A Fé que vence o mundo





Wilma Rejane


 “E se tiverdes fé, como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: planta-te no mar e ela vos obedeceria” Lucas 17:6



O verso é bem pequeno, mas comporta grandes revelações:

  • Não é preciso ter uma grande fé para alcançar resultados extraordinários
  • Amoreiras não são plantadas no mar
  • Crer contra as circunstâncias inclui confessar

Se amoreiras não se plantam no mar, como desejar que algo assim aconteça? Jesus ao ensinar sobre o poder da fé para seus discípulos, deixa claro que ter fé é acreditar contra as circunstâncias e não apenas isso, mas falar de modo a demonstrar certeza sobre o cumprimento do milagre. Não vejo essa lição como parte integrante de uma cartilha sobre confissão positiva, poder das palavras ou algo parecido, mas sobre “ Fé e Espírito”.

“ E temos portanto, o mesmo espírito de fé, como está escrito: Cri, por isso falei. Nós cremos; por isso, também falamos” I Cor 4:13

Vivemos em um mundo turbulento onde diariamente somos conduzidos a uma atmosfera de desânimo e tristeza por conta das más notícias, doenças, enfim toda sorte de problemas. Temos portanto, a escolha de vivermos felizes ou infelizes. E você pergunta: escolha? Não tenho escolha, minha vida é um caos , ninguém me compreende, é muito fácil querer que tudo seja diferente se não está na minha pele, e etc e etc. Esse é o pensamento que verdadeiramente arruína nossa fé. É olharmos para tudo e todos como se felicidade fosse apenas um conto de fadas, distante de nossa realidade.


Mas, a Palavra de Deus diz: “ fale para a amoreira ir para o mar e ela ira”! Olhamos para o mundo e ele nos diz: “ As amoreiras estão na terra, não tem mais jeito, aqui é o lugar delas, as raízes já estão profundas, sem chances”. A Palavra mais uma vez diz: “ Creia, eu posso mudar, fale isso para você mesmo, para os outros, confesse que Deus é maior que toda circunstância e a amoreira vai ser desaraigada da terra para o mar”. Que utilidade teria uma amoreira no mar? As águas a levariam, os frutos de sua fé lhes serão bem mais úteis que as amoras.

“E há de ser que , ouvindo tú um ruído de andadura pelas copas das amoreiras, então saí à peleja; porque Deus haverá saído diante de ti, para te dar vitória contra os inimigos” I Cr. 14:15.

Davi recebeu vitória contra o exército dos filisteus, quando partiu de entre “as copas das amoreiras”, e Deus com ele.

Se nesse dia ou momento nós estamos a passear “por entre as copas das amoreiras”: inimigos que minguam nossa paz, forças destruidoras, adversidades. Deixemos as copas das amoreiras, falemos para elas irem para o mar. Firmemos a Palavra de Deus em nosso coração. Que ela seja nosso viver. Que nossa boca fale daquilo que o coração está cheio, para que Deus saia a peleja por nós. Deus tem compromisso com sua Palavra. Ele disse a Jeremias, e também através da metáfora de uma árvore, chamada amendoeira: “Eu velo por minha Palavra para cumprir” Jr 1:12.

Davi falou ao Gigante Golias: “Tu vens a mim com espada e com lança, e com escudo, eu vou a ti em Nome do Senhor Deus dos exércitos” I Sm 17:45. Jesus olhou para Lázaro na sepultura já a quatro dias e disse: Lázaro, sai para fora! E ele saiu!” Jo 11. Essas "amoreiras" foram desarraigadas!

Posso dizer que por muitos anos, andei por “entre as copas das amoreiras”: doente, triste, abatida, ansiosa. Mas quanto conheci a Palavra de Deus, Ele me recriou para uma viva esperança, conheci o tesouro mais precioso do universo : “Se a Tua lei não fora toda minha alegria, há muito que já teria perecido na angústia” Sl 119:92. É a Palavra de Deus que recria um novo mundo, que nos dá nova direção, alegria! Ela dessaraiga amoreiras e nos faz viver dos frutos incomparáveis da fé.

Em Cristo que tudo transforma!

3 comentários:

Sarah Iwabuchi disse...

Obrigado!

Unknown disse...

Muito legal sua reflexão, que essa fé possa ser viva em nossos corações todos os dias. A fé de mover o impossível! bjuss

Wilma Rejane disse...

Sarah e

Lorenza

Dois nomes muito bonitos.

Obrigada pela presença e gosto na leitura do devocional sobre a fé que vence o mundo.

Deus as abençoe,

No amor de Jesus.