Contemple a Beleza do Dia!

Rio Atitlan na Guatemala

" Não estejais ansiosos por coisa alguma..." Fp 4:6


 Wilma Rejane

Acordei pensando em atualizar o blog porque a postagem principal já estava a  dois dias em destaque, merecendo renovo. Sabe, isso acontece comigo. Vou navegando pela internet, procurando novidades e ao clicar em uma página que já li, mudo mais que depressa: O que não quero para mim, não proporciono aos leitores. Lei do Reino: “Ao Próximo com a ti mesmo” Mc 12:31

Essa tendência imediatista e voltada para novidades é uma característica da sociedade moderna . Nos aborrecemos facilmente se as coisas não “andam” assim em ritmo de rock pauleira. Queremos ser atendidos velozmente no comércio, em casa, no trabalho. Queremos chegar rápido aos nossos destinos, ouvir o alô do outro lado da linha já na primeira chamada... e por ai vai.  Os diálogos são apressados e superficiais e já não se tem tempo suficiente para conhecer melhor o colega de trabalho que está de óculos escuros escondendo os olhos inchados de chorar por algo que o aflige. Velocidade digital! Esse tic tac acelerado manda na gente e obedecemos, consciente ou inconscientemente.

Deixei de lado o “rock pauleira” e pensei: Quero “dançar valsa”, a beira do fantástico lago Atitlán na Guatemala, rodopiar ao som de Danúbio azul e abraçada com meu amado conversar baixinho ao seu ouvido. Acordei!  Tenho aula de Filosofia de 08h00min às 12, com direito a retorno às 14h00min e uma porção considerável de coisas para fazer. E o blog?!   Quem sabe a valsa de hoje possa ser um presente para meus leitores.

E na Universidade...




Kant, Hegel, Max Weber, Nietzsche, Schopenhauer e Ludwig Wittgenstein. Que aula!  Fizemos uma viagem no tempo sob as interpretações de Paulo Ghiradelli Jr.


Dancei valsa sim, contemplei a sabedoria dos mestres enquanto silenciosamente aprendi e muito. Nem senti o tempo passar, provei o “sabor e ritmo” de cada nota musical que ecoou naquele recinto. E já no final, quando suspirava pela beleza  do dia, começamos a discutir a filosofia de Max Weber.  Algumas lições desse ateu convicto encaixaram como uma luva sob meu pensamento matutino de “viver em velocidade digital”.

“Uma das mazelas do capitalismo, é que as mercadorias dão ordens aos sujeitos. Perdemos o poder de decisão e somos influenciados pelo poder de compra.”

Minha amiga Valdeniza ilustrou a aula sob o pensamento marxista com uma reportagem da Revista Isto é, intitulada: “Nove Países ricos serão ateus até 2050”. Sabem, esses países são ricos! Os sujeitos estão sendo levados pelo capital e esquecendo-se de Deus! Canadá, Austrália, Áustria, Finlândia, Irlanda, Holanda, Nova Zelândia, Suíça e República Tcheca.

Meu “sonho de valsa” evaporou com essa ideologia imbricada na Europa, a La Max Weber. A ditadura do capital, manipulando os sujeitos que se tornam cada vez menos sujeitos e mais capitais.

A vida mansa de contemplar cada segundo como uma dádiva Divina, perceber Deus nas “pequenas” coisas, dançar valsa às margens do tranqüilo Rio Atlitán, sabendo que Deus é o Senhor da música, do belo, da felicidade, das apaixonantes maravilhas da natureza, estão em baixa?! Deus já não fará mais parte da vida dos europeus?!

E o Blog Nisso tudo?!

Ser blogueira tem a ver com velocidade digital, esta por sua vez é tão exigente com a produção quanto o mercado de capitais. Viva a era digital ! Porém, não nos tornemos escrava dela. Não façamos como os nove países que remontam a ideologia Marxista de servir exaustivamente ao capital, excluindo Deus da história. 

Vamos “dançar valsa”, enquanto o pulsar dos bits e bits e bits nos convidam a “dançar” apressada e cegamente a melodia da vida.





Que Deus o abençoe e não esqueça dessa mensagem: deixe de lado a ansiedade e contemple a beleza do dia em ritmo de valsa.

Em cristo.

4 comentários:

andreza disse...

Paz querida,
No nosso corre corre,as vezes até mesmo de comtemplar o céu é bem dificil pois com tantos prédios,nos vemos perdemos,mas quando olhamos para o alto de onde vem nosso socorro vemos a grandeza de nosso Senhor é o melhor desta terra,a natureza sempre nos ensina a descansar e esperar somente em Deus,obrigada pelo post.
andreza

Wilma Rejane disse...

Paz Andreza,

Olhar para o céu, como contemplação, gratidão ou socorro é algo que me encoraja, e creio que a outros.

Não podemos deixar que a correria sufoque a beleza da musicalidade orquestrada a cada tic-tac do relógio, não é mesmo?

Glória a Deus pelos nossos dias!

Obrigada Andreza, Deus a abençoe amada.

Blog Desafiando Limites disse...

apz, amada.

certeza q Max Weber era "ateu convicto"? não foi ele que escreveu "A Ética Protestante e O Espírito do Capitalismo"?

dei uma rápida olhada na wiki (http://pt.wikipedia.org/wiki/Max_Weber) e não vi menção a isso...

bem, se for isso mesmo, pra mim será surpresa, embora não achasse que ele fosse um cristão ardoroso.

apz, querida.

wally.

Wilma Rejane disse...

A paz Wally!

Li a Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo na disciplina Sociologia, o livro não aborda apenas o fator religião, mas e principalmente um contexto socio-cultural, o que não é impossível para um ateu.

Os artigos biograficos relacionados a Max, geralmente não destacam a que religião pertencia ou em que cria, mas que era : Historiador,Filósofo, sociólogo, cientista politico. Contudo, alguns documentos - entre os quais um documentário da Abril sobre pensadores- traz Max como ateu.

Té mais Wally,
Deus o abençoe.