Saindo do charco de lodo


Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. Sl 40:2



Wilma Rejane

Ao ler Salmo 40 me perguntei: Será que alguém literalmente já foi resgatado de um charco de lodo? Sim. É o que me diz a notícia do chinês Xiao Chen que passou 7 horas tentando se livrar sozinho do lodo, sem sucesso. Se os bombeiros não fizessem o resgate, ele jamais conseguiria sair dali. Foram necessários dez homens e mais algumas horas de esforço para que Chen, enfim estivesse fora de perigo. Detalhe: Os bombeiros tiveram que tirar a roupa do chinês e também as deles para facilitar o resgate.

 "Um chinês passou 11 horas preso no lodo de um rio. Xiao Chen, de 25 anos, saiu para uma caminhada noturna quando pisou em falso e caiu no Rio Changjiang, ficando preso até a cintura por conta do lodo. Envergonhado, ele passou sete horas tentando se livrar da enrascada. Mesmo com um celular em seu bolso, o homem não ligou para pedir socorro. Dois bombeiros avistaram Chen algumas horas depois e convocaram um grupo de dez homens para o salvamento."








Salmo 40:1,2 "Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos" 


Davi nos diz que passou por um lugar semelhante: "um lago encharcado de lodo". O sentido é figurado. A tribulação era real e ele sabia que sozinho não conseguiria sair daquela situação. Você já se sentiu assim? Impotente diante de situações? Tentando encontrar a saída e "escorregando" em todas as direções?

O celular estava no bolso de Chen a vergonha o impediu de pedir ajuda. O que iriam pensar os amigos, a família? Quem em plena lucidez desceria ao charco de lodo sabendo que ficaria preso? Um tolo diriam!



A vergonha de Esdras

"Porque tive vergonha de pedir ajuda ao rei, exército e cavaleiros para nos defenderem do inimigo pelo caminho, porquanto tínhamos falado ao rei dizendo: A mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam, para bem deles; o seu poder e sua ira contra todos que o deixam. Nós, pois, jejuamos, e pedimos isto ao nosso Deus, e moveu-se pelas nossas orações. Ed 8:22,23.

A vergonha do chinês Chen é um sentimento comum que também ocorre em nós, se os homens porém julgam impiedosamente, considerando apenas a aparência, Deus faz diferente. Justiça e juízo são a base de Seu trono Sl 97:2, e se recorremos a Ele seremos ouvidos. Esdras que também esteve envergonhado em pedir ajuda a um certo rei, não hesitou em recorrer ao Rei dos Reis e o resultado: "moveu-se Deus pelas nossas orações", aleluia!

Chen e Bombeiros Tiraram as Vestes

Vestes no mundo espiritual designa espírito : "Eis que venho como ladrão, bem-aventurado aquele que vigia e guarda suas vestes, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas" Ap 16:15. Podemos ser atraídos ao charco de lodo voluntaria ou involuntariamente. O pecado pode ser a causa de nossa vergonha e adversidade: Provocamos nossa queda por desobediência, em alegoria, por "pisar em falso" (tal qual Chen). Para sair do charco, nesse caso, só mesmo se despindo, trocando as vestes. O que equivale dizer: Arrepender-se, humilhar-se diante do Senhor para obter perdão e vida nova.



Jesus Nossa Rocha



"Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos" Sl 40:2


Deus é o que revolve as nossas dores, põe riso e louvor em lugar da vergonha.  Raquel esposa de Jacó, também se viu envergonhada pelo charco da esterilidade. Zombavam dela, ao clamar ao Senhor, porém, tudo mudou. Sob poder e misericórdia foi acolhida : "  Concebi, tirou-me Deus a minha vergonha" Gn 30:23. E assim também é para conosco. O pecado, as provações e adversidades tentam nos derrotar, mas em Cristo Jesus, temos a vitória. E essa vitória, nem sempre é do modo como planejamos ou pedimos, mas se estamos firms na Rocha, Deus sabe bem o que é melhor para nós.

 Se você está nesse lago de lodo, lembre-se das palavras deste Salmo. Entregue-se ao Único que pode  resgatar com segurança e firmar os seus passos para uma nova caminhada. Não tenha vergonha de confessar sua culpa, a sujeira em que se envolveu, caso contrário, ficará como Chen, atolado até a cintura escorregando constantemente em toda e qualquer direção que tentar se mover.

A notícia sobre Chen, também  ensina que o orgulho pode ser a causa de nossa derrota: Conhecemos nossas limitações, impossibilidades, ainda assim nos negamos a recorrer a terceiros, ou mesmo a Deus. O inverso, também é verdadeiro: temos todas as condições de sair do  "charco de lodo", porém ficamos "engessados", sem iniciativa - o celular estava com Chen bastava discar.

Não tenho a fórmula da felicidade, mas a Bíblia nos aponta o caminho, sendo ela mesma O caminho. A nós cabe a ação possível, a Jesus o impossível. amparados Nele estaremos firmes e seguros. Assim como Jesus lavou os pés dos discípulos para uma nova caminhada, Ele nos recebe, lavando o lodo de nossos pés: Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos  e eu vos aliviarei. Mt 11:28. Mais que isso, o charco de lodo fica para trás.

Em Cristo, nossa Rocha.

Republicando a pedido,
com modificação de texto.

2 comentários:

Samuel Herrero disse...

Amém, que o nosso Deus é este socorro bem presente na hora da tribulaçao!

Marco disse...

Otimo artigo Deus os abençoe e sempre de a vcs inspiração para continuarem sendo benção para nossas vidas.