Por Trás Das Malhadas.

O homem segundo o coração de Deus, chamado Davi, reúne em si grandes lições, aplicáveis aos que querem agradar a Deus. Davi, em hebraico “amado”, teve o privilégio, de ser escolhido para que de sua descendência surgisse O Enviado as Nações como Salvador: Jesus, O Messias. Por este motivo, vemos as referências nos Evangelhos e Epístolas: “Jesus, filho de Davi” Mt 9:27, 12:23 e Rm 1:3.

Saber que um homem tão especial para Deus, também cometeu erros, me conforta. O que não significa ter que errar para ser amado, mas que “O amor cobrirá uma multidão de pecados! I Pe 4:8. Certa feita, Davi indagou: “Quem sou eu, Senhor Deus? E qual é a minha casa, para que me tenhas trazido até aqui? I Cr 17:16.

O certo, é que Deus enxergou Davi enquanto ele apascentava ovelhas. Em sua solitária missão, ele olhava para os montes e conversava com Aquele que sabia ser o Criador. No campo, tocava harpa enquanto algumas ovelhinhas se acomodavam aos seus pés. O pastor Davi, as amava como a própria vida. Não importava o tamanho nem a força do animal que se aproximava do rebanho, ele enfrentava. I Sm 17:34. Sua vida pelas ovelhas. A família
 não compreendia porque ele passava tantas horas no campo. Mesmo sem compreender, já haviam se acostumado. Apascentando as ovelhas ele se realizava.

Escolhendo um Rei na Casa de Davi

Designado por Deus para a missão de ungir o futuro Rei de Israel, o profeta se dirige a Belém de Judá. Ao ver a família de Jessé reunida, em seu coração, elege Eliabe, que em hebraico significa “Pai poderoso”. Sua aparência era tão imponente quanto o significado de seu nome, ele impressionou Samuel: “Certamente está perante o Senhor o seu ungido” I Sm 16:6.  O que Deus responde a Samuel se traduz na essência do Reino celestial: “Não olhes para a aparência, mas para o coração, a este tenho rejeitado” I Sm 16:7, 8. O coração é a realidade do ser. Nós somos o espelho que traduz essa realidade. Eliabe tinha uma moldura esplêndida, mas suas ações e gestos eram reprováveis. Ele não compreendia as coisas do alto Era um homem carnal

Por Trás da Malhada:

Imagino Jessé preparando os filhos para a chegada de Samuel: a melhor roupa, recomendações de comportamento e Davi... excluído. Teriam dito para ele: “Amanhã, receberemos um profeta de Deus em nossa casa, não temos com quem deixar as ovelhas. Você ainda é muito jovem, certamente um de seus irmãos será o escolhido”. E de madrugada ainda, Davi parte para o campo com mantimento para um dia de trabalho. A caminho conversa baixinho com Deus: “O Senhor é a minha força, sei que me vê”. Aleluia!

Por trás da malhada, Davi profetizava seu futuro: Cada ovelha, um irmão israelita, sob seus cuidados. Tosquiava, alimentava, resgatava. O rebanho era grande, mas chamava cada ovelha pelo nome. Com carinho as tratava. Conhecia o estado do rebanho. Um grande homem, de nobre coração, a quem sua família teimava em não conhecer.

O Chamado

Enquanto os irmãos de Davi desfilavam para Samuel, ele dançava para Deus. Os olhos de Deus estavam sobre ele: “Samuel, não escolhi a nenhum desses, mas ao mais moço, manda chamá-lo” I Sm 16:11. E quando Davi enxerga o mensageiro ofegante, seu coração se enche de alegria, o caminho de casa naquele dia se tornou mais curto, o amado do Senhor parecia flutuar em direção ao seu chamado: “Levanta-te Samuel, unge-o, porque é este mesmo” I Sm 16:12. E ali, perante toda sua casa, o jovem ruivo, de formoso semblante, desprezado pelos irmãos, se torna Rei de Israel!" Eu te tirei do curral, de detrás das malhadas, para que fosses chefe do meu povo Israel. E estive contigo por toda parte, por onde foste" I Cr 17:7,8.


Deus te escolheu como vencedor

Gosto do versículo de Jeremias: “Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor, pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais” 29: 11. Foi um dos primeiros que memorizei, costumava repeti-lo para fortalecer meu espírito. O mundo e o diabo tentam roubar de nós o maravilhoso dom da felicidade. Diariamente, põe diante de nós situações de derrota, para que nos acomodemos aos desígnios naturais. Mas, Deus, fala diferente. Mesmo que estejamos na pior das situações, Ele tem um plano e anseia colocá-lo em prática, como fez a Davi.

Desprezado pelos irmãos, excluído dos privilégios, o menor entre todos: Deus o via, e deu a última palavra: “Te escolhi, para ser Rei”. Nada pode impedir o sucesso do homem que tem um coração transbordante de bondade e gratidão a Deus. Os homens carnais não compreendem os sobrenaturais I Cor 2:14. O galã Eliabe, não levava Davi a sério, tratava-o como um incapaz. Davi cheio de fé se preparava para combater o gigante Golias, quando Eliabe diz: “O que estás fazendo aqui? Com quem deixaste as ovelhas? Bem conheço a tua presunção, e a maldade do teu coração, que desceste para ver a peleja”I Sm 17:28. Como pode,?! Ele viu Davi ser ungido por Samuel! Eliabe era desprovido de entendimento.

Se nossa família, ou quem quer que seja não consegue enxergar a nossa importância, não desanimemos. Deus reconhece. Ele é um Pai justo e perfeito, que jamais despreza seus filhos. Deus nos chamou para vencer. Tirando-nos de detrás das malhadas: Um lugar onde nossos corações são transformados para servir e adorar. Davi, ao sair das malhadas, ainda precisou aprender muitas lições até assumir o trono. As vitórias, conquistas, não acontecem do dia para noite. É preciso tempo e preparo. Mas Deus tem a conta dos dias. Ele transforma a vida dos que se dispõe a manter um relacionamento íntimo e sincero com Ele. Que assim seja para com você. Que as malhadas, sejam o começo de uma duradoura vida de vitórias.  

Por: Wilma Rejane

21 comentários:

Anônimo disse...

Querida irmã Wilma,
Pela madrugada, recebendo esta mensagem, que para nós foi verdadeiramente um presente, um carinho de Deus para o nosso coração,agradeço ao nosso Senhor pela sua vida, que tanto nos tem abençoado.
Não desanimes nunca, pois no Senhor o seu trabalho não é em vão.
Sua irmã em Cristo Suely!

Presbítero Sena disse...

Olá! Minha querida Wilma Rejane. Lhe comunico a recolocagem de seu link.Tive que fazer mudança do Template. Está tudo bem com você?

Jesus Cristo o Filho de Deus disse...

Muito bom. A todo tempo eu senti a presença do Deus vivo. Glória a Deus!

Wilma Rejane disse...

Amém Suely,

Obrigada pelo incentivo. Deus a abençoe.

Com carinho.

Wilma Rejane disse...

Pb. Sena

Com Cristo, tudo vai bem. Ele é a nossa força e Fortaleza. Seu link, querido irmão, sempre esteve aqui e ficará ainda por muito tempo.

Deus o abençoe.

Wilma Rejane disse...

Querido irmão do blog "Jesus Cristo o Filho de Deus", obrigada por sua companhia aqui na Tenda.

Deus o abençoe, sempre.

Pr melqui disse...

A paz do Senhor Jesus!!
Estou disponibilizando o código da nossa Web-rádio para você www.avivafe.com Basta entrar na link “para seu site” copiar o código HTML abaixo e colar no seu site e você terá os mais belos hinos evangélicos 24Hs na sua pagina. Depois nos informe para colocar seu site como parceiro nosso na nossa pagina principal.
Agradeço pela atenção.
Pr Melqui
www.pastormelqui.com

Khawana Faker disse...

Querida irmã não consigo nem me expressar direito, mas profetizo sobre a sua vida toda sorte de bençãos! Que Deus continue te usando poderosamente assim como já tem usado!
Hoje mesmo questionei a Deus sobre alguns pontos muito bem explicados por você, pontos históricos que eu ainda não tinnha lido ou tomado conhecimento, e Deus me incomodou para ler este texto, resposta dEle!!!!
Que Ele continue te dando sabedoria querida.
Fica na paz do Senhor.

Qualidade de vida é vida com saúde disse...

Uma benção. Até lacrimejei, pois pude ouvir Deus falando.
Que Deus continue te usando minha irmã.

Anônimo disse...

Quando passava por uma aflição ha 12 anos atrás, foi um estudo sobre Davi que me fortaleceu, hoje após todos esses anos, a vitoria veio NA HORA CERTA, e foi confirmado mais uma vez por este estudo sobre davi. Agradeço ao meu Senhor, sei que Ele me escolheu, eu o amo e sei que em todos os dias, segundos, Ele me livrava e me guardava e HOJE me deu a vitoria confirmada.

Eduardo Santana disse...

Wilma, esse Esboço é maravilhoso, falar da vida de Davi é fantastica, Deus te abençoe Wilma!!!!!

nil disse...

onde todos via apenas um menino fransino que cuidava das ovelhas do pai e era apenas o pastorsinho de Jesse ,Deus via um homem segundo o seu coraçao,Deus via um REI

Eduardo disse...

OI Irmã descobri esse blog a pouco tempo e tenho aprendido muito nele, que Deus continue te abençoando cada vez mais!!!

Cirla-CE disse...

Irmã Wilma encontrei seu blog hoje enquanto eu procura uma palavra de refrigéio para mim na internet. Comecei a ler e não parei mais...são todas edificantes. Como o Senhor é bom, ao clamarmos a Ele, a resposta vem para aliviar nossa alma cansada. Q DEUS TE ABENÇOE IRMÃ! GLÓRIAS A DEUS QUE AMA, CONHECE E CUIDA DE PEQUENINAS COMO EU E MUITOS OUTROS, ASSIM COMO FEZ COM DAVI. Abraço...

Anônimo disse...

Preciosa Wilma:

Citando a sua frase dita à UBE: "Sei que se eu parar hoje, o que escrevi continuará por muito tempo, e Deus operará da mesma forma", quero dizer-lhe que é exatamente assim. Hoje, conheci o seu blog e me chamou a atenção a mensagem sobre Davi, que você postou há quase um ano.
Acredite, sem estar procurando respostas, mas apenas lendo alguns blogs cristãos, encontrei na sua mensagem, uma palavra de cura para a minha alma na situação que estou vivendo.
Muito obrigada! Não pare; nunca!
Sofia

Anônimo disse...

Preciosa Wilma:

Citando a sua frase dita à UBE: "Sei que se eu parar hoje, o que escrevi continuará por muito tempo, e Deus operará da mesma forma", quero dizer-lhe que é exatamente assim. Hoje, conheci o seu blog e me chamou a atenção a mensagem sobre Davi, que você postou há quase um ano.
Acredite, sem estar procurando respostas, mas apenas lendo alguns blogs cristãos, encontrei na sua mensagem, uma palavra de cura para a minha alma na situação que estou vivendo.
Muito obrigada! Não pare; nunca!
Sofia

vivian disse...

Eu li esta mensagem chorando e continuo a chorar pois sinto a presença do Espírito Santo e Deus falou profundamente comigo.

danielly disse...

Que mensagem tremenda !!!
oh glória!!!

fique na paz

Ebe souza disse...

Que texto lindo irma. Nesta manha o senhor usou esse texto que ele mesmo lhe para trazer algumas respostas ao meu coracao. Obrigada pela instrumentalidade da sua vida.

Alexsandra disse...

Eu também,senti o agir de Deus nesta mensagem.

Anônimo disse...

Muito ótimo e edificante