A coruja nas ruínas - Salmo 102

Sou como a coruja das ruínas...Salmo 102:6




Wilma Rejane

Em  momento de solidão e tristeza, doente e reflexivo, Davi no Salmo 102 se compara a coruja das ruínas. Uma canção triste, extraída de lábios desanimados e corpo sofrido, mas de um espírito que procurava não ser vencido pela situação. Você já se sentiu assim, quase sem forças para orar? Ás vezes estamos tão abatidos que oramos em pensamento, em gemidos e até  em canções, como Davi. Uma canção de lamento, terminada em louvor em demonstração de fé, ao final do Salmo ele diz : “Os filhos de teus servos habitarão seguros, e diante de Ti se estabelecerá a sua descendência” ( Sl 102:28). E aqui já nos chega uma lição: O louvor traz  refrigério, anima a alma.


A coruja das ruínas

Esse animal de hábitos noturnos não é acostumado a viver em bandos, é sempre solitário e caça seu alimento enquanto a cidade dorme. Gosta de deitar-se entre as ruínas, paredes velhas, locais abandonados e faz um barulho triste semelhante ao gemido. Vejam o que nos diz Sofonias 2:13,14: “Farei de Nínive uma desolação, um deserto e alojar-se-ão nos seus capitéis tanto o pelicano como a coruja; a voz dessas aves retinirá nas janelas”. Na solidão e nas ruínas habita e geme a coruja e esse fúnebre movimento garante seu alimento, sua existência. E ao raiar do dia, a ave se recolhe para dormir em silêncio. 

Pode-se imaginar a intensidade da angústia de Davi. Parecia que o festejar da vida e da alegria estava no passado e havia desmoronado. Considerando o tom profético e inspirado dos Salmos, podemos afirmar que esse momento coruja nas ruínas  é também messiânico. Jesus, abandonado por todos, capturado como uma ave em armadilha, seguiu para a crucificação. Em gemido, espancado e humilhado, Ele olha para um mundo desolado e arruinado pelo pecado. Mas Ele seguiu até que a marcha fúnebre fosse transformada em júbilo, por Sua ressurreição! E Davi também prosseguiu orando até sentir a presença de Deus o confortando. E nós devemos prosseguir na certeza de que pelo caminho seremos curados.

A coruja me faz lembrar de Ana, mãe de Samuel. Em ruínas, foi até a igreja, o templo de Siló buscar conforto. E seu gemido, ao ser ouvido por Eli, assombrou-o: “Estás bêbada? Por que não escuto palavras de sua boca?” I Sm 13,14 e ela responde: “ Não senhor meu, Eu sou mulher atribulada de espírito, não bebi vinho ou qualquer bebida forte, mas estou a me derramar perante o Senhor” I Sm 13:15. Desolada, solitária, se refugiando em Deus e sendo consolada. Deus ouviu a Ana, coruja nas ruínas; atendeu sua oração. O que fazer quando não se tem mais o que fazer? O que nunca deveria deixar de ser feito: buscar a Deus, se derramar perante Ele.

Nas ruínas, na solidão, na casa do luto, poderemos sentir a dimensão de quem somos e do quanto são voláteis os relacionamentos sociais e o status quo de cada um. Em um momento, tudo pode desmoronar. Questão de segundo, quem sabe dias, meses, anos, porque eterno mesmo só o espírito e Aquele que nos criou. A coruja nas ruínas nos ensina sobre manter a fé e o alvo em Cristo porque a vida pode ser repleta de vaidades que se esvaem: velhice,  doença, solidão,  e ninguém está  distante dessas coisas. É interessante relacionar outros aspectos da vida da coruja com o texto do Salmo 102: pela mobilidade formidável da cabeça que gira em todas as direções e a disposição dos olhos, é quase impossível essa ave perder uma presa sob seu alvo.



Os gregos observaram que por toda sobriedade da coruja, ela merecia ser símbolo da sabedoria. E a solidão e as ruínas, de fato, podem nos ensinar bem mais que a alegria e as multidões:  Eclesiastes 7:2 "É melhor ir a uma casa onde há luto do que a uma casa em festa, pois a morte é o destino de todos; os vivos devem levar isso a sério!”. Davi estava na casa do luto, Ana esteve lá e Jesus  Cristo nos resgatou eternamente desse lugar, aleluia! Mas precisou passar por ele.

Você sabia que muitas corujas são capturadas em igrejas? Não se tem certeza se o que buscam é o azeite ou os insetos que circulam o azeite, mas esse é o maior atrativo para elas. Apesar de terem vida noturna, as corujas também são atraídas pela luz de lugares solitários. É curioso esses fatos e se os compararmos a oração de Davi, veremos que podemos aprender com as corujas: buscar luz e azeite constantemente, ou melhor, conservarmos a luz e o azeite, símbolos do Espírito Santo (Êx 30:25) em nossas vidas. Para que na alegria e na tristeza estejamos firmes na fé, no relacionamento com Deus e com o próximo. Sem perder o alvo de uma vida com Cristo.

Por muitas vezes estive como coruja nas ruínas e muitas vezes Deus ergueu as ruínas, do monturo, fez obras maiores e melhores: "O Senhor empobrece e enriquece; abaixa e também exalta. Levanta o pobre do pó e, desde o monturo, exalta o necessitado, para fazê-lo assentar entre os príncipes, para fazê-lo herdar o trono de glória...(1 Sm. 2.7,8). Não há sofrimento na terra que o céu não possa curar, não há ruínas que o Senhor não possa levantar, não há dias claros que a coruja não possa contemplar.

Deus o abençoe.

Artigo relacionado: Pelicano no deserto

27 comentários:

Maurício de Souza Lino disse...

Olá, caríssima! Que o Senhor te abençoe hoje, e eternamente!
Li sua mensagem, e fiquei encantado com as figuras de linguagem. Fascinam os olhos, o coração e a alma!
Lembro de minha cidade, Campos do Jordão, SP. onde nasci e moro, atualmente. Aqui há muitos animais exóticos e selvagens, como por exemplo a veado galheiro galopando sobre os campos, o gambá subindo nas árvores, o tucano de bico amarelo, a lontra tentando invadir o galinheiro, o pica-pau de topete vermelho, a onça-do-mato com seu filhote nas madrugadas, e muito mais. Então, aparece a coruja-buraqueira, de hábitos noturnos, com seu voo silencioso, seu piar "U-U" de meter mêdo. Sim, aqui nas madrugadas, esvoaçam pelas matas e campos. É natural. Elas têm a capacidade de enxergar através da escuridão,conseguindo ver o que os outros não vêem.

Agora, d'outro modo, o rei David expressou o que uma alma solitária, desolada, sente em seu mundo interior. Às vezes, é necessário ficarmos sozinhos, quando a solidão pode nos ajudar, mas não por muito tempo, porque sofrer calado não é uma atitude saudável, nem cristã. Em outros momentos, devemos buscar a luz, sair do buraco, ir em companhia dos amigos, e nada melhor, que Jesus! Jesus, é a cura para a angústia, para a alma desolada. Podemos confiar Nele. Ele sabe o que é solidão, o que é deserto, a noite escura da alma. Ele passou por tudo isso e conhece esse vale de tristeza e aflição. Que possamos sempre recorrer a Ele, principalmente quando nos vemos em "ruínas, noites, buracos e desertos".
Caríssima, que palavra boa! Receba a paz fraternal de Cristo! Saudações!

Maurício de Souza Lino disse...

A propósito, o Salmo é o de nº 102.

Claudio Divino Pereira disse...

Texto muito poético e inspirador, irmã. As aplicações de reflexão nos momentos de dor são muito profundas e sensíveis.

Seu artigo nos anima a meditar mais no Salmo 102.

Claudio Divino Pereira
http://plantadordepaz.blogspot.com.br

Wilma Rejane disse...


Olá Presbítero Maurício,

Morar em um lugar como Campos do Jordão deve ser inspirador, não? A diversidade da fauna por ai é bem rica.

Sabe, nunca vi uma coruja de perto, já solidão e angústia...Mas depois que conheci Jesus soube que Ele não abandona jamais os que Nele esperam, mesmo nos momentos como o do Salmo 102.

Bem disseste: " solidão ensina (vide Jó), mas o bom é sair dela fortalecido para comunhão cristã com os outros".

Obrigada Fratermaurício,

Seu comentário está abençoador,

Saudações em Cristo.

Wilma Rejane disse...


Oi Cláudio,

A fé e o amor inspiram até mesmo em meio a dor. E com Jesus na dor se sente paz, na solidão se aprende o que na multidão se ensurdece.

Obrigada,

Deus o abençoe.

Anônimo disse...

Olaaa minha amiga querida ...pesquisando sobre coruja me deparo com esse texto maravilhoso. EU COMprei um colarzinho de coruja pra mim que gistei muito e dae fui ver o que significa. ... e achei aqui ...amei... o texto. .. eu me sinto as vezes como essa coruja nas ruinas.... e Ana querendo tanto um filho.... Deus seja louvado por tamanho explicação querida amiga.... te amm Re.... bjus .... ahh vou compartilhar o seu texto ok ?? Bjus

Unknown disse...

Sonhei que uma coruja estava tentando me pegar. ela ficava rodeando minha casa esperando para que eu abrisse a janela para ela me pegar. Eu ficava o sonho todo olhando ela pelo vidro. Você acha que isso significa o que irmã? estou pensativa sobre o sonho.

gorete disse...

Lindo texto! Eu estava orando e quando fui orar por minha filha eu vi uma corujinha, confesso fiquei triste não simpatizo corujas! Mas ao ler tua explicação fiquei aliviada. Que Deus continue te abençoando.

Anônimo disse...

Olaaa minha amiga querida ...pesquisando sobre coruja me deparo com esse texto maravilhoso. EU COMprei um colarzinho de coruja pra mim que gistei muito e dae fui ver o que significa. ... e achei aqui ...amei... o texto. .. eu me sinto as vezes como essa coruja nas ruinas.... e Ana querendo tanto um filho.... Deus seja louvado por tamanho explicação querida amiga.... te amm Re.... bjus .... ahh vou compartilhar o seu texto ok ?? Bjus

Unknown disse...

Sempre gostei muito de corujas, porem não sabia se elas eram coisa boas ou não, texto ótimo bem explicativo

Anônimo disse...

Boa Tarde,
Wilma Rejane,

estava em busca de uma resposta, e nessa noite tive um sonho bem forte, e nele tinha a uma imagem de uma coruja em uma montanha.Vim buscar o significado de coruja na Bíblia e me deparo com esse texto formidável.
Que Deus te ilumine mais e mais.

Um abraço.

Deus te Abençoe.

gloriacf10@hotmail.com disse...

Que explicação maravilhosa. Eu queria ter muito uma coruja em casa, mas as pessoas só falam mal. Com esse texto aprendi que não é como falam pois acho uma ave interessante, como qualquer outra.

mario guilherme 06 disse...

Gostei muito da explicação pois tirou minha dúvidas obrigado

Unknown disse...

Nossa eu tive um sonho e neste sonho a única coisa ki m lembrava era de uma coruja branca entrando em casa, geralmente entendi os sonhos, mas com coruja só m lembrava qdo minha avó dizia que coruja era mal agouro, porém aprendi o suficiente na igreja ki muitas vezes sonhos são revelações. E desta vez n foi diferente. Agradeço a Deus pela sabia explicação.

Unknown disse...

Gostei muito que deus nos abençoe✌✌

Unknown disse...

Boa adorei muito bom ler isso

Rosângela Oliveira disse...

Texto maravilhoso que encontre ao estudar o Salmos 102!Amo coruja, simbolo do magisério, minha profissão!Deus continue querida Rejane
www.feliznaadversidade.com

lais disse...

Vc não tem noção do esta mensagem foi capaz produzir em meu coração. Deus te abençoe.

Anônimo disse...

Um testemunho fazia muito tempo que não orava estava muito desanimada com muitas áreas da minha vida,acordei 4:00h,e orei sem sentir nenhuma vontade mais falei para o senhor sobre isso,tenho 10 anos depressão mais o que impede algumas ou o todaaas áreas da minha vida é a síndrome do pânico,que não saio de casa muito pouco,sempre fui muito ativa,e a dez anos estou em ruínas,mais o incrível foi algo muito estranho eu ainda sou fumante fui na área da frente da minha casa vi uma coruja caindo no telhado da minha vizinha,e achei que era uma pomba,mais ela voou em um poste na frente da minha casa bem perto e consegui ver que era uma coruja,chamei minha filha para olhar pois é raro ver minha filha com sono olhou e saiu,fiquei vidrada olhando e ela voou com as asas bem abertas daí vi o quanto ela ficou grande,meu esposo é porteiro noturno liguei e contei pra ele,ele me falou de lendas de morte ligadas com corujas,enfim estava muito curiosa fui ao Google e pesquisando achei várias coisas místicas,mais não era isso ainda,coloquei na busca coruja significado cristao,me deparei com este texto lindo,e foi a resposta do senhor na minha vida, coruja nas ruinas,estou feliz e emocionada,muito obrigada 🥰 Tatiana Ferreira

Evonilde disse...

Estou maravilhada com essas explicações aleluia! Deus te abençoe.

'Alfredo de Mocambique Beira disse...

Deus é Maravilhoso. Aqui achei o fim domeu pavor depois de achar uma coruja dentro da minha casa. A minha grande pergunta interior era: o que qer dizer isto? BENCAO OU MALDIÇÃO? Aqui aprendi que a resposta está somente em Deus por intermedio de Jesus Cristo.

Unknown disse...

Agradeço a Deus pela sua inspiração. Essa madrugada me assustei com 2 corujas dentro de casa. Depois que elas foram retiradas e me acalmei eu fui pesquisar o significado de coruja na Bíblia e o primeiro que vi foi seu texto. Sua mensagen falou ao meu coração e me levou a uma boa reflexão sobre eu e Deus. Obrigada e que Deus continue te iluminando e inspirando.

Anônimo disse...

Fui surpreendida nesta tarde com uma coruja na janela de casa em plena tarde, hora da Misericórdia. Assustada fui buscar o que representava e me deparei com o seu maravilhoso texto, o qual me trouxe grande alívio e refrigério para a alma. Gratidão por compartilhar conosco tamanha sabedoria. Deus lhe abençoe copiosamente.
Vou meditar o salmo 102.

Mônica Salles disse...

Boa tarde, fazendo pesquisa sobre a coruja, visto ter ganho um enfeite, deparo me que está belíssima reflexão, parabéns.

Unknown disse...

Boa tarde na paz do Senhor Jesus.! Eu procurava um texto que falasse sobre a coruja e a águia, e fui contemplada com tudo que escreveu. Que Deus continue abençoando pessoas assim, com a palavra a luz da bíblia.

nissy freitas disse...

O meu coração está aflito, estou passando por um processo judicial pela guarda da minha filha, o pai dela tem sido usado extremamente pelo inimigo, como bem sabemos a nossa luta não é contra sangue e carne,Mass..... Enfim tenho sido caluniada e muitas mentiras levantadas. Como o filho pródigo eu voltei para os caminhos do Senhor, e muitas são as suas promessas para a minha vida, O tenho buscado como nunca fiz antes, mas as vezes Deus fica em silêncio, e a angústia e a aflição me consome a alma, hoje sábado,16/04/22 às 6:00 da manhã, me levanto para ir ao banheiro, e escuto um barulho no balcão do meu quarto olho da janela e vejo uma coruja branca que tinha apenas pousado, me assustei, ela me olhou e foi embora, buscando algum significado bíblico, me deparo com esse texto e é exatamente como me sinto. Quem ler está mensagem por favor orem e intercedam por mim, pois creio no poder da intercessão. E sei che assim como eu muitos entre vós estão passando por momentos de angústia, mesmo não te conhecendo vou orar por vc e pela tua vida tbm. Deus abençoe.

Wilma Rejane disse...

Oi Nissy,

Que o bem vença o mal dissipando toda injustiça tranquilizando seu coração.

Em nome de Jesus Cristo, Senhor e Salvador.