Descansando em Deus e a Simbologia dos Camelos



 “Confia ao Senhor as tuas obras e teus pensamentos serão estabelecidos” Pv 16:3


Wilma Rejane

Ao estudar a origem da palavra “confiar”, nesse verso Bíblico, senti enorme alegria e conforto. No grego, ela tem origem em “galal” (Strong 01556) com o sentido de rolar, entregar, afastar, remover. A imagem é a de um camelo sobrecarregado.  Quando a carga está para ser removida, o camelo ajoelha-se, inclina-se para o lado e a carga desliza.

Isso é fantástico!! Deus está a nos dizer que não precisamos nos sobrecarregar, andarmos tristes, cansados e pesarosos, tudo que temos que fazer é nos ajoelharmos, declinarmos em Sua direção e deixar “a carga rolar” até Ele!


 
Em Josué 5:9 lê-se: “Disse mais o Senhor a Josué: ‘Hoje revolvi de sobre vós o opróbrio do Egito; pelo que o nome daquele lugar se chamou “Gilgal”, até o dia de hoje’”. Gilgal é “círculo de pedra”. Os israelitas viviam cercados com “as pedras” vindas do Egito.  Deus, porém desfez o círculo e “as pedras” uma a uma rolaram em Sua direção.


Então, queridos leitores, vamos aprender com os camelos?! Algo nos aflige? Estamos pesarosos, desanimados?  Ajoelhemo-nos diante do Senhor Deus, e confiemos a Ele “as pedras”, e Ele mesmo revolverá nossas aflições. Deixemos essa preocupação, angústia, ansiedade “rolar” na direção do Cordeiro de Deus. Ele tem cuidado de nós. Descansemos somente Nele: “Entrega teu caminho ao Senhor, confia Nele (deixa rolar as pedras para Ele) e Ele tudo fará” Sl 37:5. Amém!

Imagem: Cartão-postal com selo aposto emitido pela República Islâmica da Mauritânia, obliterado em 24/10/1966.

4 comentários:

Pitadasdilu disse...

Oi Wilma! Não há decisão mais acertada do que entregar nossa vidas nas mãos de Deus, tirar o foco de nós mesmos e olhar somente para direção que Ele quer.
Que Deus te abençoe amiga.
Bjos, Lú.

Wilma Rejane disse...

Oi Luciana!

Sabe o que também achei interessante nessa simbologia do camelo de "deixar rolar" ? É que para 'as pedras' rolarem não precisamos fazer esforço, basta irmos até Deus, como disseste "somente na direção Dele".

Deus a abençoe amiga.

Grande abraço!

Larissa Araújo disse...

Para marcar minha visita diária assídua nesse Blog, vou deixar meu comentário.
Os camelos são animais que entendem que precisam caminhar. Nós precisamos entender essa nossa caminhada espiritual até o Senhor, e fixar a ideia que precisamos caminhar, "somente na direção dEle"...

Parabéns, que Deus continue te abençoando. Graça e Paz flor.

Wilma Rejane disse...

Oi Larissa!

E as caminhadas são assim; ensinando e aprendendo...

Outra característica dos camelos é que Deus os adaptou perfeitamente para sobreviverem no deserto, daí eles caminham, caminham, carregando cargas, mas chega uma hora em que o refrigério vem é quando ajoelham e "deixam rolar" a carga.

Deus É a sabedoria, Ele também nos capacitou a enfrentar as estações da vida e sairmos vitoriosos.

Louvado seja Deus!

Obrigada querida, grande abraço!