Onde Está o Haiti !?



Passamos todos os dias por "haitianos" sem nos comover. Eles estão lá...entre os carros nos faróis das avenidas, nos lixões a procura dos restos que não servem mais a burguesia consumista da era globalizada. Estão debaixo dos viadutos ou amontoados nos barracos que quando não são destruídos pelo fogo, o são pelas águas das enchentes ou pelos deslizamentos barrentos. Estão nos canaviais trabalhando de sol a sol pausando apenas para comer suas marmitas frias. Estão nas praças cheirando cola ou nas cracolândias da vida no aguardo, quem sabe, de uma tragédia maior que os faça visíveis.

Cenas do cotidiano emolduradas num quadro que acostumamos a ver sem sentir. Aí me pergunto...se nossos próprios "haitianos" nos são invisíveis, como podemos ver os haitianos do Caribe? Ah, sim...a mídia...a mídia que se alimenta da tragédia não só para informar, mas também hipnotizar seus ávidos espectadores. Tragédia vende...dá IBOPE...sacia a curiosidade mórbida de seus consumidores.

Mas eis que a generosidade brota da tragédia. O mundo se une em prol do país desolado. Os governos e voluntários se mobilizam numa sinergia sem precedentes e o Haiti se torna visível. Descobre-se o Haiti! "O Haiti é aqui!...Não, não é aqui!", já dizia Caetano...Não poucos perguntam nessa horas...Existe mesmo um Deus? Se existe, onde está que não impediu tamanha tragédia? Pra que saber onde está Deus? Por que não perguntamos onde NÓS estamos??? Será que estamos onde deveríamos estar?

O fato de Deus existir fará de você um seguidor dEle? Te fará sensível as mazelas alheias em qualquer tempo? Ah, homem...és barro...barro frágil como teus semelhantes. Obra das mãos do mesmo oleiro. Se estás em posição de honra é por absoluto desígnio Divino e não méritos próprios. Hoje o homem se assombra com a fúria da natureza, amanhã, já envolvido pelos afazeres, se esquece. A reflexão é curta, pobre, rasa, quando não inexistente.

Eu digo que Deus existe sim, mas está tão invisível como estava o Haiti até a tragédia. Estou convencido pelo que entendo dos ensinamentos do Cristo, que não se verá Deus, enquanto não se olhar e VER aqueles que foram feitos à sua imagem e semelhança, de preferência enquanto estão vivos, se é que me entendem.

Marcelo di Paola
Devaneios de Um Pregador

Um comentário:

Anônimo disse...

PAZ! MEU NOME É RODOLFO. TENHO UM BLOG: prrodolfosilva.blogspot.com QUERO PARABENIZAR PELO0 BLOG....MUITO BOM MEMSO.