Olhe para a bola e tire o olhar da torcida




Em tempos de copa do mundo resolvi escrever essa parábola. Esse tema me veio quando estava estudando sobre empreendedorismo e a palestrante falava sobre um grupo de empresários que pratica essa máxima: “ Olha para a bola e tire os olhos da torcida!”

Afinal o que é tirar os olhos da torcida? Não é sobre futebol o nosso assunto. Desculpe se você foi atraído à ele pensando nisso. Falar de olhar para bola ao invés de olharmos para a torcida é o mesmo que falar de foco, falar de propósito e saber onde queremos chegar.

Quantas vezes paramos de olhar para o que realmente interessa?

Quantas vezes saímos do alvo, do propósito, do centro da vontade de Deus, simplesmente por voltarmos os olhos para a torcida. A torcida às vezes está à favor e grita o nosso nome, mas se você cometer qualquer mínimo erro, você será perseguido por ela mesma. Muitas vezes a torcida de um atleta ou clube é capaz de abater tão fortemente a auto – estima do atleta que um craque pode cometer erros absurdos por conta da pressão.

A torcida à favor pode ser mais perigosa que a torcida contra, pois ela é mais exigente e muitas vezes nós esperamos dela o incentivo, a cumplicidade e os aplausos, mas muitas vezes eles não vêm.



A torcida adversária não nos surpreende quando nos vaia, esse é o papel dela. Precisamos deixar de olhar para a torcida. Precisamos deixar de olhar para as circunstâncias. Tirar o foco das pessoas que nos cercam, no sentido de colocarmos nossas expectativas nelas. Não digo que devemos nos afastar de relacionamentos. O que precisamos de fato é tirar o foco daquilo que nos cerca e focar no propósito.

Para que você está aqui na Terra? Já se perguntou isso? Se você não sabe aonde quer chegar então nunca chegará.

Muita gente vive frustrada porque não recebeu o reconhecimento que merecia. Reconhecimento de um cônjuge, de um líder, de um chefe ou de um amigo. Se isso aconteceu com você é porque lhe faltaram foco e senso do propósito.

Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,

Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

Filipenses 3:13-14
Paulo nos ensina isso. Tire os olhos da torcida, das circunstâncias adversas, dos aplausos e do reconhecimento e foque no propósito.

Os aplausos da torcida podem te atrapalhar mais do que suas vaias, pois irão fazer você tirar o foco do propósito e começar a acreditar que você é alguma coisa. Nenhum atacante irá fazer um gol se na hora de chutar ele focar na torcida, certamente ele errará o alvo. Assim é conosco, a torcida pode nos fazer errar o alvo, mesmo quando a torcida está nos aplaudindo, se valorizarmos mais a torcida do que o propósito.

A torcida ficará muito feliz quando você cumprir seu propósito, então, como disse Paulo, prossiga para o alvo da soberana vocação de Deus que está em Cristo Jesus. Seu alvo é Cristo!

Seu alvo é o propósito, então tire os olhos da torcida! Se você ainda não sabe o que veio fazer aqui nessa terra, então busque à Deus e sua intimidade e poderá descobrir qual o seu propósito. Quando você descobre quem Deus é, Ele mesmo te revela o seu propósito! Quando você souber intimamente quem Deus é, então, saberá quem você é!

De vez enquanto seremos tentados a dar uma olhadinha para a torcida, então ouviremos a voz do Treinador nos gritar dizendo: “Eiii camarada...tire já os olhos da torcida e olhe para a bola!!!”

Graça e paz!

Autor: Marcelo Rodrigues, Ministério Atos Dois, acessado em 18/06/2014

Nenhum comentário: