O cuspe no ministério de Jesus




Wilma Rejane

"E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença. E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus. Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar. Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo. Tendo dito isto, cuspiu na terra, e com a saliva fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego. E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo."João 9:1-8

Há três relatos nos Evangelhos em que Jesus cura doentes utilizando cuspe. Além de João 9 - a passagem que utilizaremos como base para este estudo - existe ainda Marcos 7:33; onde um surdo que falava com dificuldade recebe cuspe de Jesus em sua língua e Marcos 8: 23; onde um cego é curado após ter os olhos untados com cuspe. Por que Jesus usa esse método? Seria o cuspe indispensável para a realização das curas ou Jesus queria transmitir algo mais para os ouvintes ? Essas questões me incomodaram e não houve qualquer revelação que me respondesse. O que me veio foi a impressão de que Jesus agiu da forma que agiu para combater alguma tradição da época. Então resolvi pesquisar o assunto tendo como suporte o livro Talmude da tradição judaica, respeitado por todo o clero de religiosos judaicos do período pré cristão. Aliás, ainda hoje muitos reverenciam os ensinamentos do Talmude.

E não é que fui surpreendida pelos resultados da pesquisa?


O cego citado por João era cego desde o ventre. Jesus ia passando e o viu mendigando. Não é dito que ele tenha feito qualquer oração pedindo para ser curado, mas é dito que ele chamou àtenção tanto dos discípulos quanto de Jesus que resolveu parar, cuspir no lodo, depois pegar esse lodo, passar nos olhos do cego e mandar que ele fosse até o tanque de Siloé se lavar. O cego foi até o tanque, lavou os olhos e voltou vendo. Era Sábado quando o milagre aconteceu. Os fariseus enfurecidos, por considerarem uma afronta à guarda do Sábado, inquiriram o cego sobre quem o curou e como o curou.


A tradição e o uso do cuspe

No Talmude há pelo menos duas referências ao uso do cuspe para cura de doenças. 


  • A saliva de um filho primogênito tinha poderes curativos, por isso, era recomendado que todo primogênito passasse cuspe nos ferimentos dos demais familiares. A referência da citação é: Talmude da Evermina, p. 253, BB 126b, encontrei Aqui



  • Não era permitido passar cuspe em ferimentos aos sábados. Essa referência está no Talmude Babilônico, Shabbat 108B. (versão on line Aqui)

Ao observarmos todo o contexto do Evangelho de João, em que o milagre do cego de nascença está inserido, veremos que em João 8 Jesus dialoga com os fariseus tentando mostrar-lhes que Ele era filho de Deus. Em João 9, Jesus tenta transmitir a todos que era lícito curar também aos Sábados. Assim, ao analisarmos o Evangelho de João para o contexto histórico em que estava inserido, podemos interpretar que ao utilizar cuspe na cura de doentes, Jesus afirmava ser o primogênito de Deus - no sentido de ser o primeiro filho de José e Maria e ser Ele a o primogênito de toda criação Cl 1:15. O primogênito estava doando Sua vida para salvar o homem por completo! Jesus transmitia que o Sábado não era maior que o homem. Jesus era superior a toda e qualquer tradição, estas não eram guia de salvação,mas Cristo .

Interpreto ainda que o cuspe ou saliva de Jesus é como se fosse a própria vida Dele sendo transferida para os doentes. E essa doação repele o mal, cura o corpo, a alma e o espírito. Imaginemos que o cego, a caminho do tanque de Siloé, ia tateando, cambaleando, na certeza de que a cura se completaria com a sua chegada ao tanque e a lavagem naquelas águas. Este homem deve ter enfrentado oposição pelo caminho, que não sabemos se era caminho curto ou longo. Mas ele não desistiu de seguir as orientações de Jesus e por isso venceu. Já aqui nos é ensinada a lição de perseverar no caminho do Evangelho para alcançar uma visão renovada em relação a nós e ao mundo.

No Antigo Testamento, cuspir em alguém era um ato de extremo repudio, rejeição ( Deuteronômio 25:9). Atualmente ainda é assim, cuspir em alguém é desrespeitoso. E Jesus vem utilizando esse instrumento humano para promover a cura, como a dizer que tudo que há em nós foi feito em louvor a Deus e para abençoar o próximo. Não era o cuspe que curava, mas a vida de Jesus presente na vida do homem. Esse era o sentido do milagre. 

Deus o abençoe.

Fontes:

BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Plenitude, Tradução João Ferreira de Almeida, São Paulo, Sociedade Bíblica do Brasil, 1995. Evangelho de João, Mateus e Marcos.


7 comentários:

Unknown disse...

Aleluia!!!!! Que ensinamento.. Jesus mais um vez confundindo os sábios, quebrando as regras e rompendo os preconceitos!!!!! Obrigada Pastora!!!! Deus continue usando sua vida como instrumento de edificação!!!!1

Unknown disse...

Bom estudo e a referência do Tamulde.
Parabéns!

bruno disse...

Legal 😎 Deus abençoe

Unknown disse...

Gostei interessante

Unknown disse...

Bom... Deus te abençoe muitíssimo
#foconacruz

Unknown disse...

Existia uma tradição entre os líderes religiosos de Israel, que durou cerca de 100 anos, dizendo que o Messias quando viesse, ele: ressuscitaria os mortos, curaria os aleijados, e CURARIA COM SEU PRÓPRIO CUSPE! Ou seja, Jesus provou ser o Messias, cumprindo as tradições dos líderes de Israel.

Unknown disse...

Olha então leva tempo mesmo,e com análise né acima aí.
Chegando a conclusão de tudo é a vida de Jesus presente mesmo, que cuspe e o barro creio que não curaria ninguém né,
Tomo o exemplo de Paulo e Pedro , mas quem curava era o SENHOR JESUS por meio do Espírito Santo na vida de cada um deles.