Paraíso e Fé





Wilma Rejane


Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam.1 Coríntios 2:9


Viver por fé é algo misterioso que contraria a soberba humana. A vitória não é dos considerados grandes aos olhos humanos, mas dos que se fazem pequenos diante de Deus. Mal  persegue bem desde que Deus de forma miraculosa e poética criou o universo: " E viu Deus tudo quanto tinha criado, e eis que tudo era muito bom" Gn 1:31. A permanência do bom estava condicionada a escolhas humanas que em rebeldia ao Espírito de Deus dá ouvidos ao mal, disfarçado de agradável por entre as folhas de uma árvore, no mais belo dos jardins. E o homem queria ser deus, a soberba, o derrotou.

Mas o amor já havia sido instituído, como Principio de vida e existência que se renova em todos os cantos do Planeta onde brota sementes, corre rios, nasce o sol, brilham estrelas e desce a chuva a varrer a terra nos recôncavos mais íngremes das montanhas e desertos. Deus, já havia, desde o Principio, escolhido Amar o homem e salvá-lo novamente para o Jardim eterno, onde o mal jamais habitaria!

E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. Apocalipse 21:1-3

E Não importa quão longe esteja o homem desse jardim, quão distante desse tabernáculo, essa é a sua casa, projetada pela Trindade, ela se chama Felicidade! E os homens se tornam infelizes nessa busca de preencher o vazio que clama por encontrar o caminho de volta. E não há caminho que o complete, a não ser O que se revela como Principio, Meio e Fim: Jesus.

A Filosofia define a era atual como "o nada, o grande vazio, o elo perdido": a ciência se multiplica, as ideologias, teorias, tudo se volta para o homem e a ciência e por esses meios se explica (?) a vida. Darwin criou a teoria da evolução que jamais poderá oficializar-se como verídica: onde está o elo evolutivo entre natureza e homem? Não se encontra, nunca existiu!! O iluminismo, antropocentrismo ganha espaços cada vez mais ousados, porém, por mais que conspirem contra o maravilhoso mistério da criação (Deus), Ele existe de forma incontestável!

Olhos não viram, nem ouvidos ouviram o que foi preparado por trás das cortinas celestes! Quando Foram pronunciadas as palavras "Bereshit bará Elohim et há- shamãim vêt-há-árets" (no principio criou Deus céus e terra) Gn 1:1, o Cordeiro já estava preparado para ser sacrificado a nosso favor. Em favor eterno, como cheiro suave diante de Deus! Através Dele a ignorância e escolhas erradas, toda vida de pecado seria lavada, aleluia! E o homem encontraria enfim, o Caminho de volta ao Paraíso!

“Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso” (Lc 23.43)

Esse Paraíso que por dias e horas e fases tentam nos roubar, pondo espinhos nos caminhos, obstáculos. Esse Paraíso que não sai dos salvos porque de forma misteriosa os atrai mais que todos os manjares humanos. Esse é o lugar onde os filhos de Deus querem morar, é lá que estão nossos olhos e ouvidos. Isso é viver por fé. É saber que morrendo se vive e que se vive por amor Ao que nos resgatou. É viver na certeza de que a felicidade está dentro de nós como um tesouro que nos faz sentirmos ricos, ainda que traças e ferrugens consumam sonhos e nos gere lágrimas. O Paraíso é o Caminho que nos fortalece nas fraquezas, nos consola em meio a dor, Ele é a maior de todas as promessas! A que se cumpre na Cruz que nos abraça.  

Um comentário:

Unknown disse...

Wilma, vc tem o dom da palavra, ja li quase todas as suas postagens, fiquei maravilhado, me fez crescer. Que Deus absolutamente misericordioso, fez fluir em vc a grandiosidade do poder de expressao, o olhar agussado de ver em volta de si e das coisas a criacao e simplicidade de Deus.parabens!jorge- Esperantina Pi.