A esperança na Babilônia



 Wilma Rejane


Porque tudo o que foi escrito antigamente foi escrito para nossa instrução, para que, pela perseverança e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança.” Romanos 15:4

O mundo está cada dia mais rude e as pessoas distantes e apáticas, apesar de tudo, há corações que aquecem, derretem as geleiras da indiferença e prosseguem com fé e esperança, por Cristo, com Cristo. É estranho perceber o mundo sendo transformado em campos de guerras, conflitos agravados aos extremos e diálogos que soam como pólvoras. Ter esperanças em um mundo melhor, contudo, não é utopia, é seguir uma perspectiva Bíblica, sobre a paz nas nações profetizou Isaías:´"...Uma nação não mais levantará sua espada contra outra nação, nem será necessário que se preparem para batalhas." Isaías 2:4  

Esperança não é apenas uma palavra bonita, consoladora, amenizadora dos caos. Esperança é parte necessária e essencial da vida cristã, pois, pela esperança da Salvação eterna viveram os profetas bíblicos, os apóstolos, os discípulos,  e viverá a igreja em todas as eras, uma vez que  Jesus Cristo é esperança vital que nos sustenta. Um dos significados para palavra esperança é Elpis e ocorre em I Tessalonicenses 1:3: "Lembrando-nos sem cessar da obra da vossa fé, do trabalho do amor, e da paciência da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai". No idioma grego, se refere a “permanecer confiante em uma promessa” (Strong 1680). Esperança na graça de Deus para vencer o mundo terreno firmado na promessa de eternidade com Cristo.  

Profeta Daniel tem me inspirado profundamente quando penso na transformação do mundo e proximidade do fim dos tempos. Daniel foi levado cativo para a Babilônia quando tinha apenas dezesseis anos, era um jovem judeu, cheio de vigor, sabedoria e planos, teve que recomeçar sua vida como estrangeiro, cativo, vivendo no palácio sob as ordens de um rei idolatra e rude. Rebatizado de Beltessazar que significa "Bel protege a vida do rei", Daniel estava pressionado a esquecer seu próprio nome e identidade, porém, venceu todas as dificuldades e perseguições se tornando mais forte, sábio e próximo de Deus. Daniel era um homem cheio de esperanças!


O mundo oferta cargas diárias de opressão e muitos de nós absorve-as, vivendo de forma ansiosa. São tantos tipos de cativeiros que existem que seria impossível especificar um a um. Por isso, a mensagem de Daniel é tão presente, aleluia! Em meio aos piores momentos de nossas vidas será possível descansar o coração e a mente pela certeza da presença de Deus conosco. Deus estava com Daniel quando ele esteve cativo na Babilônia, distante de sua pátria e família. Por amor a Daniel, Deus fechou a boca de leões, ouviu suas orações e o protegeu em todo o tempo. 

Deus deixou que a história de Daniel fosse escrita e conhecida para devolver ânimos e esperança aos que atravessam vales escuros. Daniel conservou a fé na fidelidade Divina, mesmo quando os martelos da sentença de morte ecoavam em seus ouvidos. Daniel foi fiel a Deus em uma Babilônia corrompida, foi próspero, íntegro, bem aventurado. Daniel não perdeu a identidade de filho de Deus quando a Babilônia lhe pressionava todos os dias para esse fim. 

Verdade é que somos todos estrangeiros nessa Babilônia mundial, pressionados a esquecermos nossa identidade de filhos de Deus, onde o mal nos ronda, rugindo como leão querendo nos devorar (I Pedro 5:8-9), mas assim como Daniel venceu na Babilônia, podemos vencer firmados na esperança de que as promessas de Deus se cumprirão na vida de seus filhos. 

Deus o abençoe, em nome de Jesus! Que o mesmo Deus dos profetas, dos apóstolos, da graça e misericórdia esteja com você hoje e sempre para o encher de esperanças na restauração da paz, na eterna bondade que resguarda os corações em tranquilidade e fé em um mundo tão cheio de males. Amém!

*******

Jesus Cristo é a Verdade, o Caminho e a Vida, o Único Nome pelo qual os homens devem ser salvos, busque-O enquanto se pode achar e Ele te responderá (Atos 4:11-12)

Imagem cortesia Pixabay

Nenhum comentário: