A Estrela de Belém




"Tendo Jesus nascido em Belém de Judéia, em tempo do Rei Herodes, eis que vieram Magos do Oriente a Jerusalém, perguntando: "Onde está o Rei dos Judeus, recém-nascido? Com efeito, vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo."Mateus 2,1-2


A primeira explicação astronômica que se procurou dar para a “Estrela de Belém” foi que teria sido um cometa. (Essa imagem ainda é muito forte no imaginário popular; onde freqüentemente a “Estrela de Belém” é representada como uma “estrela com cauda”.) Cometas possuem “caudas” que parecem apontar para algum lugar. Dependendo de onde vemos o cometa, temos a impressão dele estar apontando pra esse ou aquele ponto do horizonte. Visto do local adequado o “Cometa – Estrela de Belém” daria a impressão de estar apontando para Belém. Além disso cometas aparecem, desaparecem por algum tempo (quando passam próximo do Sol) e reaparecem; isso em períodos de alguns meses (compatíveis com o tempo suposto da viagem dos magos).


Se a “Estrela de Belém” foi um cometa, que cometa teria sido?


Cometa Halley

Um cometa sempre volta em períodos regulares. Quantas vezes mais o “Cometa – Estrela de Belém” teria se aproximado do Sol, depois da época do nascimento de Jesus? Seria ele um cometa conhecido e catalogado? Astrônomos do século XVI propuseram haver sido a “Estrela de Belém” o cometa Halley. Na época acreditava-se ser o período do Halley um pouco menor que o conhecido atualmente. Acreditava-se assim que o Halley havia “passado” no ano 1 antes de nossa era. Hoje sabemos que o Halley “passou” no ano 12 antes de nossa era. Muito cedo para estar associado ao nascimento de Jesus.

Nenhum dos cometas conhecidos, segundo os dados hoje catalogados, passou por aqui, capaz de ser visto a olho nu, entre os anos 7 antes de nossa era e o ano 1 de nossa era; período admissível do nascimento de Cristo. Astrônomos chineses, entretanto, registraram “uma nova estrela” na constelação de Capricórnio, no ano 5 antes de nossa era. Essa nova estrela poderia ser um cometa (os registros não dizem se essa nova estrela se movimentava em relação às estrelas de fundo, caracterizando-se assim como um cometa) ou uma “estrela explodindo”. Estrelas “explodindo” são conhecidas como “novas” ou “super-novas”.

Teria sido a "novae"?

Chamamos de “Novae” (plural de “Nova”) àquelas estrelas que subitamente têm seus brilhos aumentados de dezenas a centenas de milhares de vezes. Muitas vezes uma estrela que só pode ser observada com potentes telescópios, no espaço de algumas horas ou dias se torna um dos objetos mais brilhantes do céu, permanecendo assim por alguns dias ou semanas.

Interpretamos esse fenômeno como o resultado da interação entre duas estrelas próximas (sistema binário) onde uma delas, “velha e exaurida”, vai “colhendo e acumulando” combustível (hidrogênio) de sua companheira. De tempos em tempos (centenas de milhares de anos) esse material acumulado atinge massa crítica e dá-se início a um violento processo de queima (explosão), surgindo assim a “Nova”. O único registro de “novae” no tempo admissível do nascimento de Jesus, que temos notícia, foi feito por astrônomos chineses, na constelação de Capricórnio, no ano 5 antes de nossa era. Teria sido essa “nova” a “Estrela de Belém”?

A Dança de Jupiter

Atualmente tem aumentado o número dos que acreditam que Herodes morreu no ano 1 antes de nossa era; sendo então plausível o nascimento de Jesus nos anos 4, 3 ou mesmo 2 antes de nossa era.Em setembro do ano 3 antes de nossa era, Júpiter se aproximou de Régulus, a estrela mais brilhante da constelação de Leão. Essa constelação era considerada a constelação dos reis e também estava associada ao “Leão de Judá”. Seria esse o sinal que levou os magos a iniciarem sua jornada?

Em outubro houve uma conjunção entre Júpiter e Vênus, também na constelação de Leão. No ano seguinte, em fevereiro e maio aconteceram outras duas conjunções entre Júpiter e Régulus. Em Junho houve uma conjunção entre Júpiter e Vênus . No ano 2 antes de nossa era, Júpiter realizou um “loop” no céu (movimento retrógrado), onde inverteu a direção de seu movimento em relação às estrelas de fundo (esteve então estacionário) no dia 25 de dezembro. Seria essa a data da chegada dos magos a Belém?

A indefinição da estrela
Parece difícil chegar a qualquer conclusão sobre o assunto. A própria concepção dos três Reis Magos é deficiente. Surgiu no século VI d.C., quando seu número foi fixado devido a natureza de seus presentes. Mas segundo a tradição oriental, foram 12 os Magos que visitaram Jesus.

Qual teria sido a estrela vista pelos magos? O estudo deste fenômeno, é importante para o enriquecimento da história narrada nos Evangelhos, contudo, o impasse gerado pela não definição do astro que guiou os magos, não apaga, de forma alguma, o acontecimento mais importante da humanidade. Jesus, era a Luz, que chegava ao mundo, para aniquilar com as trevas. Céu e terra, festejavam seu nascimento. A Estrela, apontava o caminho para os homens. Os homens (magos) se curvaram diante da Majestade do Menino.

A ciência ainda não desvendou o mistério da Estrela de Belém. A Estrela, contudo, revelou o mistério que estava gurdado com Deus, para fazer viver os homens: Nascia Jesus, O Salvador da humanidade.

Fonte: observatório da ufmg

2 comentários:

Mariângela Domeniche Perdomo disse...

Olá minha amada irmã Wilma, obrigado pela visita em meu blog, to meio parada ultimamente, estou sem internet, mas logo estarei de volta. Seu blog continua uma bênção. deus te usa com tanta sabedoria!!! Te desejo minha amada muitas bênçãos, que o Ano de 2010 seja de muitas realizações para você e sua família, que a paz do Nosso Senhor Jesus cristo seja sobre o seu lar e Sua luz ilimine a cada dia mais suas vidas. Beijos!!!

Anônimo disse...

"Deus é todo poderoso,de modo que a ele todas as coisas são possíveis,elaboram muitas teoria para a estrela de belem,com o objetivo de obscurecer o poder de Deus,isso é uma forma de descrença em Deus,Deus com o seu poder pode ter movimentado aquela estrela para direcionar aqueles homens privilegiados para verem jesus!