Significado de temor na Bíblia




Wilma Rejane

O temor em sentido popular é impotência humana diante de situações, é ansiedade, insegurança. É um sentimento que nos torna pequenos, acuados, diante de gigantes reais ou imaginários. Pensamos ser o temor próprio dos covardes, contudo, todos nós sentimos temor em determinados momentos e a coragem consiste não na ausência desse sentimento, mas na superação dele. Superar os temores, não sermos vencidos por eles, é próprio dos valentes.

O temor tem suas faces e talvez por isso precise ser desvendado, por exemplo: o temor é cruel, raiz-de-fel, mas poderia ser mel? Mel em seu lado bom, pois o temor em certas ocasiões protege; o temor de cair em um abismo faz com que fiquemos bem longe dele, o temor de subir em um alto muro, evita a queda, o temor em  ser atropelado mantêm a cautela ao atravessar uma rua movimentada, o temor de ir para o inferno pode aproximar do céu. Esse último exemplo pode parecer escandaloso, mas é verdadeiro, a Teologia do temor tem seus adeptos.

Significados de temor na Bíblia

Ao pesquisar essas palavras na Bíblia encontrei :

I Coríntios 2:3 – estive convosco em fraqueza e em temor e em grande tremor.

Temor = Phobos (strong 5401) grego clássico diz que é fuga, terror, pavor. Dessa raiz vem a palavra ''fobia”.

Oseias 3:5; Depois tornarão os filhos de Israel, e buscarão ao Senhor seu Deus, e a Davi, seu rei; e temerão ao Senhor, e à sua bondade, no fim dos dias.

Temer = pachad (Strong 06342), estar assustado, tremer, se surpreender, estar admirado, maravilhado.

Isaías 8:13: Ao Senhor dos Exércitos, a ele santificai; e seja ele o vosso temor e seja ele o vosso assombro.

Temor = morah (Strong 04172) o mesmo que reverência, espanto, respeito.

Além dos idiomas grego e hebraico, a palavra tem suas variações em outros idiomas. No português encontramos os seguintes significados para medo: ansiedade, preocupação, covardia, inquietude. 

Temor é uma reação natural dos homens em relação a coisas terrenas e sobrenaturais. Quem nunca sentiu temor? O momento do temor é também o momento de colocarmos nossa fé em ação. 

Em diversas ocasiões Jesus comentou com seus discípulos a respeito do temor:



  • Não temais, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino. Lucas 12:32

Jesus sabia que haveríamos de enfrentar muitas dificuldades mas o fato de fazermos parte do rebanho e Reino de Deus era motivo de não desistir, paralisar, desfalecer nas adversidades.

Um fato curioso a respeito do temor é que se ele é capaz de paralisar alguém deixando-o sem ação, ânimo, é também capaz de provocar mudança de atitude e prudência. Josué foi designado por Deus para conquistar a terra prometida de Israel e em alguns momentos sentiu medo dos inimigos, nessas horas, ele refugiava-se em Deus que lhe garantia vitórias:

  • E disse o Senhor a Josué: "Não temas! Não desanime! Leve todo o exército com você e avance contra Ai. Eu entreguei nas suas mãos o rei de Ai, seu povo, sua cidade e sua terra. Josué 8:1

Josué temia, mas não se sentia derrotado, buscava estratégias para vencer a guerra. O temor a Deus o ajudava a vencer o temor dos homens.

O olhar natural sobre o temor

Outro caso de temor nas Escrituras tem um desfecho muito animador porque revela o quanto somos limitados e por vezes tememos desnecessariamente. O exército da Síria havia cercado a cidade onde estava o profeta Eliseu e o auxiliar de Eliseu ficou apavorado, assustado, com medo! Eliseu estava tranquilo porque através de revelação sabia que Deus não os abandonaria. 

  • O que vamos fazer?"(2 Reis 6:15).
  • Responde Eliseu: Não temas, pois aqueles que estão conosco são mais numerosos do que os que estão com eles (2 Reis 6:16).
A fúria dos inimigos era incapaz de vencer o exército de Deus. Apesar da admirável bravura de Elias nesse momento decisivo para Israel, em outras situações ele demonstrou medo e procurou se esconder em uma caverna. Um profeta herói tão igual a nós que ora estamos confiantes e cheios de fé, contudo há momentos em que o medo nos ameaça. Por que isso acontece?

  • Em Isaías 41:10 diz:  Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.

Nesse pequeno verso encontramos algumas indicações sobre momentos de medo: Deus se revela a nós, nos fortalece, nos sustenta e faz prevalecer sua justiça.

Há um trecho da obra de Miguel Cervantes que ilustra bem o que o medo pode causar: a fim de proteger a donzela por quem estava apaixonado, Dom Quixote se atira em um moinho de vento, acreditando tratar-se de um monstro de garras destruidoras.

Cervantes, na mesma obra, deixa uma lição memorável a fim de vencermos os medos:

"Cuide de vossa graça, pois aqueles ali não são gigantes, mas moinhos de vento, e aquilo que pensais serem braços são as pás que, girando o vento, movem a mó."

O temor pode ser destruidor se nos entregamos a ele acreditando ser ele invencível.

O temor pode ser moinho que nos mostra novas e melhores direções na medida em que para vencer o temor; buscamos a coragem, prudência e a fé. 

Deus o abençoe, em nome de Jesus

3 comentários:

Unknown disse...



Nossa, que estudo maravilhoso!!!

Li, reli e fui muito edificada.

Obrigada por abordar esse tema.

Taciano Sobral disse...

A paz irmã Wilma. Sou admirador dos seus edificantes posts. Deus lhe usa na palavra. És uma bênção. Sobre esse texto dê uma olhada onde escreve sobre Elias e seu ajudante, acho que a irmã quis dizer Eliseu e Geazi. Fique na paz minha irmã. Recebo seus posts no email e faço deles minha leitura diária.

Wilma Rejane disse...



Oi Taciano!

Feita a devida correção de Elias para Eliseu.

Valeu, mano
Deus o abençoe.