Uma dose diária de coragem - Atos 23:11





Wilma Rejane

O Senhor, pondo-se do lado dele disse: Coragem! At 23:11

Esse verso do livro de Atos, me fez parar e refletir sobre o valor da coragem e a fidelidade de Deus. Paulo havia sido encarcerado e aguardava sentença , os fariseus conspiravam contra ele e no meio da noite o Senhor Jesus lhe aparece com essa palavra: “ Paulo, você não está sozinho estou contigo, coragem”! Creio que após ouvir isso, o apostolo recobrou as forças e fortaleceu a fé. Tenho trazido a memória essa palavra, porque é necessário manter a coragem diante dos problemas e do cotidiano.

Pv 24:10: Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena.

A palavra coragem, tem origem em uma língua pré-histórica e hipotética, era falada por guerreiros conquistadores. Coragem vem de cor e coração. O idioma latino, originado do indo-europeu, revela que a palavra cor indica: ânimo, disposição, qualidade espiritual de bravura e tenacidade. Coragem está diretamente ligada a "cor do coração" ânimo do ser, da alma, do entendimento.

Quem tem coragem age com força interior, disposição do coração. Essa virtude, está em nós e se mostra em momentos adversos. Não existiriam guerreiros se não houvesse coragem, ela nos move além do medo, da angústia, da dor, da impotência. Não vejo a coragem como auto superação, mas atitude resultante de ação Divina, pois somente em Deus encontra-se a fonte para vencer batalhas. Coragem, não diz respeito a força física, potência ligada a valores externos como: beleza, riqueza, sabedoria. A coragem está na alma, no coração.

Não temais o povo dessa terra, porquanto são eles nosso pão, e o Senhor é conosco, não os temais Nm 14: 9



O Senhor revestiu seus líderes de coragem e prudência para usá-la nos momentos oportunos. Cada vez que os israelitas se preparavam para conquistar territórios e derrotar inimigos, Deus fortalecia seus líderes com o conselho: “Não temais”. Jesus, falou sobre a virtude da coragem : “ "Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo" Mt 10:28. Não temer é um ato de bravura, mas que necessita de fundamento Bíblico porque a coragem exalta o homem , mas também o abate se estiver aliada a maldade, a ganância e imprudência.

O longânimo é grande em entendimento, mas o de ânimo precipitado exalta a loucura Pv 14:29.

Assim, queridos leitores, que se alguém está em Cristo, se alguém clama a Deus, Ele se põe ao lado para revesti-lo de coragem como fez a Paulo. Não estamos sós ou esquecidos, mas guardados em fortalezas e alto Refúgio. Invisíveis, porém reais. Deus não nos deixa sós, Ele é fiel e amigo que faz por nós além do que pensamos. Com Ele, há livramentos, vitórias sobre batalhas.

Coragem porque Deus é conosco!


9 comentários:

Léia Silva disse...

Glória a Deus.
A alegria do Senhor é a nossa força!

ro lova disse...

ohhh amiga é td que preciso nesse momento... coragem!!... as vezes estou tão desanimada que nem quero sair da cama,rsrsr ..mas saio pra tomar café e fazer xixi,rsrsrs... mas da uma vontade de voltar pra cama... mas sei que este é o dia que o Senhor fez..e assim vou seguir..bjus te amooo em Cristo!!... amei o texto!!

Anônimo disse...

I've been browsing online more than three hours these days, yet I
never discovered any interesting article like yours. It's lovely value sufficient for me.
In my view, if all webmasters and bloggers made excellent content material as you probably did, the web
will be much more helpful than ever before.|

my web blog :: site ()

Wilma Rejane disse...



Amém Valéria.

Wilma Rejane disse...


Oi Nana!

Coisas da vida, como diz Eclesiastes 3: Tudo tem o seu tempo e há tempo para todo propósito debaixo do céu, há tempo de rir e de chorar.

Bom é saber que se há tempo para tudo, haverá dias em que a coragem nos fará vencer o desânimo e essas coisas são possíveis porque também vivemos tristezas, não é mesmo?

Deus a abençoe, mana.

Wilma Rejane disse...



I believe that you are the same person who commented on various items. Thank you for your company and patience in reading the Bible study blog. I would like to know your name, how about not forget to sign your next comment? 'd be even happier, ok?

God (to) bless.

Unknown disse...

Paz do Senhor!!! Às vezes me sinto sozinha, sem coragem, desanimada, até vontade de jogar tudo pra cima, mas, quando pego a bíblia e começo à atentar para os profetas antigos e sua perseguições sofridas, então logo penso que Rudo que passo é nada, perto do amor deles incondicional por Deus, obrigada, porque esse link está sendo um canal de bênção, não só pra mim, mas, pra muitos irmãos em Cristo!!!

Unknown disse...

Aleluia DEUS E tremendo onde estou tento falar o máximo de Jesus pq nn a nada melhor do que servi a ele e pregar o evangelho. ❤❤(DEUS E BOM O TEMPO TODO E O TEMPO TODO DEUS E BOM)

Anônimo disse...

A resposta que eu precizo esta nesse versiculo coragem .amem .Senhor me da coragem pra que eu poça levar seu nome a diante e qie eu venha fazer oque o Senhor mme mandar.amem