A TENDA NA ROCHA

Série: estudos

Isaías 54:2.

Amplia o lugar da tua tenda e estendam-se as cortinas das tuas habitações; não o impeças; alonga as tuas cordas, e fixa bem as tuas estacas

54:3. Porque transbordaras, para a direita e para a esquerda; e a tua descendência possuirá os gentios e fará que sejam habitadas as cidades assoladas.

Uma tenda é um lugar de proteção e quem arma uma, quer se proteger do relento. Para que essa habitação, geralmente feita de lona, fique realmente segura é necessário:

  • Um lugar apropriado (areia movediça ou pântanos não sustentam tendas)

  • Um material de cobertura sem rasgos

  • Boas estacas

  • Firmes cordas

  • Sobretudo, um dedicado armador.

O apóstolo Paulo era um exímio fazedor de tendas, aprendeu o ofício muito jovem, era seu ganha pão e mesmo após ser chamado para ministrar o evangelho continuou a fazê-lo.(Atos 18:1-3).Paulo fazia tendas e "tendas". Todo ministro do Evangelho é especialista em tendas: "tendas do espírito". É sobre essas "tendas" que fala o versículo de Isaías com o qual começamos o texto: Um lugar de refúgio, de salvação que Deus ordena que ampliemos. Não devem haver fronteiras que impeçam as cortinas dessa habitação de crescer e abrigar tantos quantos estejam ao relento. O Senhor ainda pede: Não o impeças. Ele sabe que nós mesmos é que podemos ser o maior impecílio.

O Senhor nos convida a ser um “fazedor de tendas”. As tendas são móveis podendo ser armadas em muitos lugares. Paulo as estendia até mesmo estando na prisão. O carcereiro de Atos 16:27-30, recebeu as cortinas da habitação que transbordaram para direita, e para a esquerda e para sua descendência. Ali mesmo no cárcere, outros presos foram salvos, o carcereiro e sua família.

Salmo 27:5 "Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão: No oculto de seu tabernáculo me esconderá, pôr-me-á sobre uma Rocha." A Bíblia nos revela que Jesus É a Rocha (Dt. 32:4)

Há um lugar onde Ele sempre nos esconderá e onde a salvação nos alcançará:

NA TENDA DA ROCHA.

12 comentários:

Franklin Morais Moura disse...

"...Ele sabe que nós mesmos é que podemos ser o maior impecílio". É verdade eu tenho sido por muitas vezes o maior adversário no meu desenvolvimento. Devo ficar atento com isso e "fincar-me na rocha".Deus te abençoe.

Anônimo disse...

Olá.. Jesus é a Pedra Fundamental, todos nós estamos de acordo. O que não impede que Ele coloque Pedro como fundamento de SUA IGREJA. Negar o que está tão claro na Palavra de Deus(Jo 1,42; 1Cor 1,12; 3,22; 9,5; 15,5; Gl 1,18; 2,9; 2,11; 2,14), é não ser cristão..

Em 1Cor 1,12, por exemplo, Paulo cita distintamente Cefas e Cristo, o que impede que sejam a mesma pessoa...

em Mt16.. Jesus diz Claramente para Pedro... Tú és Pedro e sobre Tí (Pedra) Edificarei a minha Igreja.. para nao restar duvida ele ainda disse a Pedro.. te dou a chave do reino do céu .. e ainda: Apascenta minhas ovelhas.. e ainda :confirma teus irmaos(Lc 22,32)(Proximos Papas)

a vontade de Deus é que haja "um só Pastor, um só rebanho" e quando não colocam PEDRO na liderança como Pedra: Mt 16,19; Jo 1,42... Pastor: Jo 21,15-17
... Pontífice: Hb 5,1
.. ou Sacerdote: Tg 5,14
... o que acontece??? a igreja se divide.. são mais de 33.000 igrejas protestantes.. cada uma pregando um cristo diferente... Cristo está dividido??(cor).. se ninguem concorda com ninguem, como vao pregar o evangelho ao mundo??? "Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação pessoal"(2Pd 1,20).. Pedro interpreta a Profecia, Pois além de ser a "rocha", ele tem o poder de "ligar" e "desligar".. ele tem as chaves do reino do céu (MT16).. Só há uma interpretação.. e só a Igreja Santa respeita isso.. a Igreja que tem Pedro e seus sucessores como Pastor visivel da Igreja de Jesus...

estarei aguardando a Publicação desse comentário.. "" A verdade vos Libertará ""

Um grande abraço a toda a comunidade Evangélica.. que Deus nos Proteja.

Anônimo disse...

Gostei da (santa)humildade e agradeço a postagem do meu comentário.. agora acredito que procuram a verdade com humildade, parabéns.. excelente seu post.

Ministro de Louvor disse...

Temos que alarga as fronteiras de nossas tendas. Imagine Deus te dá muito ouro e prata... mas nós só temos uma tenda e essa tenda é pequena e mal estruturada. porque nunca foi além... nunca rompeu.
Naturalmente você espera que primeiro venha o ouro de Deus e a prata para depois nos preocuparmos. Alarga que a biblia descreve é o sentido de expandir ir além do local, da zona de conforto.
Nós esquecemos que o nosso Deus sonha e agi pelo futuro, ele não frusta os seus sonhos com as circunstâncias presentes.
Assim foi com abraao que já tinha (quase 100 anos)e sua esposa que ja tinha na faxa de 92 anos ... uma idade bem avançada para que o seu ventre fosse abençoado.
Deus não olhou para a velhice nem para as circustâncias, simplesmente disse. " Tú será pai de todas as nações, e sua geração será como a areia do mar e as estrelas do céus.
Já pensou se abraao duvida-se da promessa de Deus e não fosse além?
Nós devemos confiar nas promessas de Deus alargando as nossas tendas indo além e rompendo... pois Deus nos dará o seu ouro e a sua prata.
Deus não quer que as bençãos dele e as suas boas obras nos inche, e sim que se expanda através da nossa fé.
Muitos quando ouvem dizer que o Nosso Deus é o dono do ouro e da prata logo pensam em prosperidade.
errado e ao mesmo tempo certo!
O ouro representa tudo de mais puro e valioso sendo basntante raro de ser achado.
e a prata com o seu brilho possui valores imensuraveis.
Deixe suas tendas be preparadas, Deus a ira encher com o melhor, com um valor maior , com pureza e ele depositara em você o seu brilho.
Abraao foi imensamente abençoado, mas muitas dessas bençãos ele não chegou a ver.
Pois essas bençãos caíram sobre a sua geração. você!
E oque você tem preparado para a sua geração de discipulos e filhos. bençãos?
Não espere ficar velho como abraao para ver as bençãos de Deus... permita ter um encontro com Deus na sua mocidade...!

ps:perdoa estraporei escrevendo agora... nem sei daonde saiu tudo isso rsrsrs...

ass: Ministro fellipe
Chama Jovem!

Wilma Rejane disse...

Ô, Lipe,

Muito bom seu comentário! Foi com este objetivo que coloquei o nome do blog "A Tenda Na Rocha", baseado no capítulo 54 de Isaías, acreditando que O Senhor mesmo estenderia as "cortinas da habitação", prosperando este espaço e salvando vidas por todos os lugares do mundo, aonde Ele enviar a Sua Palavra.

Deus o abençoe e o guarde, sempre, em Nome de Jesus.

Anônimo disse...

Graça e Paz a todos:
Parabens Felipe pelos comentarios feito por ti, esta totalmente dentro do contesto, vc não aumentou nem diminuiu nada, explicou; desculpa só agora tive acesso e dou glórias a Deus, e louvo-o pela sua vida e da Wilma Rejane,continuam sempre fazendo algo pra Deus e Ele lhes recompesarás, parabens. pastormiro@uolk.com.br

gomez disse...

o comentário do sr. gustavo moura,acerca de pedro ser colocado como fundamento da igreja pelo prório senhor jesus é uma interpretação equivocada de alguem que se julga conheçer a biblia porque pode citar alguns versículos cuidadosamente separados,para usá-los em um sofisma,que só revelam o tamanho da sua ignorância acerca da verdade. em MT16.. jesus diz claramente para pedro... tu és YETPO ou seja, fragemento de rocha.quando o senhor jesus,agora se referindo a ele prório,é que ele usou YETPA que quer dizer ROCHA.essa terminologia do grego koinê dos evangelhos só se aplica unicamente ao senhor jesus.a chave do reino seria a palavra revelada que pedro receberia ao entregar sa mensagens, aonde mais de oito mil almas se converteram.portanto o senhor jesus não edificaria sua igreja sobre um corpo que não fosse o dele próprio.o cabeça é cristo não é pedro.o tambem apóstolo,paulo,disse em l.co3:ll;ninguem pode pôr outro fundamento,alem do que já está posto,o qual é JESUS CRISTO.

Adriana Diniz disse...

Paz para todos internautas.
muito essa palavra muito alegrou meu espirito que o senhor continue alargando as nossas Tendas.

Adriana Diniz disse...

Paz para todos internautas.
muito essa palavra muito alegrou meu espirito que o senhor continue alargando as nossas Tendas.

MISSMEYRE disse...

meu amado irmão tdo. é permissão DEUS hj. estou passando por uma situação dificil, tudo que precisava ouvir foi o que deus te usou como escreveu nosso irmão a pedra sou eu, o sr. é instrumento de DEUS faz alguns dias que descobri vcs, não largo mais a paz meyre

leamaria disse...

A paz a todos os internautas. Concordo com o irmão GoneZ, Jesus e a rocha é nós fragmentos; " que quer dizer pedras e sobre essas pedras o Senhor edifica a sua igreja através da palavra .Que é o que liga o homem a Deus , é a chave do reino e tudo que ta ligado na terra ta ligado no céu ; Na vinda de Jesus a biblia deixa claro que essa palavra será tirada da terra e tudo será desligado da terra , tudo que e de Deus será retirado o Espirito Santo , a palavra, e todos que estiver preparado irá abrçs.

Unknown disse...

Amém esse texto era tudo q eu precisava ler neste momento e colocar em prática na minha vida diária Deus seja louvado estava pensando em sair dos caminhos do Senhor Jesus Cristo mas com a leitura reavivou a minha fé em Cristo Jesus amém é aí q entra a leitura da bíblia para nos nutrir nossa