O mistério das novilhas vermelhas no culto em Israel

 


Wilma Rejane

Depois de um longo período de busca e espera, Israel conseguiu reunir cinco novilhas vermelhas vindas de uma fazenda no Texas, para dar inicio ao "ritual de purificação" . Devido às exigências descritas no livro de Números, capítulo 19, versos 1 à 10, duas das novilhas foram descartadas e atualmente, até Março de 2024, três  são mantidas sob os cuidados do Instituto do Templo em Jerusalém para serem queimadas e as cinzas espargidas sobre à congregação de fiéis que aguarda ansiosamente pelo ritual.

A tradição judaica diz que a novilha deve ter entre dois à quatro anos de idade para ser utilizada. Um detalhe importante é que o ritual das novilhas é pré requisito para a construção do Terceiro Templo em Israel, a ser localizado em Siló, antigo centro religioso que abrigava a sede do governo e a arca da Aliança (I Samuel). O ritual da queima da novilha só pode ser realizado no Monte das Oliveiras, para tanto, já existe um espaço reservado, adquirido pelo Instituto do Templo, após a queima da novilha, as cinzas serão acomodadas em um jarro e levadas para Siló.

Um detalhe já divulgado por muitas emissoras em todo o mundo é o de que a ida das novilhas vermelhas para Israel, gerou reação imediata da comunidade Muçulmana, culminando no ataque do Hamas à Israel em 7 de Outubro de 2023. O porta voz do grupo Hamas declarou que as novilhas vermelhas foram o estopim da guerra. Se, de fato, esse aspecto religioso foi determinante para a sucessão de tragédias que se avolumam a cada dia, não sabemos, mas o certo é que as novilhas vermelhas continuam no "radar" da comunidade muçulmana, por exemplo, Israel declarou que iria sacrificar as novilhas na Páscoa de 2024, o Hamas imediatamente reagiu dizendo que se Israel o fizer terá mais um "banho de sangue". O Instituto do Templo, por sua vez,  declarou em seus canais oficiais que está descartada a queima da novilha vermelha, no Monte das Oliveiras, na Páscoa de 2024.

Atualmente as novilhas têm pouco mais de dois anos e o ritual não pode esperar muito tempo já que a idade limite é quatro anos. Alguns especialistas, contudo, arriscam em dizer que o ritual poderá acontecer a qualquer momento, de forma secreta, sem alarde, para não inflamar mais ainda o estado de guerra. 

Assim como foi no principio, também será no fim, pois, o primeiro ritual realizado com as cinzas de uma novilha, na nação de Israel, remonta à tragédias e mortes, remonta à incredulidade.

E aconteceu que, chegando Moisés ao arraial, e vendo o bezerro e as danças, acendeu-se lhe o furor, e arremessou as tábuas das suas mãos, e quebrou-as ao pé do monte; E tomou o bezerro que tinham feito, e queimou-o no fogo, moendo-o até que se tornou em pó; e o espargiu sobre as águas, e deu-o a beber aos filhos de Israel. Êxodo 32:19,20.

É em Êxodo, quando Moisés sobe ao Sinai para receber as tábuas dos Mandamentos que há o primeiro ritual de purificação com as cinzas de uma novilha. Após o ritual, foram mortos mais de três mil homens (Êxodo 32:28). Por que foram mortos se o ritual de purificação estava disponível para eles, após terem pecado adorando o bezerro de ouro? Tais homens não se dispuseram à purificação, indicando permanecerem em rebelião. Percebamos que assim como o ritual da novilha, no passado, esteve ligado à mortes e incredulidade, da mesma forma se desenrola na atualidade.

O culto da novilha no Êxodo e posteriormente no livro de Números, tinha o sentido de purificar através do arrependimento, pois, quem se apresentava diante do sacerdote para receber as cinzas, acreditava que Deus o recebia e purificava. Inicialmente, as cinzas era a própria representação da idolatria despedaçada, esquecida, lançada ao fogo. Era a representação das impurezas da alma indo à fornalha. Posteriormente as cinzas purificavam também do contato com os mortos o que acredita-se que tenha efeito até hoje entre os entusiastas do Terceiro templo.

Jesus Cristo se sacrificou para redimir e purificar de uma vez por todas o homem! Não há, portanto, necessidade do ritual da novilha vermelha. Jesus Cristo é quem purifica o homem do pecado e da morte (I João 1:7-9/ João 3:16/ Hebreus 10:4-12). Contudo,  é mister que tudo aconteça para que as Escrituras se cumpram em relação a Israel e ao mundo. 

As novilhas vermelhas em Israel apontam para o fim dos tempos e de modo impressionante o fim se assemelha ao inicio quando os israelitas escolheram adorar um bezerro de ouro, ao invés de ouvirem Deus, YAHWEH que ama a Israel e mantêm Suas promessas para os judeus nação, bem como para os judeus espirituais, da descendência de Jesus Cristo, Senhor e Salvador.

Deus o abençoe, em nome de YESHUA que breve voltará!

  

2 comentários:

Wilma Rejane disse...


Olá,

Esse artigo é resultado de leituras e pesquisas em sites estrangeiros, foram muitas fontes, não citadas no artigo porque desenvolvi resumo autentico, sem nada copiar do que li.

Ao leitor que quiser se aprofundar ou conferir tudo que foi falado, deixo algumas sugestões de leitura:

https://israel365news.com/388190/cbs-documentary-lied-about-the-red-heifer-and-about-the-jews-in-israel/


https://www-cbsnews-com.translate.goog/news/israel-war-hamas-red-heifers-from-texas-jerusalem-jewish-temple-al-aqsa/?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=sc


https://allisrael.com/blog/what-do-five-red-heifers-have-to-do-with-the-oct-7-massacrehttps://allisrael.com/blog/what-do-five-red-heifers-have-to-do-with-the-oct-7-massacre



Wilma Rejane disse...


Link comunicado Instituto do Templo sobre novilhas vermelhas na Páscoa 2024:

https://youtu.be/TmgF5qS3tJY?si=xC7q403oPQRoD_aZ

Terceiro Templo em Siló:

https://youtu.be/zn19IAwSs6U?si=_w8r3Qm8ZMGHBx9n