Filosofia e Fé

 "Porque pela graça sois salvos por meio da fé; e isto não vem de vós é dom de Deus" Ef 2:8


Essa semana encerro um período do meu curso de Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí, o curso acontece em período intensivo e de férias. Confesso  estar me sentindo um tanto cansada, trabalhos e muita leitura. Estamos tendo o privilégio de ser orientados por excelentes professores, mestres, e doutores que muito têm nos motivado. Percorremos as linhas sobre Descartes, Sócrates, Platão , Aristóteles, profundamente encantados pela sabedoria comum a estes personagens da história.

A Filosofia me conquistou, porém não mais que a Teologia. Esta é a Verdade Única e absoluta, enquanto aquela é a busca da verdade através do método, do discurso. Tenho tido um certo cuidado para não me deixar arrebatar definitivamente pela dúvida comum ao método de filosofar. Certamente filosofar é  ser sábio por não se conformar com o que os sentidos alcançam, mas isto pode levar a insensibilidade, a um caminho  de muitos atalhos, embora não seja este o objetivo da filosofia. O correto é aprender a exercitar o pensamento como um ourives que purifica o ouro, o resultado pode ser e não ser o que gostaríamos que fosse, mas é o real,  purificado pelo método da especulação.


Em espírito contrito e oração, enlevo minha alma aos céus


em gratidão por tão grande dádiva de conhecer O Caminho da Salvação. Este me arrebata total e absolutamente, sem deixar espaço para outras formas de crer e viver. Filosofia não é considerada ciência, contudo através dela concluo que é plenamente possível a união entre fé e ciência. Sei que o aprofundamento da ciência me aumenta a fé. Não procuro compreender minha fé através da ciência, mas compreender toda ciência com a fé que me foi dada. É claro, me espanto, me engano, me oponho e me encontro.

Constrange-me a incomparável sabedoria de Jesus e seu amor por nós.  O mundo vive uma nova era em que a ciência se multiplica se une e rivaliza com os homens, porém nem toda ciência do mundo é capaz de oferecer paz, segurança, felicidade, esperança e Salvação. Somente em Jesus reside o principio e o fim de todas as coisas, sendo Ele mesmo o motivo de nossa existência. No pensamento de Descartes que tentou explicar a perfeição do Universo comparando-a a um relógio, vejo Jesus a  dirigir o tempo. Ele conhece o que foi, é e o que há de vir:   “Alguém arrumou cuidadosamente as peças de um relógio para que funcionasse de maneira perfeita”, as peças que o compõe não foram colocadas aleatoriamente, caso contrário, o relógio não seria relógio.

Deus é este relojoeiro da obra de Descartes, criou e ordenou  de forma tão perfeita que tudo subsiste por toda a eternidade: Astros, natureza, ar, água, fogo, humanidade. É isso. Deus é tudo em todos e nenhuma ciência seria possível sem Deus. A união entre ciência e fé é de certo modo até necessária. Deus conduz o tempo e também os avanços do ser, ter, pensar e viver. Se vivo, vivo para Ele, por Ele e com Ele. Se morro, a ciência não me leva ao céu, mas me faz delirar em vida por desvendar a perfeição da criação. A Ele toda a glória! “Esperamos no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis” I Tm 4:10 

Wilma Rejane

4 comentários:

Eduardo Medeiros disse...

rejane, acho imprescindível para um teólogo conhecer filosofia. sem querer entrar em discussões da fé, quero te perguntar uma coisa. você diz que

"A Filosofia me conquistou, porém não mais que a Teologia. Esta é a Verdade Única e absoluta, enquanto aquela é a busca da verdade através do método, do discurso."

você afirma que a teologia é a verdade única e absoluta, logo, você reputa a tudo mais, todo conhecimento humano como mentira?

e você não acha que a própria teologia é heterogênea, múltipla, pensada e tecida em diferentes modos de se crer para ser "única"?

gostaria de saber sua opinião sobre isso. no mais, aproveite bem o curso.

abraços

Wilma Rejane disse...

Oi Eduardo!!

Quando falo em Teologia como verdade Única e absoluta me refiro a essência da teologia que é o conhecimento de Deus. A qual das ciências cabe essa busca por Deus? A Teologia, é a isto que me refiro. E quando coloco Deus como sendo o conhecimento primeiro e essencial a todo o homem, afirmo que nisso consiste a Verdad Única, capaz de revelar o sentido da vida.

Sim a Teologia é heterôgenea, múltipla, pensada...mas o seu objeto de estudo (Deus) não. Ele é pleno e absoluto, por esta razão a considero como reveladora da Supremacia Divina.

Longe de mim reputar o conhecimento humano, mas o que não posso deixar de afirmar é que somos bem limitados diante do ilimitado objeto de estudo da Teologia que é Deus. Sabemos pouco, conhecemos o necessário e ainda assim continuamos falhos, não é mesmo?

Alguns teologos estudam deuses, eu busco a Deus com a fé que Ele me concedeu e a isto também chamo Teologia.

Obrigada Eduardo, você foi profundo em sua especulação heim? (risos).

Deus o abençoe.

José Luiz disse...

Graça e paz prª Wilma, parabéns pelo seu blog, ele é uma bênção e por isso já me tornei um seguidor e como ficarei feliz se você também seguir o meu, aguardo a sua honrosa visita, um fraterno abraço.

Wilma Rejane disse...

Oi José Luiz!

Somos conterrâneos! Você de Bananeiras eu de Campina Grande! Paraibanos encontrando-se pelos caminhos da net (rsrs)

Já fui lá no seu blog, estou seguindo e bisbilhotei um bocado, viu? (risos). Gostei demais de saber que o irmão exerce o trabalho de guarda municipal com o pensamento em Cristo, procurando agrada-Lo e bem servindo ao próximo. Até copiei uma frase que está no final de um de seus artigos:

"Se eu puder ajudar alguém a seguir adiante, mostrar o caminho certo, cumprir meu dever como cristão, que é divulgar a mensagem que Cristo deixou, então, minha vida não terá sido em vão". (Martin Luther King)

Obrigada Luis! Deus o abençoe.