A Incrivel Planta do Negev



Cientistas israelenses descobriram como uma planta que floresce no deserto e que utiliza suas grandes folhas verdes para irrigar-se a si mesma, sobrevive melhor que suas congêneres de regiões desérticas. A planta, conhecida localmente como ruibarbo do deserto, da família Rheum palaestinum, é comum nos desertos de Israel e da Jordânia, e tem a peculiaridade de, com as folhas, captar a água da chuva e conduzi-la às raízes.

De acordo com os cientistas  Simja Lev-Yadon, Gidi Neemán e Gadi Katzir, da Universidade de Haifa, esse tipo de ruibarbo pode absorver 16 vezes mais água que outras plantas de deserto. "Trata-se do primeiro caso, no mundo, de uma planta que irriga a si mesma. Não conhecemos outra que atue da mesma maneira", disse o botânico Gidi Neeman.O ruibarbo cresce em Israel nas montanhas do deserto do Negev, onde as chuvas são particularmente fracas, de 75 milímetros anuais.


 
Sabemos que Israel é uma terra especial. Ela representa o começo e o fim da história entre Deus e os homens. Por este motivo, é também chamado de "O Relógio da Humanidade". Os olhos do mundo, não podem esquecer de olhar para Israel e de perceber os sinais proféticos que surgem dali.  Quando o Negev floresce, e aparecem plantas como está por lá, traduzo em mensagens de Deus para mim. Faço meu próprio sermão. Desprovido de superstição. Regando a Palavra no solo do coração.

"Aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação" I Cor 1:21

Se os desertos de Israel florescem e brotam plantas espetaculares, motivo de espanto para a ciência, cá estou, alimentando a fé como Abraão. Ser crente, é assim, como a "ruibarbo do deserto": Brotou da sequidão, não raquítica ou cheia de espinhos. Mas impressionante! Captando água do céu com suas grandes folhas e transportando-a até a raiz.  Essa loucura da pregação, é misteriosa! É a genuína mensagem da cruz. Que da tristeza faz surgir gozo. Da fraqueza, força. 

A ruibarbo do deserto não me é estranha.

Por: Wilma Rejane

Fonte: Estadão

5 comentários:

Silvio Araujo disse...

Amém! Belo post!

Eliana Penna disse...

Aleluia!!!
Graça e paz!

Pb. Gilmar Braga disse...

O Senhor Deus sempre faz maravilhas.

canaldapaz.blogstpot.com.br

Gilmar Braga disse...

O Senhor Deus sempre fará maravilhas, para se dar a conhecer aos que nele confiam. E estes serão como os montes de Sião (Sl 125)

Pb. Gilmar Braga

pastor vanelli disse...

Mestra, tiro certeiro. Parabéns pela visão evangelística. Demais. Abraço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...