O olhar de Jesus

.
João Cruzué

É notável a diferença entre o olhar de Jesus e o olhar dos homens. Nascidos em pecado, estes habituam-se desde cedo ao pessimismo, ao desprezo e à desconfiança. Ajustam o foco sobre as fraquezas, defeitos, explorando detidamente o lado mesquinho e hipócrita das pessoas. Jesus Cristo, a expressão viva do amor de Deus, não segue este padrão, quando examinamos sua maneira de olhar nas páginas do Evangelho.

Por exemplo: Quando Jesus viu Simão Pedro pela primeira vez, não criticou suas fraquezas, nem profetizou que o negaria - embora soubesse de tudo isso. Em lugar de uma taquara (significado do nome Simão) Cristo viu uma rocha - Cefas. É assim que Deus nos vê. Quando nos aproximamos dele, não aponta o dedo para nossas fraquezas para que murchemos e desanimemos. O olhar de Jesus procura por aquilo que há de bom em nosso interior, ainda que seja uma partícula boa em um milhão de defeitos. Se você procurar por Ele, vai ser bem recebido.

Quando Jesus viu o baixinho Zaqueu no alto da figueira, não zombou dele perante a multidão. Poderia ter dito: Eis aí, o chefe dos coletores de impostos mais corrupto de Jericó. Não, ele não fez isto. Todos diriam assim, mas Jesus olhava com amor. Foi por isso que disse: Zaqueu, desce depressa, pois hoje vou jantar em tua casa". Apenas um olhar e algumas palavras foram suficientes para produzir a mudança mais inesperada na vida do chefe dos publicanos de Jericó.

Quando Jesus viu o coxo junto ao Tanque de Bestesda, ele não viu um aleijado. Ele viu um homem que depois de 38 anos doente ainda tinha esperança de ser curado. Todos viam um coxo maluco, mas Cristo enxergava um homem andando normalmente, levando embora um leito sobre as costas.Quando Jesus olhou para a mulher adúltera diante daquele grupo de apedrejadores, ele não viu uma prostituta, mas uma jovem que precisava apenas de uma oportunidade para se levantar e nunca mais pecar.

Quando Jesus mandou retirar a pedra do túmulo de Lázaro, ele não enxergava um cadáver mal-cheiroso, mas via um velho amigo caminhando diante de uma família de pessoas críticas.Jesus vê uma rocha onde todos veem uma taquara. Jesus vê um convertido sincero enquanto todos enxergam um fiscal corrupto sem possibilidades de recuperação. Jesus vê um homem correndo e saltando, enquanto os conhecidos enxergam um coxo inútil e teimoso. Jesus não atira pedras em quem está caído. Jesus enxerga vida, onde todos já desistiram ou taparam o nariz por causa do mau cheiro. Jesus Cristo não vira as costas para quem bate à sua porta.

Esta fixação em procurar os defeitos e descobrir os erros das pessoas para depois dizer para todo mundo; esta ânsia de difamar, de derribar para produzir no criticado um sentimento de pequenez, de frustração, de desânimo revela, na verdade, algo interessante sobre a pessoa do crítico. Mostra sua necessidade premente de manipular as faltas alheias para dispersar o foco sobre si mesmo. Usa a crítica como capa para cobrir a própria nudez. Era porisso que o diabo só enxergava maldade no caráter do patriarca Jó.

Em tempos em que é tão fácil descer a "lenha" na vida de nossos irmãos, não custa perguntar: de que maneira estamos vendo a vida deles. Se apenas conseguirmos enxergar defeitos, e nada mais que isto, temos um problema grave problema de miopia espiritual.

O olhar de Jesus é misericordioso, para aqueles que buscam seu socorro. Se nossas virtudes resumissem apenas a uma única gota d'água no fundo de um copo vazio, Ele volveria seus olhos para ela e nos diria: Me alegra que isto esteja em teu coração. Este é o olhar de Jesus.

http://olhar-cristao1.blogspot.com

15 comentários:

Mariangela disse...

Olá, minha querida irmã e amiga! Que palavras maravilhosas as tuas, vêm como bálsamo, quando na corrida do dia-a-dia nos esquecemos do olhar doce de Jesus.
É maravilhoso saber que este olhar está sobre nós, e que por este olhar de amor e misericórdia fomos salvos da ira.
Como eu daria tudo pra ver este olhar face a face, mas esta é a nossa esperança a qual devemos aguardar pacientemente e com fé! Que Deus te abençoe grandemente e continue a te usar como vaso precioso em Suas mãos. Bjs!!!

Wilma Rejane disse...

Olá, amada Mariangela!

Que boa surpresa! Amiga, esse texto é mesmo uma benção, mas não foi escrito por mim e sim pelo querido companheiro de blogosfera João Cruzué.

Obrigada por sua amizade, de vez enquanto nos ausentamos uma da outra... mas nisso já vão três anos que permanecemos fieis nos encontros (e desencontros) em nossos blogs.

Deus a abençoe, abundantemente.

Unknown disse...

A paz q jesus te abenções seu cantinho e lindo..

Wilma Rejane disse...

Chris,

Obrigada.

Deus a abençoe.

Pr Gleiner Dutra disse...

A Paz do Senhor!

Wilma Rejane, sirvo ao Senhor na Igreja Torre de Oração em Sta Luzia -MG, quero te dizer que suas postagens tem me edificado muito, que o Senhor Jesus Cristo lhe acrescente ainda mais graça nas futuras mensagens e que Deus te abençoe muito. Temos um blog endereço. igrejatorredeoracao.blogspot.com vç é está convidada a participar conosco deste blog. A Paz

Wilma Rejane disse...

Amém Pr. Gleiner!

Em oração ao Deus que tudo vê e pode, rogo para que sejas grandemente abençoado em seu ministério.

Muito obrigada por sua bondade compartilhada.

Em Cristo.

Anônimo disse...

O encontro com o Senhor JESUS faz com que possamos olhar para o nosso interior e quando isto acontece refreamos todo e qualquer tipo de julgamento que até então faziamos em relação ao nosso proximo porque na verdade tudo o que até então pensavamos estar nos outros esta na verdade em nós e quando reconhecemos isto passamos a receber o tratamento que o SENHOR ministra em nossos corações e que faz com que passamos a olhar como JESUS olha fazer como JESUS faz queremos a todo custo espelharmos no mestre e algo maravilhoso acontece encontramos o AMOR aprendemos o significado da palavra AMOR tudo se trasnforma tudo se faz novo o amor passou a fazer parte de nossa vida.
Deus abençoem

Unknown disse...

Prª. tenho lhe conhecido, no pouco que acompanho seu trabalho.
Que benção!
Temos sim, que tampar os ouvidos para palavras torpes e fazer valer a confiança em que Cristo depositou em cada um de nós.
É um grande prazer poder compartilhar...
Prª. Márcia Araújo

Amanda Mélo disse...

Amei esse texto! É revelador! Às vezes passamos desapercebidos pelos textos bíblicos, e perdermos as verdades que Deus quer que saibamos! Como é bom ter a companhia do Espírito Santo na sua vida e na na de todos que por Ele pedem para entendermos as passagens!
Que Deus te abençoe cada vez mais!

Erilva Leite disse...

Suas palavras finais enxeram o meu espírito...
" Se nossas virtudes resumissem apenas a uma única gota d'água no fundo de um copo vazio, Ele volveria seus olhos para ela e nos diria: Me alegra que isto esteja em teu coração. Este é o olhar de Jesus".
Também creio que Cristo nos compreende de uma forma tão extraordinaria que não adianta tecer comentários se você já foi tão precisa com suas palavras... Por intermédio do Espírito Santo - você derramou seu bálsamo
aliviando muitos corações sedentos de uma palavra edificante...

Mateus Emilio Mazzochi disse...

Paz do Senhor, bela postagem. Estou procurando a cada dia eliminar o julgamento. É muito fácil julgar o próximo, mas o nosso objetivo enquanto estamos a palmilhar a terra é o de nos aproximarmos de Jesus e seu modo de agir em qualquer situação, e sermos verdadeiros cristãos. Deus a abençoe.

ALEXANDRE MARTINS disse...

Que este meus comentário encontre Tu o vaso de honra em perfeita PAZ e harmonia com DEUS Pai.Sou eternamente grato pela vossa dedicação em escrever maravilhosas linhas de entendimento sobre revelação da palavra de DEUS.Oro a DEUS Pai pra que Ele aviva mais ainda este grande talento que te deu ,bem sei que Tu dara conta a DEUS,mas me alegro no coração pois serei testemunha a seu respeito que fizeste o melhor tenha PAZ O VASO DE HONRA

missionária disse...

Que palavra amada irmã!!!
Deus falou comigo e com certeza repassarei esta linda mensagem que te foi dada da parte do Altíssimo, que na sua simplicidade toca no profundo da alma.
Que o Senhor continue te usando.

Danilo disse...

meu Deus quem entendimento, maravilhoso: amei a mensagem minha querida que Deus venha multiplicar seu conhecimento e te abençoar com benção paz e a graça seja contigo

Unknown disse...

DEUS FALOU COMIGO E DEUS MANDA EU FALA UMA COISA AQUI AQUIETAI-VOS E SABEI QUE EU SOU DEUS AMÉM ESPERA COM PACIÊNCIA NO SENHOR JESUS CRISTO AMÉM...DEUS É NA TUA VIDA MEU IRMÃO MINHA IRMÃ...