Como educar os filhos no Caminho do Senhor?

 



Ministério Builder
Tradução:Wilma Rejane

"O filho sábio dá alegria a seu pai, mas o filho insensato é a tristeza de sua mãe" (Provérbios 10: 1).

"O que guarda a lei é filho sábio, mas o companheiro dos comilões envergonha a seu pai" (Provérbios 28: 7).

A maioria dos pais cristãos desejam ver seus filhos crescerem  amando a Deus. Nunca queremos que as histórias negativas das Escrituras sejam cumpridas em nossas famílias. Mas como educar os filhos de modo que suas vidas alegrem a Deus e aos pais?

Primeiro de tudo, é importante dizer que educar filhos nos caminhos de Deus não é tarefa fácil. É preciso um esforço deliberado e foco consistente. Assim como planejamos e agimos com precisão para atingir objetivos em outras esferas da vida, temos que nos preparar e sermos persistentes se queremos realmente criar nossos filhos para o Senhor.

A Palavra de Deus nos dá orientações e ajuda sobre educar filhos centrados em Deus. Em uma escritura particular, (Provérbios 22: 6)  diz que devemos ensinar nossos filhos no caminho que devem seguir e quando fizermos isso, veremos que eles não se desviarão dos caminhos de Deus em seus últimos anos.

Ensinar é educar. Qualquer um que tenha participado de cursos ou se formdo na faculdade concorda que a obtenção de uma educação não é fácil, exige tempo e esforço. Ninguém que estuda por alguns minutos a cada dia termina com boas notas, é preciso estudar diariamente e por tempo significativo. Da mesma forma, ninguém que deseja produzir filhos centrados em Deus deve se conformar apenas com alguns minutos de educação cristã. Se desejamos ter filhos que não se afastam do Senhor, a Bíblia diz que devemos dedicar tempo para que seus primeiros anos de vida sejam marcados por isso.

Família,igreja ou  escola?

Muitos pais cristãos abandonam a tarefa de educar os filhos nos caminhos do Senhor e entregam essa tarefa para igreja Igreja e escolas. Eles acreditam que o envolvimento dos filhos em programas infantis nessas instituições formal  cumprirão a ordem de criar seus filhos no caminho do Senhor. Mas isso é um erro que leva a decepções. A Bíblia é clara sobre o fato de que a responsabilidade pela educação dos filhos cabe aos pais. A maioria das instruções e exemplos bíblicos sobre dirigir filhos a Deus são dadas no contexto da família. Crianças são instruídos a obedecer e honrar os seus pais e os pais são orientados a amar seus filhos e criá-los na disciplina e na admoestação do Senhor. Somos instruídos a viver corretamente diante de Deus e transmitir o mesmo modo de vida, pelo exemplo e ensino, para os nossos filhos. Também somos incentivados a confiar em Deus para as nossas necessidades do dia-a-dia e, assim, demonstrar a nossos filhos que Deus é confiável. Nenhuma outra instituição é tão capaz de fornecer esta forma de educação, como a família.



Embora a Igreja forneça amplo suporte às famílias,ela não pode assumir a responsabilidade primária pela criação espiritual de nossos filhos,  eles gastam apenas uma fração de seu tempo lá. Escolas cristãs também são uma grande bênção para as famílias cristãs, mas eles não substituem o papel de criar os filhos nos caminhos do Senhor dos pais.


O que podemos fazer em nossas casas para alimentar nossos filhos nos caminhos do Senhor?

1.Um exemplo de cristão: nossas crianças aprendem  a partir do que eles nos vêem fazer; eles copiam nossas palavras, ações e atitudes. Se nossas vidas são modeladas na busca para  servir a Deus verdadeiramente e com fervor, eles vão copiar e aspirar à mesma.

2 Levar nossos filhos na presença de Deus diariamente. Oração e leitura da Bíblia a cada dia ensinando-os sobre Deus e abrindo  caminho para um relacionamento pessoal com Ele.

3. protegê-los de influências que ensinam rebelião contra Deus . Programas e entretenimento que se opõem a valores bíblicos devem ser seriamente evitado nos anos de formação da vida de nossos filhos. Estes devem ser substituídos por programas e recursos que proporcionam entretenimento apropriado para a idade de uma maneira que não destrua a sua fé em Deus .

As crianças são bombardeados com uma avalanche de materiais seculares durante várias horas por dia . Suas oportunidades para aprender sobre Deus são significativamente reduzidos quando começam  a vida escolar; de fato, com as tendências atuais no mundo desenvolvido, elas são sutilmente ou abertamente desestimulados a reverenciar ou exaltar a Deus. Como pais, devemos estar atentos para utilizamosr os seus primeiros anos e horas depois da escola preparando-os mentalmente e espiritualmente para essa batalha anti-Deus. Por exemplo, devemos oferecer músicas, vídeos, jogos, sites e histórias que ensinam sobre o amor e o poder de Deus como parte de seu diário de entretenimento em casa. Desta forma estarão equipados a resistir às ideias de pessoas que desafiam Deus ou questionam sua existência.

4. levá-los para um relacionamento pessoal com Jesus Cristo no início da vida. Este é o presente mais valioso que os pais cristãos podem dar aos seus filhos. Salvação faz corações vivos para Deus e capacita-os a viver para Ele. Além disso, dá-lhes acesso às bênçãos que estão disponíveis para os crentes em Cristo Jesus.

As crianças precisam fazer sua própria decisão pessoal de seguir Jesus Crist tão logo sejam capazes de compreender a mensagem do Evangelho. Infelizmente, muitos pais cristãos não levam a sério esta questão. Mas e se, por uma razão ou outra, a criança perde a oportunidade de ser salvo na igreja?

A salvação das almas dos nossos filhos é importante demais para ser deixado ao acaso . Podemos obter conselhos e orientações , falando com líderes da igreja ou pais experientes que educaram seus filhos nos caminhos do Senhor.

5. Ore e confesse a Palavra de Deus sobre eles. Oremos por nossos filhos, invoquemos a presença e o poder de Deus em suas vidas. Ela irá ajudá-los a superar os desafios do mundo e a viver em retidão. Orando por nossos filhos também ajudaremos a chamar seus corações para mais perto de Deus e Seus propósitos para eles.

Confessar as Escrituras sobre nossos filhos ajuda a estabelecer a vontade de Deus em suas vidas. A Bíblia ensina que as nossas palavras têm o poder de ministrar vida ou morte (Provérbios 18:21). Ao apresentarmos nossos filhos para o Senhor, confessando as promessas de Deus para a família, estaremos abençoando-os.

Deus abençoe sua família.

5 comentários:

Anônimo disse...

ola gostei muito desse post posso postar no meu site www.ibvidanovacj.com.br

Unknown disse...

Amém. É sempre um privilégio aprender como conduzir as nossas crianças no caminho do nosso Senhor Jesus Cristo. Obrigado para mim foi muito útil e estarei a partilhar com outras irmãs estas dicas. Deus lhe abençoe

Unknown disse...

Como e bom esse ensino estava precisando

DIVULGANDO CANAL disse...

gostei como DEUS é bom

DIVULGANDO CANAL disse...

como é bom e saber que a base de tudo isso esta em JESUS