Eclipses na Bíblia

 

Autor: Graham Rutter
Tradução: Wilma Rejane

A Bíblia não usa a palavra “eclipse”, mas descreve os efeitos dos eclipses solares e lunares. Este é um bom exemplo de como, à medida que compreendemos mais sobre o mundo, compreendemos também mais sobre a Bíblia.

Um eclipse solar ocorre quando a lua bloqueia o sol. Um eclipse solar total ocorre quando a lua parece cobrir completamente o sol. Em qualquer local estes efeitos (eclipse total ou parcial) durarão alguns minutos.

Um eclipse lunar ocorre quando a sombra da Terra incide sobre a lua. Isto evita que a luz do sol incida diretamente sobre a lua, é mais comum e dura mais tempo (várias horas). No entanto, a lua geralmente ainda é visível, mas de cor avermelhada.

Ambos os tipos de eclipse são previsíveis com precisão (e pelo menos em parte têm sido desde os babilônios), levando a NASA a produzir um catálogo e atlas de eclipses solares de 5 milênios.

Embora a palavra 'eclipse' não ocorra no Antigo ou no Novo Testamento, os efeitos do que podem ser eclipses são mencionados no apócrifo Eclesiástico 17:3o  "O que há de mais luminoso do que o sol? E, entretanto, ele tem eclipses. O que há de mais criminoso do que os pensamentos da carne e do sangue? Ora, isso será castigado."


Falando da vinda do julgamento de Deus, os profetas usam a linguagem do sol, da lua e às vezes das estrelas sendo escurecidas, para enfatizar a seriedade e o significado cósmico do evento. Portanto, se estas são referências diretas a eclipses ou não, permanece discutível.

Isaías 13:10 As estrelas do céu e as suas constelações não mostrarão a sua luz. O sol nascente escurecerá e a lua não dará a sua luz.

Ezequiel 32:7-8 Quando eu te extinguir, cobrirei os céus e escurecerei suas estrelas; Cobrirei o sol com uma nuvem, e a lua não dará a sua luz.

Joel 2:10 e 3:15 O sol e a lua escurecem e as estrelas não brilham mais.

Amós 8:9 ‘Naquele dia’, diz o Soberano Senhor, ‘farei o sol se pôr ao meio-dia e escurecerei a terra em plena luz do dia.

Amós provavelmente atuou como profeta por volta de 760/755 AC. Tanto em 769 (5 de maio) como em 762 (15 de junho) os eclipses solares teriam sido visíveis em Judá e em Israel. Embora não estejam no caminho da totalidade para nenhum deles, ambos seriam visíveis o suficiente para serem notados.

A linguagem que Amós usa nesta passagem corresponde a uma descrição anterior de um eclipse, encontrada em uma tábua de argila na cidade de Ugarit (agora na Síria). Isto descreve o eclipse de 5 de março de 1223 AC assim: No dia da lua nova, no mês de Hiyar, o sol ficou envergonhado e se pôs durante o dia, com a presença de Marte.

A melhor descrição dos eclipses solares e lunares na Bíblia é provavelmente a de Joel 2:31 : "O sol se transformará em trevas, e a lua, em sangue, antes que chegue o grande e terrível dia do Senhor."

Isto descreve os efeitos físicos dos eclipses solares e lunares, enquanto a linguagem também é retomada em Apocalipse 6:12 . É importante notar os efeitos emocionais que mesmo os eclipses solares parciais causam entre os observadores, com uma queda perceptível na temperatura, afetando o comportamento dos animais (principalmente dos pássaros) e uma sensação de algo “estranho”. Para um eclipse lunar, a lua geralmente branca ficando vermelha por várias horas também é uma visão inspiradora. Portanto, não é surpreendente que os profetas tenham escolhido invocar esta experiência para dar aos seus primeiros ouvintes uma certa compreensão do que estavam falando.

Mais especulativamente, também foi sugerido que a experiência de Ezequias registrada em 2 Reis 20:1-11 poderia ser baseada no eclipse solar de 5 de março de 701 AC.

Nesta passagem, Ezequias está morrendo, ora a Deus por cura e é informado pelo profeta Isaías que o sinal de que ele foi curado é que a sombra recuará os dez degraus que já havia descido na escada ( 2 Reis 20 :11 ). Este é o tipo de fenômeno que seria observável durante um eclipse parcial, portanto fornece uma base potencial para o sinal milagroso (sem torná-lo menos milagroso).

Em resumo, os eclipses eram conhecidos e vivenciados tanto no mundo antigo quanto no moderno. Dada a sua natureza dramática e inspiradora, não é surpreendente que estas experiências tenham sido utilizadas para descrever a experiência ainda mais inspiradora da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo?

Deus o abençoe, em nome de Jesus!

Fonte: Olem - Do passado à eternidade.


Nenhum comentário: