O Pecado da Revista Veja




A edição da Revista Veja de 03/05/2006, exibiu, uma reportagem de capa, intitulada "Os Sete Pecados Capitais da Politíca", como ilustração, o ex- governador Garotinho, com chifres e rabo. Várias denúncias, foram feitas pela revista, entre elas, a de que Garotinho, utilizava avião particular de traficantes de drogas, para campanha política: "Isso me causou enorme prejuízo moral, e prejudicou irreversívelmente minha candidatura a Presidente da República na época".

No último dia sete, a juíza, Ana Paula Pontes, da 31ª vara cívil deu ganho de causa, em primeira instância a Garotinho. Os jornalistas Ronaldo França e Ronaldo Soares, foram condenados a pagarem idenização de 31 mil UFIRs. A sentença, determina ainda, que a revista publique texto-resposta, de autoria do ex-governador, no mesmo espaço, e com igual destaque ao artigo de 2006. Pois, ficou configurado, abuso do exercício do direito da informação. As denúncias, sobre a ligação de Garotinho com traficantes, não foram confirmadas, a justiça, reconhece que as acusações foram mentirosas.

Trecho da sentença:

“O fato é que o contrato de locação não foi celebrado com criminoso algum!!! O avião estava arrestado pela Justiça Federal da 1.ª Vara de Mato Grosso do Sul e, por ordem deste mesmo Juízo, arrendado a terceiro com a incumbência específica de alugar o avião a qualquer um e auferir renda. E antes, após o arresto judicial, quem utilizava o avião ? A Polícia Federal em suas missões!”

“Assim, a aeronave Cessna Citation, prefixo PT-LVF, utilizada pelo autor da ação (Anthony Garotinho), repita-se, foi alugada da empresa de táxi aéreo Suprema Comércio e Serviços Aeronáuticos Ltda., conforme comprova a nota fiscal n.º 231, de 21/03/2006, emitida contra o PMDB – Partido do Movimento Democrático Brasileiro."

O estrago, proporcionado pela matéria em questão foi gigantesco, decisivo para o resultado da campanha presidencial que reelegeu Lula. Com o poder de circulação e de veículo formador de opinião que é a Veja, ela usa e abusa de expedientes eleitoreiros para manipular leitores( e eleitores). Matérias, são publicadas de forma parcial, servindo a interesses de terceiros. E não é de hoje.

O pior, é que uma retratação, nem sempre, tem o mesmo efeito e divulgação de uma matéria mentirosa, publicada de forma sensacionalista. Encontrei esta notícia, no blog do Garotinho, não vi repercussão em nenhum outro meio.

fonte:blog do garotinho

Um comentário:

Pensamentos diários sobre a vida Cristã disse...

Bom dia,

Estou lançando um site de videos, onde vc pode encontrar ou sugerir os videos de seu Levita favoríto,
La vc encontra Regis danese, Ludmila etc.
Algumas Mensagens e testemunhos.
Pode comentar, pedir novos vídeos, postar um artigo.
Venha participar desta novidade
http://palavraevida.webtvbr.com

Grato

Carlos Duarte