaria o legado de seu pai Abraão.

2. Hagar: a mãe que suportou

Hagar era uma escrava egípcia e serva de Sara, esposa de Abraão; ela não tinha muito a dizer sobre nada e especialmente sobre se tornar a esposa de Abraão. Embora seu status tenha mudado, ela ainda era secundária em relação a Sarah.

Assim que Agar engravidou do filho de Abraão, surgiu um desentendimento entre ela e Sara. Depois de receber maus-tratos de Sara, Hagar fugiu para sua terra natal. Mas ela encontrou o anjo do Senhor, que lhe disse para voltar. Ele também prometeu a ela numerosos descendentes por meio de seu filho, a quem ela chamaria de Ismael.

Mais tarde, Hagar e seu filho Ismael foram mandados para o deserto, onde ela acreditava que ambos morreriam. Mas Deus é fiel e mostrou-lhe um poço. Gênesis 21 nos diz: “ Deus estava com o menino enquanto ele crescia. Ele viveu no deserto e se tornou um arqueiro ."

Hagar obedeceu e Ele abençoou a ela e a seu filho exatamente como prometeu que faria.

3. Rebeca: a mãe que acreditou

Rebeca foi uma mulher de muita fé, obedecendo a Deus quando o servo de Isaque lhe contou sobre o homem que queria se casar com ela. Gênesis 25 nos diz que quando Rebeca ficou grávida ela podia sentir os bebês se empurrando dentro dela. Quando ela perguntou ao Senhor por que isso estava acontecendo, Ele respondeu: “ Duas nações estão em seu ventre, e dois povos de dentro de você serão separados; um povo será mais forte que o outro, e o mais velho servirá ao mais novo ”. Naquela época, o mais velho nunca teria servido ao mais novo, e o primogênito herdaria o melhor de tudo.

Quando Isaque estava velho, ele disse a Esaú para caçar e preparar comida para que ele pudesse receber sua bênção. Mas Rebeca ouviu isso e disse a Jacó para trazer sua comida para que ela pudesse prepará-la para Isaque primeiro. Jacó não tinha certeza sobre como enganar seu pai, mas Rebeca respondeu em Gênesis 27 : “ Meu filho deixe a maldição cair sobre mim. Apenas faça o que eu digo" . Acho que é seguro dizer que ela se lembrou e levou muito a sério o que Deus havia falado para ela durante a gravidez.

Rebeca arriscou porque acreditava que o que Ele disse era verdade. Deve-se notar que Deus não chamou Rebeca para o engano, mas Deus é soberano apesar das boas ou más escolhas que possamos fazer. E Seu plano se desenrolou exatamente como Ele havia dito a ela. Mais tarde, seu filho Jacó lutaria com Deus e receberia um novo nome, Israel.

4. Lia e Raquel: as mães que tiveram que compartilhar

Quando Jacó foi morar com seu tio Labão, ele conheceu uma de suas filhas, Raquel, e a amou. Ele a queria como esposa e estava disposto a trabalhar sete anos para se casar com ela. Mas Labão enganou Jacó dando-lhe sua filha mais velha, Lia, em casamento . Jacob trabalhou mais sete anos por Raquel e a amou ainda mais. Léia, sabendo que não era amada, deu muitos filhos a Jacó para agradá-lo, enquanto Raquel permaneceu estéril.

Ambas as mulheres acabaram dando suas servas a Jacó, que por sua vez lhe deu mais filhos. Gênesis 30 nos diz: “ Então Deus se lembrou de Raquel; ele a ouviu e permitiu que ela concebesse . Raquel deu à luz dois filhos a Jacó, José e Benjamim, antes de morrer no parto de Benjamim."

Irmãos gostam de competir, mas você pode imaginar ter que dividir um marido com sua irmã, sentindo que sempre teve que superar o outro. Mas Deus abençoou Lia e Raquel com filhos, continuando sua promessa de aliança com Abraão. Os filhos de Lia e Raquel formariam as 12 tribos de Israel.

5. Joquebede: a mãe com um plano

Um novo faraó no Egito chegou ao poder e não tinha obrigação de honrar os feitos de José no Egito e manter o acordo especial com os israelitas. Ele estava preocupado com os hebreus superando em número e ultrapassando os egípcios, então ele os fez escravos. Ele também ordenou às parteiras hebreias que matassem os meninos hebreus quando eles nascessem, mas elas não deram ouvidos. Então Faraó deu outro decreto em Êxodo 1 , “ Todo menino hebreu que nascer, você deve jogá-lo no Nilo, mas deixe toda menina viver ”.

Uma mulher levita, Joquebede, deu à luz um filho e o escondeu por 3 meses. Êxodo 2 nos diz que quando ela não podia mais escondê-lo, ela cobriu uma cesta de papiro com alcatrão e piche, colocou o bebê nela e então o colocou nos juncos ao longo da margem do Nilo. A filha de Joquebede, Miriam, observou para ver o que aconteceria quando a filha de Faraó descesse para tomar banho. Quando a filha de Faraó viu o cesto, seu servo o pegou para ela e dentro dela encontrou o bebê chorando e sabendo que ele era uma criança hebreia ela sentiu pena dele.

Miriam então falou e perguntou se ela gostaria que ela chamasse uma hebreia para amamentar o bebê; ela concordou e Joquebede voltou com sua filha para amamentar seu próprio bebê. A filha do faraó pagou a Joquebede para amamentar e criar o bebê até que ele tivesse idade suficiente para vir morar com ela. Ela então o adotou como filho e o chamou de Moisés.

Joquebede estava determinada a encontrar uma maneira de salvar seu filho e Deus abençoou seu plano. Não só seu filho foi salvo da morte, como ela foi capaz de amamentá-lo e criá-lo até que ele tivesse idade suficiente para ir morar com a filha do Faraó. Seu filho, Moisés, passou a libertar o povo hebreu do Egito, conduzindo-os no deserto em direção à Terra Prometida de acordo com o plano de Deus.

6. A mãe de Sansão: a mãe que seguia as regras

Ela não é mencionada pelo nome no Livro dos Juízes, embora alguns digam que ela é a Hazelelponi mencionada em 1 Crônicas 4 . Não podemos ter certeza, então podemos deduzir que o que ela fez é mais importante do que seu nome. Ela era casada com um homem chamado Manoá, mas não conseguia conceber. Juízes 13 nos diz,

O anjo do Senhor apareceu a ela e disse: 'Você é estéril e não tem filhos, mas ficará grávida e dará à luz um filho. Agora, cuidem para não beberem vinho ou outra bebida fermentada e não comerem nada impuro. Você ficará grávida e terá um filho cuja cabeça nunca será tocada por uma navalha porque o menino será um nazireu dedicado a Deus desde o ventre. Ele assumirá a liderança na libertação de Israel das mãos dos filisteus .'”

A mãe de Sansão sabia que havia algo especial sobre o anjo do SENHOR, e quando seu marido teve medo de morrer por ter visto a face de Deus, ela se tornou a voz da razão dizendo que Ele não teria nos contado essas coisas se Ele fosse mate-nos.

Ela deu à luz e deu ao bebê o nome de Sansão, e o Senhor o abençoou. Embora algumas de suas ações fossem questionáveis, o SENHOR o usou poderosamente em Seu plano para derrotar os filisteus.


7. Noemi: a sogra que compartilhou sua fé

Noemi e sua família fugiram para o país de Moabe por causa da fome em sua terra. Seu marido morreu, e seus dois filhos se casaram com mulheres moabitas, Orfa e Rute. Depois de 10 anos, os dois filhos de Noemi faleceram, e Noemi ouviu que o Senhor havia abençoado a terra de seu povo com comida novamente. Ela disse às noras que elas poderiam voltar para casa para encontrar novos maridos. Embora ambos tenham chorado com a partida dela, um se recusou a deixar o lado de Noemi. Orfa voltou para seu povo e seus deuses, mas Rute disse:

Não me instem a deixá-lo ou a me afastar de você. Onde você for eu irei, e onde você ficar eu ficarei. O teu povo será o meu povo e o teu Deus o meu Deus. Onde você morrer eu morrerei, e lá serei enterrado. Que o SENHOR me trate, ainda que severamente, mesmo que a morte separe você e eu .”

Rute já estava aprendendo com a fé de Noemi, mesmo durante um período de amargura. Noemi continuou cuidando de Rute e instruindo-a sabiamente em seus tratos com Boaz, que se tornou seu parente redentor. O SENHOR abençoou Noemi, e ela teve um filho quando Boaz se casou com Rute. Rute e Boaz tiveram um filho, e as mulheres da terra disseram a Noemi:

Louvado seja o Senhor, que neste dia não te deixou sem um guardião e redentor. Que ele se torne famoso em Israel! Ele renovará sua vida e o sustentará na velhice. Pois sua nora, que te ama e que é melhor para você do que sete filhos, o deu à luz .

A criança se chamava Obede, pai de Jessé, pai de Davi que seria rei. - Rute 4:17 .

8. Ana: a mãe que cumpriu sua promessa

Ana era casada com um homem que a amava muito, mas ele também tinha outra esposa. Esta esposa foi capaz de gerar filhos, mas em 1 Samuel 1:5-6 aprendemos que o SENHOR havia fechado o ventre de Ana. A esposa rival provocava Ana continuamente, mas Ana ia à casa do Senhor para orar. Seu marido tentou consolá-la dizendo: “ Eu não significo mais para você do que 10 filhos? ” em 1 Sam. 1:8 . Ana orou ao Senhor e chorou amargamente; ela fez um voto dizendo:

SENHOR Todo-Poderoso, se apenas olhares para a miséria da tua serva e te lembrares de mim, e não te esqueceres da tua serva, mas lhe deres um filho, então eu o darei ao Senhor por todos os dias da sua vida, e nenhuma navalha será jamais usado na cabeça .

Na verdade, ela estava orando tanto que seus lábios se moviam, mas nenhum som saiu, de modo que o sacerdote Eli pensou que ela estava bêbada. O SENHOR abençoou Ana, e ela deu à luz um filho e o chamou de Samuel, “ dizendo: 'Porque eu o pedi ao SENHOR .'” - 1 Sam. 1:20

Ela fez como havia prometido e, quando o menino já tinha idade suficiente, ela o levou à casa do Senhor e o apresentou a Eli. Ana então orou,

O meu coração se alegra no SENHOR; no Senhor o meu chifre está exaltado. A minha boca se vangloria dos meus inimigos, porque me alegro com a tua libertação .” E sua linda oração continua em 1 Samuel 2:1-10 .

Samuel viveu uma vida dedicada ao Senhor e iria liderar o povo de Israel, ungindo o primeiro e o segundo reis de Israel — Saul e Davi.

9. Isabel: a mãe que acreditava em milagres

Isabel era casada com um sacerdote chamado Zacarias, e Lucas 1 nos diz que tanto Isabel quanto Zacarias eram justos diante de Deus, observando todos os Seus mandamentos. Mas Isabel não tinha filhos e ambos eram idosos. Semelhante às pessoas nos dias de Jó, as pessoas pensariam que o pecado impediu Isabel de ter um filho. Isso teria sido muito difícil de enfrentar, especialmente sendo a esposa de um padre.

Quando Zacarias estava servindo no templo, um anjo do Senhor, Gabriel, aproximou-se dele e disse:

Não tenha medo, Zacarias; sua oração foi ouvida. Sua esposa Isabel dará à luz um filho, e você o chamará de João. Ele será uma alegria e um deleite para você, e muitos se alegrarão por causa de seu nascimento, pois ele será grande aos olhos do Senhor ”. – Lucas 1:13-14

Zacarias ainda questionava como isso seria possível e porque duvidava que tivesse ficado mudo durante a gravidez de Isabel. Isabel ficou muito feliz com esta bênção da vida e disse: " O Senhor fez isso por mim ... Nestes dias ele mostrou seu favor e tirou minha desgraça entre o povo ". - Lucas 1:25

Quando Maria, a mãe de Jesus, veio visitar sua prima Isabel, o bebê saltou no ventre de Isabel e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Ela ficou muito feliz com a gravidez de Maria e com a bênção do Senhor. E quando chegou a hora de Isabel dar à luz, ela chamou seu filho de João. Quando os vizinhos foram confirmar isso com Zacarias, ele escreveu o mesmo nome e sua boca se abriu; todos se perguntavam o que a criança seria desde que seu nascimento foi milagroso.

João iria batizar as pessoas de seus pecados com água. Ele prepararia o caminho para o Messias.

10. Maria: a Mãe Bendita entre as Mulheres

Maria, uma virgem prometida a um homem chamado José, também foi visitada pelo anjo Gabriel. Ele disse a ela em Lucas 1:31 ,

 “ Não tenhas medo, Maria; você encontrou graça diante de Deus. Você conceberá e dará à luz um filho, e você deve chamá-lo de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi, e ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó; seu reino nunca terá fim .”

Maria se perguntou como isso seria possível, e o anjo lhe disse: “ Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Assim, o santo que há de nascer será chamado Filho de Deus ”. Maria abraçou estas palavras com fé. Quando visitou sua prima Isabel, Isabel proclamou: “ Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o filho que darás à luz! ” Maria acreditava que Deus cumpriria Sua promessa.

Um anjo do Senhor também visitou José, que o tranquilizou com a gravidez de Maria. Como lemos em Mateus 1 , José tomou Maria para ser sua esposa, mas eles não consumaram o casamento até que ela deu à luz. Maria e José viajaram para Belém para um censo, onde ela deu à luz no mais humilde dos ambientes.

Maria entesourou muitas coisas em seu coração ao criar Jesus, mas ela também teve que suportar o maior sacrifício de todos os tempos - seu filho era o Filho de Deus e Ele veio para se entregar como sacrifício, o único sacrifício. que poderia ser feito para a humanidade. Ela teve que vê-Lo sofrer, ser torturado e escarnecido, e morrer uma morte cruel na cruz por crucificação.

João 19 nos diz,

Perto da cruz de Jesus estavam sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena. Quando Jesus viu ali sua mãe, e perto dela o discípulo a quem ele amava, disse-lhe: 'Mulher, aqui está o teu filho', e ao discípulo: 'Eis aqui a tua mãe'. Desde então, este discípulo a acolheu em sua casa ”.

Mesmo enquanto Ele estava morrendo, Jesus cuidou de Sua mãe e deu a ela um novo filho para amá-la. Maria foi abençoada entre as mulheres, pois foi escolhida por Deus para gerar Seu Filho e criá-lo. Embora houvesse morte, ainda havia alegria para Maria, pois seu filho não permanecia morto. Ele ressuscitou da sepultura, assegurando a eternidade para ela e para todos os que cressem.

Deus abençoe a todas as mães e filhas, em nome de Jesus!

Artigo de Autoria de Liz Auld, traduzido por Wilma Rejane.

Nenhum comentário: