Os 153 peixes grandes do Evangelho de João

 


Então Simão Pedro subiu a bordo e puxou a rede para terra, cheia de peixes grandes, cento e cinquenta e três; e ao todo eram tantos, mas a rede não se rompeu. (João 21:11)

O número 153 possui algumas propriedades aritméticas únicas. É um número triangular: é a soma dos números inteiros de 1 a 17. Quase todos os comentários bíblicos modernos sobre o simbolismo do 153 mencionam este fato. (É também um dos números de Armstrong. Ou seja, a soma dos cubos de 1, 5 e 3 é 153. Mas será que um leitor do Evangelho do primeiro ou do segundo século notaria este fato? Eu duvido. O significado disso deveria estar relacionado ao conhecimento bíblico da maioria dos leitores do Evangelho, um leitor que teria começado desde o início do Quarto Evangelho e prontamente compreendido seu primeiro capítulo que reformulou o texto de Gênesis, o primeiro livro do Antigo Testamento. Tal leitor estaria familiarizado com o Antigo Testamento. Portanto, é aqui que devemos buscar o significado simbólico do número 153.

O número 153 ocorre apenas uma vez no Antigo Testamento. Na verdade, é o número 153.000, que foi o número dos construtores do primeiro templo quando Salomão era rei. O número não é preciso, uma leitura dá 153.600, outra o valor 153.200, etc. Mas está sempre em torno de 153.000 ( II Crônicas 2:17).


Mas como explicarmos 1.000 em 153.000? Isto é o que o evangelista quer dizer com “peixes grandes”. O truque simbólico é usar “grande” para significar “1000” como multiplicador. E isso na verdade é um truque duplo: 1000 é bem conhecido no Antigo Testamento por representar um grande valor simbólico que não pode ser contado. Portanto, os 153 peixes grandes não apenas se referem aos 153.000 construtores do primeiro templo, mas também significam “um número muito grande e desconhecido”. Isto também é coerente com a primeira observação de um dos apóstolos ao olhar para dentro da rede: havia uma multidão de peixes.

Mas por que o primeiro templo de Salomão? O leitor judeu (do primeiro ou segundo século) certamente estava interessado em saber se outro templo deveria ser construído, o segundo templo foi destruído (70 DC) quando o capítulo 21 foi escrito (que geralmente é datado por volta de 125 DC). Uma tentativa de reconstrução do templo ocorreu várias vezes após a sua destruição em 70 DC. Por exemplo, tal tentativa ocorreu em 132 DC. É muito provável que a comunidade em torno do Quarto Evangelho tenha levantado a questão da reconstrução de um templo, o  último capítulo do Evangelho de João responderia a esta pergunta:



O templo já não é um edifício de concreto, mas a comunidade de crentes que Pedro iria reunir. Os peixes representam a Igreja e é tão incrível que seja representada pelo número 153, um número enigmático que também é chamado de "número narcisista", pois ao ser multiplicado pelo número de casas existentes, o resultado é sempre ele mesmo. Interpreto que a igreja se multiplica, mas permanece em unidade, espelhando a essência de Cristo, Sua base. 


Deus o abençoe, em nome de Jesus!

Artigo original Aqui, com tradução e adaptação (no último parágrafo) de Wilma Rejane.

Nenhum comentário: