Será que Deus quer que eu ore por Tsuli?!



Wallace Sousa


Outro dia, não tão distante, já neste século XXI, estava eu, calmamente deitado em uma rede, confortavelmente armada debaixo de uns pés de árvore (nordestino chama árvore de “pé de árvore“, quando é genérico, mas tem também pé de goiaba, pé de manga, pé de jabuticaba, etc), desfrutando de uma agradável sombra em meio ao tempo cálido da manhã. Era no sítio dos meus sogros, no interior do Mato Grosso.

Estava lendo algo, acho que era um livro, só não me recordo se era de concursos, acho que sim. Então minha mente foi invadida pelo nome de uma pessoa que trabalhava no Ministério Portas Abertas, no Brasil, de quem sempre me chegavam mensagens sobre os cristãos perseguidos ao redor do mundo. Seu nome: Tsuli.

De início, tentei espantar aquele pensamento, tal como se tenta espantar uma abelha que fica zunindo perto de você, querendo pousar em sua roupa ou seu cabelo. Depois de várias tentativas fracassadas, como o pensamento continuava me rondando insistentemente, parei de ler o livro e pensei: “será que Deus quer que eu ore pelo Tsuli“? Queria.

Comecei a orar ao Senhor, e me vieram à mente cada coisa absurda, tais como pedir proteção de acidente de carro e bala perdida. Como já estava no embalo da oração, não parei para pensar se era absurdo ou não, só orei e confiei, encerrando a oração crendo que, apesar de ser algo, do ponto de vista humano, ridículo, a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria humana.

Bom, daí eu resolvi fazer, dias depois, algo mais louco ainda: tentar enviar uma mensagem para o tal Tsuli que eu havia orado por ele, dias antes. E você acredita que ele me respondeu? Surpreso? E eu também não fiquei? Confira as surpresas, a começar que Tsuli não era ele, mas ela!

Primeiro email enviado, em 29/7:

Caro irmão(ã),
Tsuli
nesse final de semana passado, 19 e 20/07, Deus me levou a interceder por sua  vida, especificamente por algum atentado contra sua integridade física: acidente  de carro e/ou bala perdida.
não o conheço, mas fui fiel à orientação do Senhor e estou lhe comunicando para que saiba que Deus lhe tem em grande estima e que sua vida é preciosa para Ele.
Desenvolva seu trabalho para o Senhor com ousadia, pois Ele irá guardá-lo(a) nessa tarefa.
Em Cristo,
Wallace Sousa.

_________________________________________________________________________________

From: “Tsuli” >
Sent: Wednesday, July 30, 2008 8:03 PM
To:
Subject: livramento!
Olá querido intercessor Wallace!

Agora quem vai te dar o testemunho sou eu. Parte da equipe da Portas Abertas está em Atibaia (outra cidade de SP, que fica fora da capital) em uma conferência com outros países. Eu nem imaginava que fosse participar, mas me chamaram. Como eu também trabalho em um jornal em SP, estou indo e vindo de Atibaia todos os dias.

Na segunda-feira à noite, saí do trabalho mais cedo, por volta de 23h30 rumo à Atibaia. Bom, no caminho eu errei a entrada da rodovia Anhanguera ( que eu estou acostumada a fazer), tive que dar a maior volta pela marginal Pinheiros. Depois, qdo entrei na estrada, a polícia me parou, pediu para ver documentos e até fazer o teste do bafômetro! Nesse meio tempo meu marido me ligou, estava preocupado. Sentindo algo ruim. Na hora ele não me disse nada, mas ficou o tempo todo intercedendo! Começou a passar mal e a orar por mim. Continuei pela estrada.

Consegui errar o caminho por duas vezes. Até que parei em um posto de gasolina para perguntar se eu tava no rumo certo. Qdo voltei para a estrada, bem na minha frente tinha um comboio da polícia rodoviária escoltando uma carreta gigante ( daquelas que circulam de madrugada com transformadores) tinha 8 metros de largura!

Resultado, tomava conta da pista toda da estrada e eu não podia ultrapassar. Fui andando a 20km/h. E eu já cansada, conversava com o Senhor: poxa Deus por que vc permitiu isso? Será um livramento? Eu tô tão cansada e ainda aparece essa carreta enorme?

Veja só, acabei sendo escoltada o tempo todo pelos guardas, junto com a carreta gigante. Cheguei em Atibaia por volta de 2h da manhã, mas o Senhor tinha um grande livramento e até botou aquilo no meu caminho!

Mandei cópia do seu email para a nossa equipe e todos ficaram pasmos com a provisão de Deus e pela forma como ele te usou para interceder por mim! Que bom saber que vc tem um canal aberto com o Senhor, de modo que ele pôde te usar no momento oportuno para abençoar a minha vida.

Sabe meu irmão, não é fácil fazer a obra de Deus. Eu enfrento muitas resistências. E lá na conferência estamos trocando experiências com diretores das Filipinas, Alemanha, Canadá, Austrália, EUA, África do Sul,… O Senhor tem provado que a vontade dele é soberana. E que o mesmo espírito que está aqui, falando coisas para um determinado escritório da Portas Abertas Tb está falando com os outros! É tremendo!

Louvo a Deus por sua vida e oro para que eu possa me colocar realmente no centro da vontade dele para aquilo que ele deseja.
Um forte abraço em Cristo
Tsuli
tsuli@
 
_____________________________________________________________________________________________ 
De: Wallace Sousa [mailto]
Enviada em: quinta-feira, 31 de julho de 2008 10:18
Para: Tsuli
Assunto: Re: livramento!

irmã Tsuli, grato pelo retorno.

louvo a Deus q o q Ele me fez sentir ao seu respeito era verdadeiro.Eu estava passando o final de semana no sítio de minha sogra, deitado em uma rede e lendo, então seu nome me veio à mente repetidas vezes.Após tentar desviar meus pensamentos, achando que era coisa de minha própria mente, entendi q era Deus q me levava a orar por sua vida.

começando a orar, veio no meu pensamento orar por sua vida, por livramento de acidente de trânsito e bala perdida. De início, fiquei um pouco confuso, por achar q uma coisa nada tinha a ver com a outra, mas confiei q, se era de Deus, Ele sabia o q devia ser feito.

Atualmente, moro em Cuiabá/MT, mas me mudarei em outubro para Brasília, pois passei em um (outro) concurso público (CGU). Querendo manter contato, esteja à vontade.
Sou grato ao Senhor pelo privilégio de poder contribuir com a Igreja Perseguida. Continue com seu trabalho, pois vc desempenha importante papel no Reino, para a glória de Deus, além de ser mui amada pelo Senhor. Acho que esses já são motivos suficientes para q Ele tocasse em mim para interceder por vc, a quem conhecia apenas de nome, sequer sabendo se era homem ou mulher!
Que Deus possa continuar abençoando sua vida.
em Cristo,
Wallace.
——————————

From: tsuli
To: wallysou
Subject: RES: livramento!
Date: Tue, 5 Aug 2008 08:53:56 -0300
Amém irmão. Obrigada por tudo. Esse testemunho edificou toda a equipe da Portas Abertas, inclusive CLs e diretores que participaram do encontro na semana passada. É maravilhoso ver com o Espírito de Deus se manifesta e confirma os mesmos fatos a outras pessoas. Hoje minha mãe me disse que estava orando por algum tipo de acidente/assalto na estrada. E isso tb confirma aquele seu sentimento. Glória a Deus por ter nos aproximado dessa forma. E que ele te abençoe muito nessa nova empreitada em Brasília! Que vc seja luz e intercessor numa cidade tão estratégica para o país. Que a unção do Senhor o leve a influenciar muitas pessoas ali.
Tsuli

Comecei a perceber que o blog   pode ser muito útil contando coisas que Deus faz conosco, em nós e por nós, coisas que jamais outros saberiam se não disséssemos.

Por que você, também, não começa a contar o que Deus fez em sua vida? Quem sabe você também não descobre que sua oração também tem poder?

Wallace Sousa escreve o Desafiando Limites e é colaborador do Tenda na Rocha

2 comentários:

António Je. Batalha disse...

Deus tem as suas razões, e o meu irmão estava disponível,achei graça porque estava a descansar e Deus lhe deu trabalho. Deus usou o irmão para interceder, e ainda bem que o irmão compreendeu a vontade de Deus.É isto que todos precisamos compreender a Sua vontade.
Muita paz.
Peregrino E Servo.

Sarah Iwabuchi disse...

Gostei muito, muito mesmo do seu testemunho em forma de post irmão, você não imagina o quanto me ajudou a entender um pouco mais sobre a intercessão. Muito bom mesmo. Obrigado, que Deus continue te guiando.