Príncipe da Paz

 

Melissa Spoelstra
Tradução: Wilma Rejane

Deixo a paz a vocês; a minha paz dou a vocês. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo.” João 14:27 

Quando meu pai foi diagnosticado com câncer de pâncreas, “paz” não era a palavra que eu usaria para descrever meus pensamentos ou emoções. Meus sentimentos estavam por toda parte enquanto eu me perguntava o que de bom poderia resultar de uma situação tão perturbadora.

Talvez você também tenha passado por épocas em que parecia que Deus o deixou ou permitiu que a devastação acontecesse.

No Evangelho de João, Jesus compartilhou estas palavras com Seus discípulos em um discurso de despedida ao longo do caminho que acabaria por levar à cruz: “Deixo-vos um presente: paz de espírito e de coração. E a paz que dou é um presente que o mundo não pode dar. Portanto, não se perturbe nem tenha medo” João 14:27.

Às vezes penso que a paz aparecerá quando os problemas desaparecerem – quando a casa estiver limpa, o carro estiver consertado, a cirurgia terminar, etc. No entanto, a palavra grega para “paz” usada em João 14:27, eirene , significa um estado tranquilo. da alma – uma postura interna independente das circunstâncias externas. Isso significa que podemos experimentar a quietude interiormente, mesmo com situações perturbadoras que ocorrem fora de nossas vidas.

Como recebemos essa paz que Jesus prometeu?  Através do Evangelho de João, descobrimos que a paz não é um procedimento; a paz é uma Pessoa. Abraçar a paz significa desacelerar e saborear Jesus. Ele ainda é o Príncipe da Paz a quem Isaías escreveu cerca de 700 anos antes do Seu nascimento (Isaías 9:6).


Jesus entende nossa luta pela paz porque Ele se encarnou e habitou entre nós (João 1:14). Quando Jesus andou pela terra, Ele não estava imune a problemas. Quando Seu amigo Lázaro adoeceu e morreu, Jesus ficou “profundamente comovido em seu espírito e grandemente perturbado” (João 11:33). Ele expressou emoções humanas e derramou lágrimas (João 11:35).

Quando a irmã de Lázaro, Marta, fez perguntas, sua irmã Maria chorou e os enlutados choraram, Jesus entrou na dor deles. Ele conhece as perdas que você sofreu e deseja participar também da sua dor. A Sua paz é uma dádiva – uma dádiva que o mundo não nos pode dar. Saber que Jesus entende os problemas terrenos em primeira mão pode nos trazer paz quando passamos por dificuldades.

Meu pai viveu apenas 29 dias após o diagnóstico de câncer. Ele era um seguidor de Cristo, então sei que ele está mais vivo hoje do que nunca. No entanto, esta temporada foi repleta de todos os tipos de emoções – incluindo raiva e tristeza.

Talvez seus problemas atuais tenham mais a ver com finanças, amizades, família ou qualquer outra coisa. Ao enfrentar as circunstâncias hoje, lembre-se de que o caminho para a paz é o caminho para uma Pessoa. Os problemas virão, mas os problemas não terão a palavra final porque Jesus nos promete Sua paz.

Jesus, obrigado por me oferecer Tua paz. Ensine-me a saborear essa paz em minha mente e em meu coração hoje. Ajude-me a expressar meus sentimentos e ao mesmo tempo manter minha fé. Em Nome de Jesus, Amém.

*** Imagem cortesia Pixabay

Nenhum comentário: