A Sunamita e seu filho (2Reis 4:8a37)

Essa história sempre me chamou muito àtenção. São tantas lições que podem sair dela, renderia vários estudos, porém, me detenho ao fator fé da sunamita.

A Bíblia nem mesmo menciona o seu nome, apenas chama-a de sunamita, uma referência a cidade de Suném, onde morava. Suném quer dizer: Lugar de repouso. Localizada a sudeste do mar da Galiléia, entre os montes Gilboa e Tabor, na planície de Jezreel é herança da tribo de Isaacar.

O profeta Eliseu exercia seu ministério por lá quando foi notado pela sunamita: "Eis que este é um santo homem de Deus", seu relacionamento com Deus dera-lhe discernimento. A partir dai Eliseu tornara-se hóspede dela, nada lhe faltava. Como forma de retribuição Eliseu pensou em falar com o rei para, quem sabe, lhe retribuir os favores, sua resposta foi: "Eu habito no meio de meu povo", ou seja, "sou feliz neste lugar, não necessito de mais riquezas,me agrada o convívio com o povo". Eliseu, então, pede a Deus que lhe dê um filho.

A Mãe de Suném

E por todos os anos eu a nomearia a mulher do ano. Nunca, em nenhum outro lugar do mundo, ouvi falar em um exemplo igual ou pelo menos parecido com esse.

Seu filho já crescido, morre de uma dor de cabeça muito forte.Alguns teólogos, dizem que foi acometido de insolação já que passara muito tempo no campo, segando com o seu pai.

O que fez a sunamita?

É costume universal chorar e enterrar o filho. Ela deitou o menino no quarto de Eliseu, reuniu os empregados, preparou jumentas e foi até o Monte Carmelo ao encontro do profeta.Seu marido estranhou:"Por que vais a ele hoje"? Ele nem imaginou até onde chegara a fé da sunamita. Sua rsposta beira os limites do incompreensivel: TUDO VAI BEM. Como?com o filho morto? TUDO VAI BEM. Suas atitudes demonstram auto controle possível apenas em estado de total equilibrio emocional, ou seja, ela não ficou desesperada.

Foi ela ao homem de Deus, Eliseu orou e Deus ressuscitou o filho dessa grande mulher que creu no que parecia impossível.

14 comentários:

Unknown disse...

O que me chamou a atenção neste eposódio da Sunamita, foi a disposição desta mulher de fé, em observar a vida de um homem de vida exemplar, que acima de tudo, sem que fosse pedido, ela se prontificou em alimentar o frofeta e sue criado. Ela também foi mais longe, fez um quarto em sua casa para o homem de Deus quando viesse a Sunem para descanso.Fé e amor era o que essa mulher tinha para nos ensinar.

Ricardo Constantini disse...

Só compartilhando o que Deus me deu.
Sempre servia pão ao homem de Deus.(pão= arroz com feijão = mesmice).Não quis apresentar a Deus rotina, quis MAIS.
- Observou teve discernimento
- Separou um lugar para o Santo (separado).
- Deus usou Eliseu para retribuir sua prontidão.
- Deus enviou sua promessa (filho)
- A promessa morre em seus joelhos (colo)
- Ela contrariou a lógica e não enterrou sua promessa (filho), a promessa era de Deus, então o colocou no lugar separado para o Santo.
- Seu marido questionou.Ela não sucumbiu. Tudo vai bem, disse ela.
- Correu aos pés do Santo.
- Eliseu mandou Geazi indagá-la. Ela só falou com o Santo. (poderia ter murmurado com Geazi, culpando Eliseu).
- Se colocou aos pés do Santo (o Senhor Deus, representado pelo profeta Eliseu)
- Geazi tentou tirá-la dos pés do profeta (GEAZI = situações, tristesas, dor, etc..)aos pés de Deusé o lugar mais alto que ela queria estar
- Ela não saiu dos pés do Senhor.
- Geazi pulou a frente para tentar resolver o problema (qtas vezes também somos levados a pular a frente de Deus para solucionarmos ao nosso modo)
- Eliseu se colocou sobre a promessa(toda e qualquer obra ou situação se aquece com o movimento de Deus).
- Eliseu andou dentro da casa (movimento)= movimento de Deus em sua casa, em Seu lugar separado.
- Deus através do profeta entregou a promessa VIVA para a sunamita.
- As promessas de Deus nunca falham, nunca morrem, mesmo que pensemos que é o fim, para Deus está apenas começando.
- Basta apenas voltar ao primeiro versículo do texto e deixar a mesmice(religiosidade)e oferecer a Deus mais do que o tradicional, ou seja, RESERVAR UM LUGAR EM ESPECIAL, EM DESTAQUE PARA O QUE É SANTO.
Deus abençõe os irmãos em nome do Sr. Jesus

Unknown disse...

VEJO,ESTA HISTORIA DE SUNAMITA COMO UMA LIÇAO DE VIDA, DE UMA MULHER QUE NAO PERDEU A FE EM DEUS,ELA SIR MANTEU FIRME E CREU QUE PARA DEUS NAO HAVERA O IMPOSSIVEL..SUNAMITA E UMA MULHER DETERMINADA,TEMOS Q SEQUIR ESTE EXEMPLO, NAO DEIXAR Q AS LUTAS SEJA MAIOR DO QUE AO DEUS VIVO! ASS:MISSIONARIA PRISCILA GONÇALVES CIDADE:IPATINGA MINAS GERAIS

Lúh Damasceno disse...

Aprendi muito com esta história,exemplo de fé e confiança plena em Deus.
Quantas vezes somos levados por ventos contrário que vem para abalar nossa fé,mas devemos nos lembrar sempre que servimos um Deus que tem todo o poder nos cús e na terra,e que nossa fá deve estar sempre firmada Nele.
Por mais que tudo parecer perdido,temos sempre que confiar que a solução virá de Deus.Devemos ter fé e acreditar no impossível,porque sem FÉ é impossível agradar a Deus!!!

Lucimari Damasceno disse...

Aprendi muito com esta história,exemplo de fé e confiança plena em Deus.
Quantas vezes somos levados por ventos contrário que vem para abalar nossa fé,mas devemos nos lembrar sempre que servimos um Deus que tem todo o poder nos cús e na terra,e que nossa fá deve estar sempre firmada Nele.
Por mais que tudo parecer perdido,temos sempre que confiar que a solução virá de Deus.Devemos ter fé e acreditar no impossível,porque sem FÉ é impossível agradar a Deus!!!

vera sipriano disse...

passei por uma experiencia triste ontém, e fui desabafar com a pessoa errada. Esssa pessoa não tinha uma palavra de fé pra mim nem de espernça era tudo que eu precisava naquele instante. Mas Jesus é tão maravilhoso e falou comigo atraves dessa história, foi tremendo, qdo sunamita mesmo na dor de perder um filho esperou para desabafar somente com o profeta eliseu esse ser usado por DEUS ela demosntrou muita sabedoria e confiança em DEUS. Deixo aqui meu recado : queridos não compartilhem os seus problemas com pessoas que não vão edificar a sua fé e nem resolver a situação.

presb.moises disse...

o q e mas importante nessa historia
e q quando o homem de deus fa la parar ela pegar sua mamilia e partir, ela nao questiona e coloca todos os seus bens nas maos de um depositario, e quando volta nao encontra mas nada porq a biblia relata q era era bem de vida,tano q ate construiu um quarto em cia de sua casa para o homem de DEUS e quando volta nao acha mas nada e ela com confiança em deus nao se preocupa com os besn e clama a deus porq ela prescisava recomeçar sua vida,porq DEUS ja tinha determinado a sua vida e no mesmo estante q ela clamava a deus o rei estava pqerguntando a geasi, dos feitos do homem de DEUS e quando ele falava e chega a presença dele e lhe manda dar tudo de volta desde a primeira colheita esse exemplo serve para nos quando vem as dificuldades a primeira coisa q nos fazemos e largar tudo mas nesse exemplo nos mostra q em primeiro lufar esta uma pessoa q maoir q nossos problemas,antes no verc. 4-10ela perde o fiflho e nao se desespera teve posiçao diante de DEUS q sejamos assim fieis a DEUS,porq DEUS procura pessoas q sejao fieis, e tenham responsabilidade na sua obra, q nos nao sejamos ignorantes na obra de DEUS q essa palavra possa ficar em nossos coraçoes.

Rafaela disse...

obsrvo que aquela mulher tinha muita fé e sabedoria realmente aquela mulher era uma serva fiel e cheia de espiritualidade.

fabianosiva disse...

a sunamita ela foi uma mulher sabia antes dela pensar de fazer um quarto para o profeta Elizeu ela pergutou o seu marido e ai que deusve a união dos casais no mundo

SAMIRA disse...

vejo pois mulher sunamita que mora numa cidade tranquila em siquém,lá em síquem Deus a avistava mesmo sendo rica adorava a Deus e mostrando isso pela hopitalidade que ofereceu ao profeta sucessor de elias,onde estamos Deus sempre vai nós avistar independente da cidade ou pais os olhos de DEUS são como chama de fogo e esta em todos os lugares...sunamita tinha um sonho q ninguém sabia por seu marido ser muito velho velho ele nao podia a dar um filho era rica mais o dinheiro não podia lhe fazer o impossivel mais temos uma noticia boa aqui..o impossivel deus esta ai para nos fazer se formos fiel a ele LUCAS NOS CONFIRMA CAP-1:37 PARA DEUS NADA É IMPOSSIVEL...pra vc que estiver leno sou uma jovem e tenho apenas 16anos mais aprendi que deus faz aquilo q o homem nao pode fazer apromessa de sunamita se resume no pentateuco que é escrito por moises ao povo de israel dizendo no livro de DEUTERONOMIO CAP-28:1ATÉ9 A PAZ DO SENHOR E RELEMBRANDO MISSAO ESTA NO CORAÇAO DE DEUS XAU

Experiências disse...

Eliseu representava simbolicamente a Trindade, pois a Sunamita diz: Vejo que és um santo homem de Deus, ou seja, santo falando do Espírito Santo, homem, falando de Jesus que veio a este mundo em forma de homem perfeito e Deus, falando de Deus Pai, s Sunamita entendeu bem a quem acolher em sua casa, nós precisamos acolher o Senhor Jesus dentro da nossa casa espiritual que é a nossa vida, e fazer um quarto no alto, ou seja, no alto, mais próximo de Deus,e esta mulher convida o marido a construir o quarto, o quarto para ser construido necessita de alguns requisitos como alicerce, paredes e teto, aqui espiritualmente também tem seu profetico, o alicerce fala em jejeuns e experiencias com Deus, as paredes falam de oração e o teto fala de louvor, leitra da palavra, toda uma estrutura para ser construido, após uma mesa, a mesa fala de comunhão, as cadeiras fala de igreja e corpo e o candeeiro aceso falando do Espírito Santo.A Palavra diz que a mulher não tinha filho, o milagre acontece, após mais a frente a criança morre, a dor na cabeça, ou seja, a mente, hoje o problema do ser humano está na mente, e Eliseu passeia peloquarto, ou seja, procurando aonde estava o problema que ocorrido, onde está o problema no lar, no trabalho em nossas vidas? Deus tem o milagre a nos ofertar

Unknown disse...

Gostaria de compartilha algo também com os irmão 2reis 4,v10 diz façamos-lhes ,pois,um pequeno quarto junto ao muro a ali lhe ponhamos uma cama ,e uma mesa,e uma (cadeira) , e um candeeiro; e há de ser que , vindo ele a nós , para ali se retirará

Irmão destaque a cadeira q ela mandou fazer no hebraico kisse significa assento ou trono , olha q coisa rica nome desse homem elizeu e nome rico significa Deus da salvação simbolicamente ela estava fazendo um trono na casa dela para Deus entendeu ai irmão temos q ter um trono na nossa casa pra Deus todo poderoso , referencia bíblica : dake , e dicionário Almeida

Aparecida Irene Barbosa Abreu disse...

Muito bem

Experiências disse...

A Criança foi uma promessa de Deus, como também a nossa vida espiritual veio através de uma promessa de Deus, como também a criança cresce e precisa de cuidados, a nossa vida espiritual também precisa crescer, mas assim como a criança sentir forte dor na cabeça e morreu, assim também nós precisamos tomar cuidado com a nossa mentalidade e precisamos firmar em Cristo, a Sumanita sabia aonde haveria o recurso para a morte do filho, assim também nós sabemos aonde está o nosso recurso se acaso a nossa vida espiritual estiver morrendo, e é tanto que Eliseu entrou no quarto e não ficou parado, mas andou pelo quarto, ou seja, procurando aonde estava o problema, assim também nós precisamos saber aonde está o problema na nossa mente e levarmos ao homem de Deus, pois Eliseu era conhecido como o " santo homem de Deus, sendo aqui a Trindade, onde Santo falando do Espirito Santo, Homem, falando de Jesus Cristo Homem, o Filho, e Deus falando do Pai, e somente o Senhor Jesus Cristo pode nos ajudar, pode nos libertar, pode nos dar vida e vida em abundancia