O mundo que vi em Betesda





Wilma Rejane


Ora,  havia ali, junto à Porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebraico Betesda, o qual tem cinco alpendres Jo 5:2. 

Ler todo o capitulo sobre Betesda Aqui


O antigo tanque de Betesda, existiu na parte Norte de Jerusalém, próximo ao mercado das ovelhas. Escavações realizadas no ano de 1888, revelaram que existiam colunas rodeando o local e em uma delas  a pintura – posterior a Cristo - de um anjo agitando as águas.  Havia no tanque um borbulhar temporário das águas, e cada vez que isso ocorria, as pessoas se jogavam nas águas,  para serem curadas. O nome Betesda, pode ser traduzido como “lugar de derramamento”, “casa da graça” ou ainda “casa de misericórdia”.

Betesda  havia se transformado em lugar de peregrinação, centenas de pessoas se aglomeravam ao seu  redor  na espera do mover das águas e da realização de milagres. Betesda era um comércio, famílias levavam seus enfermos e pagavam  caro por um lugar na borda do tanque. Outros ficavam ali por muito tempo, abandonados, porque não conseguiam vencer suas limitações físicas e nem a multidão. Contudo, estar em Betesda representava uma esperança de cura.

Um lugar assim parece um sonho, uma lenda,  tão fantástico que muitos teólogos combatem a narrativa de que um anjo agitava as águas. Eles dizem que pela proximidade do tanque com o santuário de Asclépio ou Serápio (deus da cura) o que havia em Betesda nada mais era do que um ajuntamento de pessoas místicas e idolatras ávidas por experiências ocultistas. De fato, a arqueologia comprovou que os romanos haviam feito uma ligação entre Betesda e o templo de Serápio. Grandes colunas com pinturas de Serápio, efígies e alusão a cura foram encontradas na expedição liderada por Dr. Conrad Shick em 1888.

Mas tem outros fatores igualmente importantes que me fazem acreditar que João ao escrever sobre Betesda foi coerente e o texto Bíblico não está alterado por traduções (como acreditam alguns). Foi comprovado pela arqueologia que, de fato, existiam cinco alpendres em Betesda que abrigava  doentes protegendo-os do sol e do frio e que o tanque era  próximo a Eira de Ararúna-  foi lá que Davi viu um anjo do Senhor. Não estou a dizer que o anjo que movia as águas era o mesmo da eira de Araúna, mas que é perfeitamente possível anjos moverem aquelas águas já que Deus os envia para missões na terra.

E o anjo do Senhor estava junto à eira de Araúna, o jebuseu. II Samuel 24:16

As àguas de Betesda vinham de uma  fonte chamada Giom, que brotava de uma rocha e que antigamente regava os jardins do palácio de Salomão. Creio na descrição de João, havia um anjo lá, mas as pessoas não sabiam disso, podem até mesmo ter atribuído os milagres ao deus Asclépio: isso não acontece em nossos dias?Deus cura e os louvores são dados aos deuses.

Betesda retrata: o  mundo, as multidões, as religiões . Para alguns o tanque era místico, o poder estava nas águas e não no Senhor das águas. Para tantos outros,  Betesda serviu para devolver a saúde, mas o espírito continuou  em sequidão. Betesda era um ritual, e a agitação das águas era inferior Àquele que entraria pela porta das ovelhas, sendo Ele mesmo o Pastor.

Jesus esteve em Betesda e realizou a cura fora da água, do lado de fora do tanque, porque Ele era a Água da vida, a Fonte!E Jesus se dirigiu a um homem em especial que deveria estar distante do tanque e aflito porque ninguém o ajudava a se aproximar. Alguém o levou até ali, mas não quis sofrer com ele, por ele. Mas Jesus o viu, Jesus sofreu por ele, por mim, por você.

De Onde me virá o socorro? Sl 121:1

Nosso socorro e salvação não consiste em homens, nem em religiões, mas em Cristo Jesus. Ele vai de encontro aos corações humildes e quebrantados. Aquele solitário paralitico às margens do Betesda , quem sabe, se considerava o menor dos homens, mas tinha algo de grande nele: a fé. Ninguém pode acusá-lo de incredulidade. Ele não foi apenas persistente em não ter dado um jeito de ir embora daquele local, ele acreditou que sua vez chegaria,e chegou.

Queres ficar são? João 5:6

A pergunta que Jesus fez ao paralitico parece supérfula: é claro que ele queria ficar são, de outra forma, não estaria ali! Contudo, não seria tão obvio assim ao considerarmos que aquele homem vivia de esmolas, a doença era sua fonte de renda, ele sempre dependia da misericórdia alheia. A pergunta de Jesus agitou seu ser, como se agitavam aquelas águas em Betesda e ele responde:

Não tem ninguém que me coloque nas águas...João 5:7

Jesus poderia ter carregado o homem até as águas, esse era seu desejo, ao invés disso, Jesus faz com que ele deixe a mentalidade de coitadinho e levante carregando sua maca. Jesus devolveu a autoestima, confiança. O fardo do passado não teria mais lugar no futuro. Conhecer Jesus era o marco que mudaria sua história. Desviar o olhar do desprezo dos homens, do egoísmo, e olhar para Jesus transformou seu estado.

Olhemos para Jesus, autor e consumador da nossa fé. Hebreus 12:2

Olhar nesse verso se traduz em aphorao (Strong 872)= atenção indivisa, fixar o olhar sem distração, somente em Jesus.


Mais lições em Betesda

Sem dúvida, o tanque era uma dádiva, um bálsamo, uma solicitude dos corações sofridos e marcados pela doença. Contudo, o amor e a misericórdia estavam distantes dali. Os olhares concorriam para as águas e desprezavam o Senhor das águas. Quantas pessoas tiveram um intimo encontro  com Jesus em Betesda? A Bíblia nos diz que um só homem.  

Por quanto tempo estamos esperando a realização de um milagre? Todos esperamos a realização de algo, não é mesmo? O paralitico de Betesda é uma lição sobre não desistir, nem desanimar. É uma lição de que na vida enfrentaremos muitos obstáculos, porém jamais deixemos morrer a fé de que Jesus conhece nossas aflições e nos assiste. O Evangelho de João diz: "Jesus vendo-o deitado e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe queres ficar são?" João 5:6. Sim, Jesus sabe o que nos aflige e de fato, não merecemos Sua graça, mas Ele livremente nos dá e dessa graça bebemos, como fonte que renova nossas forças. Quer vivamos, quer morramos, se for com Cristo teremos vencido.

Se vivemos, para o Senhor vivemos; e, se morremos, é para o Senhor que morremos. Sendo assim, quer vivamos ou morramos, pertencemos ao Senhor.
Romanos 14:8  

Não sei dizer por que Jesus curou aquele paralitico apenas em Betesda. Era Sabádo, os fariseus o espionavam, ele não queria causar tumulto? Claro que aquele milagre iria repercurtir e muitos deixaram Betesda para seguir Jesus? Não sei, mas na vida também ocorre de alguns serem curados e outros morrerem sem receber a cura. Betesda é tão semelhante a vida. Mas a resposta que o paralítico não deu de imediato é a que sempre estará em meus lábios:

Queres ficar são?

Queremos. Cura-nos do que nos destrói, do que não Te agrada. Que nos desprendas  das macas que nos apoiam no chão e que nos levante para glorificarmos Teu nome.


Deus o abençoe.  

***
Fontes:

Bíblia de Estudo Plenitude, revista e atualizada, SBB Evangelho de João , Capitulo 5, pg. 1076.
 Blog: Centro de Pesquisa da Antiguidade- artigo: Polêmica Tanque de Betesda.

 Outras artigos do blog sobre Betesda:
 O paralitíco de Betesda
Lições junto ao tanque de Betesda

2 comentários:

Unknown disse...

Sim, Jesus nos cura as enfermidades, mas cura também e principalmente a alma nos trazendo amor, fé, esperança, alegria de viver em sua palavra.

Cristiano da Rocha disse...

Bom dia, a bíblia vai nos informar que aquele homem se encontrava daquela forma a trinta e oito anos.

Eu não sei o que Deus tem prometido a você, eu não sei quanto tempo você esta esperando um milagre uma promessa, saiba de que Deus não é homem para que minta nem filho do homem para que se arrependa, se ele prometeu ele vai cumprir passe o que passar haja o que houver, a final de contas são 32.000.00 promessas.