Trazendo à memória o Deus da esperança




Wilma Rejane


“ Todos os meus concidadãos sabem que você é mulher virtuosa.” Rute 3:11

Rute era uma estrangeira entre os judeus. Uma moabita, viúva e pobre. Alguém que vinha passando por dificuldades financeiras e sentimentais. Rute não tinha emprego e  apesar de jovem, escolhera passar o restante de seus dias ao lado da sogra Noemi também viúva e enlutada de filhos. Rute é um grande exemplo do amor, bondade e poder de Deus. Ela é portadora de uma Boa Nova chamada: restauração. Em uma perspectiva meramente humana esta mulher seria considerada fracassada.

Porém, apesar das tantas perdas de Rute, vale lembrar que ela permaneceu confiante no futuro pela fé em Deus. Ela não se intimidou em recomeçar uma nova etapa na vida a partir de coisas aparentemente pequenas. Decidiu respigar no campo de um homem muito rico e honrado chamado Boaz. Respigar, em época de colheita ( de cereais ou frutas) era um costume antigo estabelecido por lei (Deuteronômio 24: 19-22) para beneficiar pobres, viúvas,órfãos e estrangeiros.

A jovem Rute, ao respigar na colheita declarava pertencer a uma classe social necessitada. Mas não era só isso: ao respigar no campo de Boaz, Rute demonstrava não desanimar ou se intimidar com a situação desfavorável. E não é incrível que mesmo fazendo um trabalho temporário e desprestigiado socialmente, Deus tenha abençoado essa jovem a ponto de torná-la conhecida em todo Israel como uma grande mulher? Por que? Por causa do caráter e da fé. O comportamento de Rute chamava atenção. Seu segredo era uma vida de oração.

Quando não tivermos forças para caminhar, quando tudo parecer desmoronar, permaneçamos de joelhos diante de Deus porque Ele tem todo o poder para trazer a existência aquilo que ainda não conseguimos enxergar, porém não desistimos de alcançar. Lembrando que Ele faz além do que possamos ouvir ou imaginar.

“ O Deus que dá vida aos mortos e chama à existência coisas que não existem, como se existissem.” Romanos 4:17.

Podemos enumerar algumas atitudes de Rute que fizeram dela uma mulher de grande valor perante os homens e agradável diante de Deus:

- Honestidade: escolheu trabalhar dignamente para alimentar a família.
- Humildade: não teve receio de demonstrar a que classe social pertencia.
- Sinceridade: não omitiu sua história de aparente fracasso.
- Pureza: mesmo sendo favorecida por Boaz, dono do campo de espigas, ela se manteve prudente aguardando o momento certo para dialogar.

- Virtude:


Virtuosa é uma tradução do “chavil” em hebraico  no Antigo Testamento é usado para denotar: força, poder, em uma variedade de maneiras. Força de Deus (Sl 59:11) e força Física (Ec 10:10). Essa palavra foi usada pela primeira vez na Bíblia para descrever justamente Rute: A Septuaginta traduz o hebraico "Chavil" de Rute 3:11, como "dunamis" que significa "poder":

  • Ela começou respigar pela manhã e até agora (à tardinha) está aqui (Rute 2:7)
  •  Todo o povo sabe que és mulher virtuosa (Rute 3:11)

Podemos olhar para a jovem Rute e deduzir que ela é perfeita demais e que esse nível de comportamento é praticamente inatingível. Ou ainda, podemos concluir que qualquer obra humana é indigna de ser recompensada por Deus que tudo nos concede mediante a graça, somente. O que não podemos deixar de olhar e acreditar é que Deus transformou a vida de Rute, por meio da fé, de um  relacionamento pessoal  com Ele.  Dessa forma ela teve direção correta e um coração sensível para conhecer Seus desígnios. Dessa forma Deus fez brotar vida nova em uma árvore genealógica fadada a estagnação. Rute foi próspera, feliz e restaurada.

Com esse pequeno texto quero encorajar-te a prosseguir  amando a Deus por tudo que Ele é. Profeta Jeremias certa vez falou: “Quero trazer à memoria aquilo que me dá esperança” (Lamentações 3:21). E o que nos dá esperança? Deus. Quem Ele é. O que Ele fez e continuará fazendo por seu povo. Essa lembrança é maior do que qualquer realidade. Essa lembrança é avivada ao lermos a Bíblia, ao orarmos, ao louvarmos, ao recordarmos que até aqui nos trouxe o Senhor e que Ele pode transformar destinos assim como fez com a vida de Rute.

Deus o abençoe.

13 comentários:

Lucy Carneiro disse...

Texto abençoador!
Assim eu creio..."O que não podemos deixar de olhar e acreditar é que Deus transformou a vida de Rute, por meio da fé, de um relacionamento pessoal com Ele."

Pitadasdilu disse...

Oi Wilma ! Parabéns vovó, que maravilha ! Vamos então providenciar mais babadores... rs, rs, rs... não tem como não babar, né?!!
Então filho e nora vindo para cá, isso é sinal que virá por aqui, que bom ! Ah com certeza vai ter um netinho ou netinha gaúcho(a). Fiquei feliz com as novidades !
Lindo texto ! Gosto demais do livro de Rute, é maravilhoso ver o cuidado e a providência de Deus para com aqueles que o amam e confiam suas vidas à Ele. Tenho plena convicção de que Ele pode transformar toda e qualquer situação.
Um lindo e abençoado dia !
Bjos, Lú.

Unknown disse...

Rute resolveu mudar sua vida acreditando no Amor maior... A fé a transformou.

Sarah Iwabuchi disse...

Amei o texto irma Wilma, me identifquei muito com ele. Obrigado mais uma vez.

Wilma Rejane disse...


Oi Lucy,

Bom revê-la!

Deus a abençoe, irmã.

Wilma Rejane disse...



Oi Lú!

Pois é amiga, meu filho está de mudanças para o Rio Grande do Sul, cidade de Bento Gonçalves. Terra da uva, não é? Só assim conhecerei o sul do país e quem sabe, terei um netinho gaúcho. Aliás, mais um netinho, semana passada nasceu a Sabryna, minha segunda neta, uma bênção de Deus.

Outra novidade é que farei uma cirurgia no sábado (17) e darei uma pausa na escrita. Mas volto logo, com fé em Jesus!

Abraço, Lú. Obrigada pela amizade!
Deus a abençoe.

Wilma Rejane disse...


Criis, é você mesmo, minha irmã? Quanto tempo!

Deus a abençoe.

Wilma Rejane disse...



Oi Sarah!

Esse foi o artigo dos reencontros, fico feliz em revê-la por aqui!

Amo a abençoadora história do livro de Rute e ao Deus que tudo restaurou.

Deus a abençoe.

Unknown disse...

Que O Senhor te abençoe por dividir conosco tamanha bênção em forma de texto! Revigora o nosso ânimo, alimenta a nossa fé e nos lembra de quem é a nossa esperança.O Senhor te retribua. Abraços fraternos e A Paz do Senhor seja contigo.

Unknown disse...

Sou eu sim, minha irmã! Grande abraço.

Wilma Rejane disse...


Amém Sandra!

Primavera disse...

Olá Wilma,

O livro de Rute ensina também sobre relacionamentos familiares. Tantas pessoas não vivem bem com a sogra, falam mal, agem com desprezo e Rute nos dá a lição de que sogra e nora podem ser amigas e influenciarem uma a outra.

Wilma, li aqui nos comentários sobre sua cirurgia, como você está?

Grande abraço!

Wilma Rejane disse...


Olá Irmã !

Bem lembrado, Rute e Noemi são exemplos de que sogras e noras podem ser grandes amigas.

Obrigada por contribuir com o artigo.

Sobre a cirurgia, foi adiada e estou no aguardo de nova data.

Deus a abençoe.