Os que esperam no Senhor - Isaías 40



Wilma Rejane



Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão. Isaías 40:29-31

Você já ouviu falar em Sayeret Matkal?  É uma unidade especial do exército israelense que figura entre as melhores do mundo. Esse exército, trabalha o ano inteiro, nos bastidores, de forma silenciosa e secreta, é convocado apenas para operações especiais, quando o exército comum já esgotou suas forças e recursos. O Sayeret é a força renovada que os inimigos não esperavam encontrar em seu caminho.

Quando colocamos nossa confiança no Senhor Deus, Ele nos capacita  e habilita nas esperas. Porque de todas as formas, fomos chamados a esperar: Estamos sempre aguardando algo, quer seja na dimensão material ou espiritual. Coisas que consideramos importantes para nós e para outros. Esperar é algo que pode cansar e no mundo conturbado, imediatista em que vivemos, esperar pode também significar perder tempo.

O profeta Isaías compara a espera dos crentes , com o voo das águias. Você sabe como essas aves aprendem a voar? Os filhotes são lançados das alturas e as águias mães, lhes rodeiam com cuidado durante todo o voo. Quando se acham quase sem forças e prestes a cair de vez, são resgatadas. Esse exercício dá confiança e capacidade aos filhotes, lhes ensina sobre as agruras do mundo e a disponibilidade que precisam ter para viver.




Deus transmitiu a mensagem das águias para seu povo, no deserto. Porque Ele queria que fossem fortes e cheios de fé e esperança para com Suas promessas: "Porque a porção do Senhor é o seu povo; Jacó é a parte da sua herança. Achou-o numa terra deserta, e num lugar solitário cheio de uivos; cercou-o, instruiu-o, e guardou-o como a menina dos seus olhos. Como a águia desperta a sua ninhada, move-se sobre os seus filhos, estende as suas asas, toma-os, e os leva sobre as suas asas, assim só o Senhor o guiou." Deuteronômio 32:9-12 .

Simeão esperou

Esperar é uma atitude que pode gerar tristezas, desânimos, dor. Mas esperar no Senhor, é como o voo da águia que se renova pelo elo de amor. É esperar como o justo e ancião chamado de Simeão. Morador de Jerusalém, recebeu a promessa de que não morreria sem antes ser cumprida a promessa de  ver o Cristo, o Messias, com os próprios olhos. Este homem viveu em uma época de corrupção religiosa, mas a Bíblia diz que frequentava o templo diariamente e era cheio do Espírito Santo de Deus. Avançado em idade, viu o cumprimento da promessa e foi testemunha viva da chegada do Reino de Deus aos homens (Lucas 2: 25 a 38).

Como saber que não esperamos em vão? Tomemos o exemplo de espera de Simeão. Ele não desanimou mesmo diante das conspirações dos homens maus que enganavam os piedosos. Você tem dúvidas de que a espera aperfeiçoou Simeão?

A prova da sua fé produz perseverança. Tiago 1:3

     Simeão:
  • Permaneceu obediente e temente a Deus
  • Era homem de oração
  • Não se deixava influenciar pelos modismos religiosos
  • Cheio do Espírito Santo
  • Seguia a direção do Espírito Santo
  • Tinha discernimento espiritual, reconheceu o menino Jesus, assim que O viu.

Sayeret Matkal Celeste

O que estamos esperando? Por quanto tempo? Lembremos do voo das águias e das promessas de Deus para seu povo. É necessário que ao esperar, nossa fé seja firmada em Deus. Não é por acaso que Deus é também chamado de “O Senhor dos exércitos”. O  Sayeret Matkal  é apenas um exemplo inferior do exército de operações especiais celeste.

"Oh Senhor, minha força e minha fortaleza,meu abrigo seguro na hora da adversidade."Jeremias 16:19

Então,se nos sentimos fracos, sem forças, desanimados por esperar respostas que não chegam, lembremos mais uma vez do voo das águias, do justo e paciente Simeão e de que O Senhor é a força de seu povo, Ele é o Soberano dos exércitos que jamais esquece daqueles que confiam Nele com todo o coração. Além de tudo que nos aflige, existe ainda uma última espera: a segunda e gloriosa vinda de Jesus Cristo, esta deve ser nossa inspiração diária em um mundo que se perde em valores e temor a Deus.


Deus o abençoe

13 comentários:

FSC.ADJNV disse...

AMADO, DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO NA PALAVRA. FORTE ABRAÇO.

Anônimo disse...

Irmã, como não cair em lágrimas depois de ler a resposta de Deus para mim? Hoje me sentia tão cansada..mentalmente cansada; exatamente pensando em minha espera e Deus me direcionou para este site para que eu lesse esse texto. Minha espera não será em vão. Deus esta no controle.
Obrigada irmã, por ser mão de Deus para todos que nele esperam e confiam. Jo

Deborah Friedrich disse...

Querida Wilma Rejane, não sei se você assistiu um filma chamado"O Livro de Eli"... Me permita pedir-lhe que assista!!! Minha vida e minha visão de caminhar com o Senhor teve um divisor de águas após assistir a este filme. Aliás, cada vez que assisto-o novamente descubro um novo revelar do Senhor. Descobrir"ATenda na Rocha" foi um presente para mim! Você é como Eli, do filme. Vive, guardando e zelando pela Pslavra, com os olhos fixos no alvo. Glória ao Senhor! Muito obrigada. Grande abraço.

Mateus Emilio Mazzochi disse...

Paz do Senhor, ler esta postagem renovou minhas forças para enfrentar mais um dia certo de que Deus tem o melhor para mim. Foi como encontrar água fresca no deserto. Deus abençoe.

Wilma Rejane disse...



Oi Deborah!

Assisti o livro de Eli, com Denzel Washington, muito bom! É uma honra ser comparada a Eli, guardião da Palavra, que enfrentou muitas lutas protegendo O Livro, considerado maior esperança da humanidade.

Todos os cristãos, têm semelhança com o bravo Eli, não é mesmo?

Obrigada, amada irmã.

Deus a abençoe.

Wilma Rejane disse...



Paz do Senhor, Mateus!

A Palavra de Deus é esse Bálsamo para cansados, a mais Pura Fonte de águas para os sedentos.

Obrigada Mateus,

Deus o abençoe.

ro lova disse...

ohhh amiga que as nossas forças se renovam sempre né... assim eu espero em Deus... pra que eu possa dar voos altos e certos dentro da vontade de Deus claro... bjinhos minha linda... e vc está bem???
Espero que sim... bjinhos e boa semana em CRisto.

Wilma Rejane disse...



Oi Nana!

Tudo vai bem, na paz de Jesus. Para variar, ando bem ocupada com uma pós-graduação em Filosofia, como caloura recém aprovada para Sociologia (Universidade pública), escrevendo mais um livro, trabalho, família e etc...Ufa, ufa! Louvado seja Deus pela saúde e o renovar de nossas forças, não é mesmo?

Abraço fraterno, maninha.

No amor de Jesus, que nos une.

Roseane disse...

Há alguns dias os pensamentos são so desistir.....desistir de ser uma pessoa melhor a cada dia, desistir de me controlar na hora da raiva, desistir de acreditar no ser humano.....
Em meio ao desanimo liguei para uma igreja que e pedi q orassem por mim, e irmã leu essa palavra pra mim. Fui tocada profundamente, Deus falou comigo.....espera!!!! Glória a Deus!

Unknown disse...

Sua Postagem me ajudou bastante, pois estava nesse momento procurando uma palavra sobre Esperar muitas coisas vieram em minha mente e quando li sobre Simeão que recebeu a promessa de que não morreria sem antes ser cumprida a promessa de ver o Cristo, o Messias. Percebo que Esperar no Senhor não é para todos somente para aqueles que querem verdadeiramente um milagre em sua vida e que querem ver a Terra prometida.
Que Deus continue abençoando sua vida...
bjos e abraços...

AMORES AMANTES disse...

Boa tarde amada irmã em Cristo angustiada hoje em meus pensamentos Deus me mandou ler Isaías 40 entendi um pouco mais quis buscar mais e achei suas explicações de grande reforço a minha alma pois me encontrava triste com alguns acontecimentos com meus filhos e pude entender o ecado de DEUS ao meu coração que Deus continue te usando comesse maravilhoso dom de DEUS

Alan Nobre disse...

Que estudo maravilhoso, era o que eu precisava.

lucasandre disse...

linda mensagem