Coréia do Norte - Cristãos Em Campos de Concentração




Localizada na metade setentrional da Península da Coreia, no leste asiático, a Coreia do Norte é caracterizada por altas montanhas separadas por vales estreitos e profundos. Densas florestas cobrem cerca de dois terços do país. A população norte-coreana é de pouco mais de 23 milhões de pessoas. Etnicamente, ela é constituída quase que totalmente por coreanos (99%). Há um pequeno número de chineses e japoneses. Segundo estimativas do governo, 70% da população não professa nenhuma religião. O restante segue crenças asiáticas como xamanismo, confucionismo ou budismo. Há grupos cristãos de protestantes, católicos e ortodoxos.

Quase 100% da população é alfabetizada e tem acesso à educação. A população sofre com a fome - 36% dela é subnutrida. Há abertura para organizações humanitárias atuarem a fim de aliviar a fome da população, mas os esforços não são suficientes. Isso acontece parcialmente por causa da corrupta liderança das forças militares. Eles interceptam muitas cargas de alimento e desviam-na aos seus soldados. O próprio presidente Kim Jong-Il disse, certa vez, que só precisa que 30% da população sobreviva.



Religião
Números não estimados. O Estado é ateu

Perseguição
Severa



Confinamento psicológico

A forma "juche" de pensar que, em síntese, personifica a superioridade e a autonomia absolutas da nação coreana e a absoluta adoração do homem e suas realizações são catalisadas na liderança absolutista, em um sentido intelectual, prático e moral, do amado "eterno" presidente Kim Il Sung, e o líder atual, seu filho Kim Jong Il. Com a influência do pensamento "juche", o pai morto e o filho mantêm a Coréia do Norte com garras paralisantes.

O pensamento "juche"não é apenas um conjunto de fatos que são considerados verdades, mas também, e principalmente, uma forma de pensar totalitária, uma doutrina. As crianças são criadas nesse sistema, e os adultos doutrinados com informações que são apresentadas como verdades, e estas são reiteradas ao longo da vida.

Espiritualmente fechados

O país não é fechado apenas física e psicologicamente. O mais angustiante é que os norte-coreanos não são livres para crer no que querem. O principal e mais assustador é que o país também é fechado espiritualmente. Revela-se a extensão do sistema totalitário pela prisão e pela condenação à morte de muitos cristãos no país. Encorajam as crianças, em obediência ao "Grande Líder", a relatar quando vêem seus pais lendo um certo livro preto (a Bíblia) em casa e/ou orando. Encontros de fiéis são proibidos, além de serem fatalmente perigosos. O mesmo se aplica ao fato de possuir uma Bíblia ou de escutar um rádio que não esteja na estação controlada pelo Estado.

Este vídeo tem poucos acessos no You Tube. É o relato de Soon Ok Lee, uma cristã que milagrosamente foi libertada do campo de concentração na Coréia do Norte. Um testemunho que revela o sofrimento da Igreja perseguida e faz-nos refletir sobre nossa condição de cristãos.

6 comentários:

Mariângela Domeniche Perdomo disse...

Olá minha querida amiga e irmã em Cristo Wilma, nem preciso te dizer o quanto aprecio sua visita e seus comentários em meu blog, são muito importantes para mim. è com tristeza que vemos o quanto nosso Adversário (Satanás) tem trabalhado em meio as nações afim de impedir que a luz de cristo ilumine as trevas destes povos, mas uma esperança nós podemos ter, um dia todas as nações irão dobrar seus joelhos perante nosso Rei Jesus, e sei que quando Deus determinar um basta ninguém irá impedir o evangelho de chegar até os confins da Terra. Que Deus guarde a fé dos nossos irmãos da Coréia e continue a te usar afim de abrir nossos olhos!

Van Ramos® disse...

Olá Querida irmã vim retribuir a visita... amei seu blog.
Fica na Paz! No amor de Cristo, Família Ramos

@bloggerbrasilis disse...

Tudo bem?

Já li uma reportagem na Veja que a Coréia do Norte é um país em que ninguém ri. Uma repórter esteve lá e constatou isso. É um país muito triste para se viver!!!

Wilma Rejane disse...

Olá Hipolito!

" A alegria do Senhor é a nossa força" Ne 8:10.

Um país que por anos lidera o ranking dos perseguidores de cristãos não pode ser feliz.Oremos por eles.


Deus o abençoe.

Eltão disse...

ola seu blog e uma bençao , obrigado por passar no meu blog.

Celso Jardim disse...

Agradeço sua visita. Parabéns pelo seu blog; muito rico em informações. Quanto a este assunto, a experiência do povo de Deus Coreano é um exemplo do quanto as "fogueiras" da perseguição continuam acesas. Sinto que a benção que temos de professar nossa fé num país que nos dá essa liberdade, nos torna mais responsáveis em viver o evangelho em sua plenitude e em orar para que Deus proteja o seu povo perseguido.