As ofertas do bem e do mal na solidão do deserto



Wilma Rejane


Quando estava prestes a iniciar seu ministério terreno, anunciando a chegada do Reino de Deus, Jesus é levado ao deserto e em quarenta dias de jejum e oração é confrontado por Satanás que lhe faz muitas propostas. A passagem é bem conhecida e recebe por título “A Tentação de Jesus”em todos os Evangelhos. Sempre que leio, penso em quanto esse momento foi decisivo para história da humanidade. Bastaria um sim de Jesus e todo o plano salvífico estaria fracassado. Bastaria um vacilo, um acenar de cabeça concordando com o diabo e tudo estaria consumado em desgraça e maldição para os homens. 

O diabo não tem sucesso em suas investidas e Jesus, de forma objetiva, sem longos discursos,  pronunciando a Palavra de Deus, vence o mal e consuma na cruz do calvário a salvação que nos é dada. Na cruz, Ele resgata o que havia se perdido no Éden, quando Adão e Eva, dizem sim a serpente e acatam a sugestão diabólica de que “ sereis como Deus, sabendo o bem e o mal e não morrereis” :

“E vendo a mulher que aquela árvore era boa de se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela”. Gn 3: 6

No deserto da Judeia, lugar seco, sem pomares, o diabo aparece usando elementos naturais, típicos do ambiente, para tentar Jesus: “transforma essa pedra em pão e come, porque estás com fome” Lucas 4:3. A árvore proibida do jardim, aquela que Eva já havia visto e rodeado tantas vezes, foi nela que a serpente se enroscou. Porque o mal não chega de forma espantosa, nos assombrando com suas propostas. Ele aparece em nossa rotina, no dia a dia, assim como uma tênue linha no tempo separando abismo e paraíso. 

Na igreja, na família, no trabalho, em lugares de nosso convívio,  o mal aparece disfarçado de bem, porque sua essência é a mentira e quando domina sua presa, se revela como angustiante e terrível, mostra suas garras com objetivo tão somente de roubar e destruir  vidas: “porque não há verdade nele, e fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira” João 8:44. Ele não falou a verdade para Eva, nem para Jesus, também não falará para mim e para você.


Percebam que ao longo das narrativas Bíblicas, reais e proféticas, o mal tenta desviar os servos de Deus de seus caminhos, das promessas Divinas, fazendo-lhes propostas que aparentemente não apresentam perigos, pelo contrário, até soam bem como se fossem a melhor e mais agradável solução para o que de maior aflige o coração. Isso mesmo, o mal escolhe “o ponto fraco, o calcanhar de Aquiles” e ali destila seu veneno, aos poucos, até nos fazer acreditar que o que vivemos, é de fato a melhor das opções. Foi assim com Adão e Eva, com Moisés, com Abraão, com Davi, com sansão, com Jesus, com apóstolo Paulo. 

Não nos enganemos, essa história ainda não terminou, eu e você somos alvos das estratégias malignas de Satanás que dia após dia é encarregado de nos desanimar,  a fim de que façamos escolhas erradas, segundo as necessidades que nos afligem. Moisés teve que optar entre ser chamado “filho da filha de faraó e viver no luxo do palácio a ser mensageiro de Deus conduzindo os israelitas no deserto” (Hb 11:24,25). 

A promessa para Sara e Abraão era sobre Isaac, mas antes disso, existiu Agar e Ismael (Gn 16). O que dizer de Davi com Betseba? Ela apareceu para ele, por entre as janelas do palácio, banhando em seu quintal e Davi deu uma primeira olhada, e mais uma, e mais uma, até por fim ser vencido ( II Samuel 11: 1-27). Sansão foi enganado por Dalila, aquela que parecia ser um grande amor. Apaixonado, Sansão não percebe que ela havia sido contratada com o fim específico de destruí-lo. Sansão parecia mesmo está vivendo um paraíso, mas o fim, era o abismo, porque o diabo mente, até  dominar sua presa e revelar seu cativeiro. 

O diabo não faz pacto de fidelidade com ninguém, essa não é sua essência. Ele faz o ladrão roubar e ainda ser preso para viver seu inferno. Faz o drogado se drogar e perder a confiança da sociedade. Um abismo leva a outro abismo (Salmo 42:7). Apóstolo Paulo, se tornou um homem de relevância para o cristianismo, antes disso, porém, mergulhou no abismo da religiosidade: “Mas o que para mim era ganho, reputei-o perda, por CristoJesus” ( Filipenses 3: 5-14)

É claro que o homem tem sua parcela de culpa pelos males cometidos, o diabo não é irresponsável sozinho. Mas a quem Deus deu o direito da escolha? Ao homem, e cada um está livre para escolher até mesmo não ser livre. E para cada proposta que nos é feita existe bem e mal:”Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição;A bênção, quando cumprirdes os mandamentos do Senhor vosso Deus, que hoje vos mando; Porém a maldição, se não cumprirdes os mandamentos do Senhor vosso Deus, e vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes.” Deuteronômio 11:26-28. E só poderemos escolher entre bem e mal, se ambos se apresentarem para nós. 

Jesus escolheu o bem quando o mal estava bem diante Dele. Escolher, é algo que tem inicio em nosso interior, por essa causa, diz ainda a palavra: “cada um é tentado quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência, depois, havendo a concupiscência concebido, dá a luz a pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte” (Tiago 1:14,15)

Os planos de Deus não se frustram

Sabem de algo incrível que percebi lendo os Evangelhos?! É que para cada proposta, feita a Jesus, por Satanás no deserto, Deus suscitou algo muito maior!  Não, não, as propostas feitas no deserto da Judeia, não eram o que de maior poderia ter acontecido a Jesus Nazareno! O diabo mentia para Jesus, o momento era grandioso, decisivo, mas o que ele propunha para Jesus era muito pouco, diante do que Deus havia reservado.


  • “Disse-lhe, então o diabo: Se és filho de Deus, manda que esta pedra se transforme em pão” (Lucas 4:3)

Jesus não transformou apenas uma pedra em pão, mas cinco pães foram multiplicados para mais de cinco mil pessoas. ( Lucas 9:10-17) Ele não quis matar a própria fome, mas a fome da humanidade, sendo Ele mesmo O Pão da vida ( João 6:35).

  • “Disse-lhe o diabo: Dar-te-ei toda esta autoridade e a glória desses reinos, porque ela me foi entregue, e a dou a quem eu quiser. Se me adorares, tudo será teu” (Lucas 4:6-7)

O mundo jaz do maligno e ele domina o presente século ( I João 5:19), mas Jesus recebeu de Deus autoridade para dissipar as trevas, vencer o maligno, através da obediência ao Pai e do amor por nós. Ele é o Nome que está acima de todo nome, autoridade e poder para salvação, somente em Jesus Cristo se encontram  ( Lucas 4:32, 5: 24). 

“Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.” Filipenses 2:7-11

  • “Se és o filho de Deus, atira-te daqui abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e eles te sustentarão nas suas mãos para não tropeçares em alguma pedra”. Lc 4: 10-12.

Primeiro o diabo leva Jesus para um lugar muito alto e depois pede que Ele se jogue de lá. A glória do mundo traz infelicidade. Alcançar fama e sucesso pode ser prazeroso. O status, reconhecimento, louvores, dinheiro e tudo o mais sem a presença de Deus na vida é como esse abismo proposto por Satanás, e quantos não o vivem?

Jesus não buscou a glória do mundo, mas recebeu fama e glória pelas mãos de Deus. E sabe o que me chamou à tenção? É que os fariseus quiseram jogar Jesus de cima de um monte em Jerusalém, eles estavam revoltados com a fama alcançada por Jesus, com as tantas vidas que estavam sendo curadas. Os fariseus estavam perdendo lugar, atenção, sendo relegados e feridos naquilo de que mais se orgulhavam: Religião.

“ E, levantando-se, expulsaram-No da cidade e o levaram até o cimo do monte sobre o qual a cidade estava edificada, para de lá o precipitarem abaixo, mas Jesus passando por entre eles, retirou-se” Lc 4:29-30. Um acontecimento narrado imediatamente após a tentação do deserto. Os corações dos fariseus estavam cheios de raiva e também inflamados pelo diabo. O cristão que se entrega inteiramente ao serviço do Reino de Deus, irá encontrar oposição. Quanto maior a obra, maiores os inimigos. Apóstolo Paulo confidenciou nas epístolas: “porque uma porta grande e eficaz se me abriu;e há muitos adversários” I Cor 16:9.

Jesus não tropeçou em pedra alguma, mas Ele mesmo foi ( É) a Pedra em que muitos tropeçam.(Atos 4:11) quando não creem, quando O rejeitam. Ele foi morto e ressuscitado, e por essa o diabo não esperava. Ele pensou haver derrotado Jesus, escarneceu Dele em todo o tempo ao caminho da cruz: “ se tú és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo” (Lucas 23:37). Quanta semelhança entre a fala dos soldados romanos e a do diabo no deserto. Mas Jesus não precisava provar que era filho, Ele sabia que era.




A voz do mal

Sempre tenta nos afastar do amor de Deus, colocar dúvidas em nossa mente sobre o amor que nos salva ( Jesus Cristo). O mal se apresenta como o pão, em tempos de fome. Como saber discernir? Como escolher o que vem de Deus? Nenhum de nós está livre de escolhas erradas, eu já errei. Já me enganei entre bem e mal. Entre vontade humana e direção Divina. Sei que não sou super e que super-homens não existem, a não ser na teoria de Nietzsche e nas telas do cinema. E estes, são igualmente miseráveis porque representam uma utopia. O homem não pode viver sem Deus e o super do cinema, sequer voa, a não ser quando sustentado por cabos de aço. 

Necessitamos buscar a Deus todos os dias, como se fosse nosso último dia de vida. Porque é no deserto que bem e mal se encontram, é em um coração humilde e contrito, totalmente dependente de Deus, que se ouve Sua vontade. A maravilhosa notícia é que perto de Deus, erros nos transformam em pessoas mais fortes e melhores, não como uma doutrina de carma ou evolução, como creem algumas religiões, mas em pessoas mais próximas do Filho Jesus, por amor e temor ao Pai.


Erros, podem ser perdoados, e o são a todo que pede perdão e se arrepende. Mas as consequências existirão. Abraão sofreu as consequências de uma escolha errada, Ismael filho de Agar, provocou tantas desavenças e conflitos que perduram até nossos dias. Davi, pelo pecado do adultério, pagou caro, muito caro: viu morte e desgraça em sua família. Sansão perdeu literalmente a visão porque a visão do Reino já lhe era perdida. Mas a todos esses, Deus ressuscitou sonhos e promessas. Os fez acreditar novamente, porque as misericórdias do Senhor, se renovam a cada manhã e não têm fim ( Lm 3:22). Porque os planos de Deus não se frustram, na vida dos que O amam e O buscam com todo o coração. Selá.


Não tenhamos medo

De renunciar ao mundo e recebermos a Jesus Cristo em nosso coração. O que Ele tem a nos oferecer é maior e melhor que toda proposta do mal. Olhemos para a tentação no deserto, ela nos diz que mesmo que sejamos fracos, a Palavra de Deus nos torna fortes. “Porque o Senhor é a minha força”. ( Habacuque 3:19) . Quarenta dias sem comer e sem beber, o corpo fraco, mas o espírito forte, porque estava alimentado com a Palavra de vida, a Única capaz de livrar o homem do inferno e da morte eterna, a Única capaz de nos dirigir com segurança nas escolhas da vida. A Palavra, é o maior sinal de que Deus nos ama e Se revelou para humanidade, através de Jesus. Lembremos que bem e mal se encontram no deserto, da vida e da morte. Bem e mal, sobre essas escolhas está firmada nossas vidas.


Deus o abençoe.

7 comentários:

rosana disse...

Oi amiga...é bem assim mesmo que o inimigo nos ataca,ele sabe o ponto certinho pra nos atacar,mas louvo ao meu Deus em Cristo Jesus.. que somos libertos pelo sangue de CRisto... que somos selados de todo mal,o diabo pode se levantar.,mas cairá rapidinho...aleluia!! bjs querida..que post maravilhoso...fik na paz.

Claudia Paiva disse...

Graça e Paz do Senhor Jesus, irmãos Wilma Rejane, João Crusué e Wallace Sousa!

Indiquei este site ao Prêmio Dardos. Por favor, visitem o meu blog para verem a indicação e fiquem na liberdade para darem sequência às indicações do prêmio.

Deus os abençoe!

Em Cristo,

Claudia Paiva (Claudia Sunshine - meu apelido no meu blog)

http://blogdosultimos.blogspot.com.br/2012/11/blog-dos-ultimos-recebe-indicacao-ao.html

pastosverdejantes disse...

Olá Wilma,
esta mensagem é uma benção para nossas vidas.

Deus é contigo!

Wilma Rejane disse...


Oi Rô, a graça e a paz de Jesus, amada!

E no final da passagem Bíblica sobre a tentação no deserto, lê-se: " E o diabo ausentou-se por um tempo" Lc 4:13. É assim, o mal bate à porta e Jesus atende, né?

"Aqui mora o Espírito Santo de Deus. Esse é meu servo, está repreendido"!

Glória a Deus.

Bjs, amiga! Deus a abençoe.

Wilma Rejane disse...


Oi Cláudia Sunshine!

Obrigada pelo reconhecimento, amada irmã.

Deus seja louvado pela prosperidade e audiência do Tenda na Rocha.

Fraterno abraço, em Cristo.

Wilma Rejane disse...


Oi Flademir!

Obrigada,

Deus o abençoe.

Wallace Oliveira Cruz disse...

EIS QUE EU A ATRAIREI AO DESERTO ...
Oséias 2: 14-23

INTRODUÇÃO

A Palavra de Deus afirma que o homem sem Jesus no coração é como ovelha que não tem pastor. Ele vive desorientado e confuso, sem esperança e numa situação de vítima constante do inimigo, que o mantém debaixo da escravidão do pecado, da idolatria, dos vícios, etc. O pior de tudo isso, é que o homem não percebe sua situação e pensa que está tudo bem. Mas no fundo ele é infeliz, inseguro e vive envolvido pela angústia, sem perceber que há um outro modo de vida muito melhor, onde a paz e segurança são constantes. O homem natural, que tem vivido estas coisas, nunca está disposto a ouvir a voz de Deus, pois ele é insensível e não sabe que o Senhor está interessado em falar-lhe ao coração.
A graça de Deus opera na vida do homem de várias maneiras. O Senhor usa diversos meios para atrair o homem à sua presença. Há muitos que só se lembram do Senhor quando surgem as adversidades, as lutas, as enfermidades, as tragédias repentinas. É nestas horas que o coração de muitos se quebranta e Deus aproveita para revelar o seu projeto e o seu imenso amor.

DESENVOLVIMENTO

... eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração – O Senhor permite certas situações dolorosas na vida das pessoas, porque é justamente nestas ocasiões que seus corações amolecem e elas se dispõem a ouvir o conselho do Senhor. A coisa que o Senhor mais deseja conquistar é o coração do homem – “filho meu, dá-me o teu coração”. O Senhor deseja revelar o seu amor, a sua misericórdia e a sua intenção em salvar a vida do homem, justamente na hora da tribulação, pois quando tudo ia aparentemente bem seu Nome não era lembrado.

... e lhe darei as suas vinhas dali, e o vale de Acor, por porta de esperança: e ali cantará – A vinha representa a igreja, e é para ela que o Senhor encaminha a pessoa angustiada. Na igreja o Espírito Santo revela a “Porta de Esperança”, que é o Senhor Jesus, retirando a maldição – Vale de Acor – da vida da pessoa. A obra que o Senhor opera na pessoa, transforma seu coração e a desperta para o louvor ao Senhor e para a verdadeira adoração.

... e me chamarás meu marido; e não me chamarás mais meu Baal – A idolatria é uma forma de infidelidade ao Senhor, pois a pessoa substitui o verdadeiro Deus por outro deus. Baal representa todo tipo de idolatria e infidelidade ao Senhor existente na vida do homem. Através da revelação de Jesus, o Espírito Santo liberta o homem das trevas e o faz perceber que precisa manter um relacionamento de fidelidade, amor e dependência do Senhor (a figura do marido). A partir daí, o coração do homem é purificado de tal maneira que o nome dos ídolos é retirado até dos seus lábios.

... e desposar-te-ei comigo para sempre – A aliança do Senhor com o homem é eterna, e o relacionamento é de íntima comunhão. É um concerto firmado na justiça, no juízo, em benignidade, em misericórdia e em fidelidade. O Senhor se faz conhecido num relacionamento assim.

CONCLUSÃO

... e compadecer-me-ei de Lo-Ruama, e a Lo-Ami direi: Tu és meu povo – Lo-Ruama significa desfavorecida,e Lo-Ami quer dizer não meu povo. Estas palavras representam as condições espirituais do homem antes de conhecer ao Senhor; Ele era desfavorecido e estava fora do arraial dos santos do Senhor. Mas a mão do Senhor alcança o homem e transforma toda a situação em que se encontra, trazendo-o das trevas para sua maravilhosa luz (I Pe 2: 9, 10)

http://bibliaapalavradedeus.blogspot.com.br/