As trinta moedas de prata e o Campo do Oleiro


 

Wilma Rejane


"Então Judas, o que o traíra, vendo que fora condenado, trouxe, arrependido, as trinta moedas de prata aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos, Dizendo: Pequei, traindo o sangue inocente. Eles, porém, disseram: Que nos importa? Isso é contigo. E ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar. E os príncipes dos sacerdotes, tomando as moedas de prata, disseram: Não é lícito colocá-las no cofre das ofertas, porque são preço de sangue. E, tendo deliberado em conselho, compraram com elas o campo de um oleiro, para sepultura dos estrangeiros. Por isso foi chamado aquele campo, até ao dia de hoje, Campo de Sangue. Então se realizou o que vaticinara o profeta Jeremias: Tomaram as trinta moedas de prata, preço do que foi avaliado, que certos filhos de Israel avaliaram, E deram-nas pelo campo do oleiro, segundo o que o Senhor determinou."  Mateus 27:3-10

Profecias sobre a compra do campo de Sangue

Profeta Zacarias havia previsto com precisão a negociação de Judas, 520 anos antes de acontecer:

Porque eu lhes disse: Se parece bem aos vossos olhos, dai-me o meu salário e, se não, deixai-o. E pesaram o meu salário, trinta moedas de prata. O Senhor, pois, disse-me: Arroja isso ao oleiro, esse belo preço em que fui avaliado por eles. E tomei as trinta moedas de prata, e as arrojei ao oleiro, na casa do Senhor.  Zacarias 11:12-13

Profeta Jeremias faz referência a compra do "Vale do filho de Hinom" que é o mesmo "Vale do Campo de Sangue":

Assim diz o Senhor: Vai e compra uma botija de oleiro, e leva contigo os anciãos do povo e os anciãos dos sacerdotes. E sai ao vale do filho de Hinom, que está à entrada da porta do Sol, e apregoa ali as palavras que eu te disser. Jr 19:1,2


As trinta moedas de prata e o Campo de Oleiro

O valor pago a Judas pela vida de Jesus, correspondia ao valor pago ao mestre de um escravo quando o escravo fosse chifrado por um boi (Êx 21:32). As trinta moedas de prata deveria custear as despesas com o funeral. Eis o valor com que Judas traiu Jesus, naquele contexto ele fez papel de mestre de um escravo, entregando-o para ser sacrificado. Judas estava como mestre desse mundo caído, um homem possuído pelo mal de tal forma que não suportando a opressão maligna tira a própria vida. 

Jesus era o escravo que veio para aniquilar o mestre desse mundo, o pecado e a morte. Jesus morreu como servo e ressuscitou como Mestre! Venceu a morte!

Quem, sendo por natureza  Deus, não considerou a igualdade com Deus algo para ser usado em seu próprio benefício;  antes, ele se fez nada tomando a própria natureza  de um servo, sendo feito à semelhança humana. E sendo encontrado na aparência de homem, ele se humilhou tornando-se obediente até a morte—e morte de cruz! 

Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome,  para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra,  e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai. Filipenses 2:5-11 .

Jesus foi a primícias de Deus, tudo que viveu como filho unigênito de Deus Pai é extensivo aos filhos espirituais, aos que nascem do Espírito Santo, por arrependimento (João 1:12-13). E aos filhos é dada a honra de serem servos.


O campo comprado pelos sacerdotes e anciãos, com o dinheiro de Judas tinha a mesma localização do citado por Jeremias, seu nome moderno é Hak ed-damm ou Akeldamách,  era um lugar de sacrifícios pagãos, crianças eram queimadas vivas no vale em oferenda a Maloque Jr 7:31

A terra nesse lugar é rica em barro e antigamente o lugar era preferido dos oleiros para ajuntar a matéria prima de suas peças. Atualmente, no local,  existe um enorme sepulcro e um monastério, no centro uma larga coluna e um terraço que em seu lado sul fica o vale de Hinom (conforme descrito por Jeremias). Se interessar, pode ver imagens atuais do que se chamava Campo de Oleiro Aqui.

Aprendemos que Deus é o Oleiro, nós somos o barro e essa roda do Oleiro é o tempo. Fomos feitos de barro e um dia ao barro voltaremos (Gênesis 2: 7 e Eclesiastes 12:7). O processo de curtição desse barro é como o trabalho do Espírito Santo em nossas vidas, como uma lavagem, santificação. “  Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade." João 17:17.

Ele é absolutamente Senhor da “Roda do Oleiro”, do tempo e pacientemente constrói até do que se destrói. Ou seja: Deus é longânime em perdoar. Ele não nos rejeita pelas falhas e defeitos que temos, mas trabalha em nós, até que estejamos aptos a sermos úteis em servir ao Reino de Deus , sendo instrumento Seu no reino dos homens.

O ser humano, pecador, cheio de impurezas, barro, no estado bruto, chega a "Olaria" para ser trabalhado. Somos escolhidos (At 9:15), purificados (Jo 17:17), provados (Sl 11:5) e aprovados (IITm 2:15).

Deus, anseia que entremos na olaria, no Seu Reino. Só assim o barro ganha forma. Um material, pobre e fácil, tornado excelente. "Temos, porém, esse tesouro em vasos de barro para que a excelência do conhecimento seja de Deus e não de nós" II Cor 4:7. Um paradoxo: Seres humanos, frágeis, tornando-se instrumentos nas mãos de Deus. E nesse processo, Ele perdoa, a todo que se fizer servo. Ele revigora as forças do abatido, animando-o a prosseguir. Como o vaso, que quebra na roda de moldar e recebe nova vida.

Deus tem poder para transformar histórias ( fazer novos e melhores vasos dos cacos), tem poder para fazer do fraco forte. Os versos de II Coríntios falam de “Tesouros em vasos de barros”, a aparência frágil do barro é convertida em fortaleza pelo conteúdo que abriga. O conteúdo é Cristo em nós. Se nos sentimos fracos, atribulados, perplexos, perseguidos, abatidos, dessas trevas resplandecerá a Luz, com excelência e poder que não reside em nós, mas no Cristo a quem servimos.

Excelência = huperbole (Strong 5236) =  lançar além.

O Evangelho, o Cristo Jesus que está conosco é além,  superior,  maior e mais excelente do que qualquer treva que tente nos ofuscar, nos fazer perder a direção.

Jesus Cristo é o Único e suficiente Salvador, da mesma forma que Ele se fez servo para vencer este mundo que jaz do maligno, das forças que atuavam em Judas, seus filhos também têm por missão serem servos, seguindo os passos do Mestre Jesus. Servos no sentido de buscar a Deus, ouvir Sua vontade e obedecer. Jesus Cristo é graça e bondade, é justiça e amor inigualável. 

Sou grata pelo sacrifício de Jesus Cristo, por Ele ter se humilhado para ser exaltado e interceder por nós. Grata por ser barro e estar na olaria da vida, sendo moldada, aperfeiçoada. 

Que hoje e sempre lembremos do sacrifício de Jesus por nós, Ele nos amou primeiro (I João 4:19), Ele nos ama hoje e eternamente. 

Feliz Páscoa!

Deus o abençoe, em nome de Jesus!

*Bíblia de Estudo Plenitude, revista e corrigida, SBB, 1995

Nenhum comentário: