O Mundo Invisivel




" E apareceu com o anjo uma multidão de exército celestial cantando ao menino Jesus" Lc 2:12


A "Onda" dos Anjos


Não é muito comum, em nossas orações, agradecermos a Deus pelo que não vemos. Geralmente cuidamos das coisas visíveis e pedimos que as invisíveis se tornem reais através da fé. Falo do mundo espiritual, dos anjos e seus exércitos que Deus, em sua providência ordena para Seu serviço e nossa proteção. Creio que um dos motivos pelo quais os cristãos não citam os anjos em suas orações é a "onda" mística, supersticiosa e por vezes herética que envolve esses seres. Eles são citados em horóscopos, numerologias e por aí vai. A história antiga já se utilizava dos seres angelicais como forma de magia, o apóstolo Paulo, certa vez repreendeu a Igreja de Colossos:

"Ninguém vos domine a seu bel prazer, com pretexto de humildade e culto aos anjos, metendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão" Cl 2:18.

Em 61 D.Ca "onda" dos anjos já tentava se instalar na Igreja cristã. Mas, ela ainda tem seus discípulos e vez por outra, ministros cristãos anunciam de seus púlpitos: “Olha o anjo passeando, com a bandeja de benção nas mãos"! Anjo vai, anjo vem... Este, não é o culto racional, tão pouco cristão, porque na "operação sobrenatural" não reina Cristo, mas a "carnal compreensão”.


O Mundo Invisível É Real

"Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos" Sl 91: 11.

Inúmeras passagens Bíblicas fazem referências aos anjos, auxiliando servos de Deus:Pedro, Eliseu, Abraão, Jacó e tantos outros receberam a visita desses seres celestiais. Certamente se nossos olhos pudessem ser abertos exultaríamos de espanto, ou mesmo desmaiaríamos como o profeta Ezequiel. O certo é que anjos existem, são reais e a despeito da nossa incompreensão estão agindo a nosso favor, agora mesmo e sempre. Quantas vezes já não recebemos livramentos de morte, de setas malignas e sequer nos damos conta?

Acreditar em anjos é Bíblico, o errado é coloca-los no lugar de Deus, prestar-lhes culto. No livro de Apocalipse, o apóstolo João ia ajoelhar-se diante de um anjo quando foi repreendido: "Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos , os profetas, e dos que guardam as palavras desse livro; adora a Deus" Ap 22:9. Visto que, a companhia dos anjos é uma ordem Divina para todos os que estão relatados nesse versículo de Apocalipse, adora-los é pecado, idolatria.


Um Anjo na Trilha


Franklin e sua bicicleta apelidada de "a guerreira" na trilha.

Em 2002 meu esposo foi aprovado em concurso para o magistério no estado do Maranhão, cidade de Araioses. Morávamos no litoral do Piauí, Parnaíba. Tínhamos nos convertido recentemente, nossa situação financeira não estava tão boa e ele ia de Parnaíba a Araioses de bicicleta 22 km, por uma trilha. Ele havia alugado um pequeno cômodo para se alojar nos três dias que ministrava aula. Saía de casa na terça feira e voltava na sexta. O caminho de trilha tinha muito barro, mato e três rios a atravessar. Em dois deles uma canoa transportava a bicicleta. Em uma de suas aventuras, a única canoa disponível em um dos rios falhou, ele atravessou o rio com a bicicleta nos ombros. A trilha era deserta, a viagem era feita próximo ao anoitecer. Vez por outra ele esbarrava em animais: gado, cavalos, cachorros, cobras, mas raramente em pessoas.

Certa vez, o pneu da bicicleta furou, a única bomba disponível estava quebrada. Ele prosseguiu na deserta trilha cheia de barro, empurrando a bicicleta e orando a Deus, foi quando um milagre aconteceu. Um senhor apareceu no pé de uma cerca com uma bomba nas mãos: “Precisa de ajuda?” Meu esposo relata que quase caiu de susto, mas naquela hora teve a plena certeza de que Deus enviara um anjo em seu socorro.

Por quatro anos meu esposo herói, fez aquele percurso. Minha vizinha assombrada dizia: “Irmã Wilma, aquela trilha é muito perigosa, coitado do seu Franklin”. Eu rebatia: a Bíblia diz “O Senhor dará ordem a seus anjos a nosso respeito, ele está guardado por Deus”.

Anos se passaram. Bendito seja o Senhor que nos prosperou e guardou! Hoje nos lembramos dos tempos difíceis com muita gratidão em nossos corações. Quão preciosa é a oração com fé. Quão poderoso é Deus que honra os que nele confiam.

Amigo, servir a Deus é o maior privilégio que o homem pode ter. Ele nos cerca de cuidados e não desampara em tempo algum. O coração e a vida entregues a Ele, está em seguro refúgio. O mundo invisivel e visivel, coopera a nosso favor.

Wilma Rejane.

Um comentário:

Tretswelt disse...

Minha irma fiquei tao comovida de ler sobre seu marido...me lembrei dos meus tempos dificeis em Santos onde eu evangelizava sozinha a noite pois nao tinha nenhum irmao que fosse comigo a noite nas favelas perigosas...sofri muito e era tao feliz pois sabia que o meu Rei mandaria seus anjos p me proteger...nunca me aconteceu nada.Eta Deus bao!(e mineirice mesmo,lembra da butina?).Vc ja leu esse mundo tenebroso?Fala de anjos como se nochmal se ve-los-ficcao crista.Eu li os dois e sei que minha certeza se fortificou,anjos existem e cumprem o seu papel de guardiaes do mundo cristao...Te desejo um bom fim de semana abencoado.Ore por mim pois vou viajar p Portugal sabado de ferias com meu marido.Beijo abencoado.Luciene.