Para além da dor




Pr. Estevam Fernandes
PIB João Pessoa -PB


Todos nós, algum dia, já nos deparamos com situações diante das quais nos sentimos absolutamente impotentes; nada podíamos fazer, nenhuma palavra podia ser dita, nenhum gesto nosso faria qualquer diferença, nossas experiências para nada valeriam. Nessas horas, só nos restou uma constatação, uma certeza: Só Deus para nos ajudar! Ele é o único bálsamo capaz de trazer alívio para a nossa mais profunda dor. O Senhor conhece a nossa alma e sabe dos nossos limites. Ele nos conhece tal como somos. Só Ele pode invadir os segredos do nosso ser.

Há momentos tão difíceis que, se Deus não nos tomar pela mão, ficaremos prostrados. Da mesma forma, se Ele não tocar nosso coração, ninguém conseguirá consolar-nos. Se a força dele não nos erguer do caos, ficaremos cambaleando, tal qual um bêbado, com passos trôpegos pelos corredores da vida. O Senhor é a esperança que nos mantém vivos, e a Sua força é a razão de seguirmos vivendo, apesar das tempestades.

Depender do Altíssimo não é sinal de fraqueza, mas o testemunho de fortaleza interior. O homem só é grande quando se reconhece carente do Senhor. Crescemos quando estamos nos braços do Pai.

Feliz a pessoa que pode dizer, a qualquer tempo: “Agora, só Deus!” Todos nós temos nossos limites. Ninguém se basta. Reconhecer os limites é sinal de grandeza e de humanidade. Diante das impossibilidades humanas, clamar por Deus é semear a vitória; é construir pontes por entre as nuvens nebulosas do sofrimento.

Algumas experiências da vida não podem ser vivenciadas sem a ajuda de Deus: a dor do luto, a solidão por um amor findo, o medo do amanhã, a sensação do abandono, o fim de um sonho, e tantas outras experiências dolorosas que a vida nos reserva. Para encará-las e vencê-las, só com Deus!

Muitas pessoas, quando olham para trás, vendo os desafios que enfrentaram e as lutas que venceram e percebendo os muitos livramentos que tiveram ao longo da vida, têm a certeza de que foi o Senhor quem lhes deu proteção, forças para lutar e coragem para não desistir. Tais pessoas colocam a mão no peito e dizem com voz de triunfo e gratidão: “Foi Deus!”

Sendo assim, só nos resta uma certeza diante de tantas incertezas e das contingências ao nosso redor: só Deus para nos garantir proteção e manter viva a chama da fé e a vontade de viver, com doçura e esperança, com alegria e paixão. 

Quando tudo parecer perdido, humanamente sem solução, não há por que entrar em desespero. Lembremo-nos da promessa bíblica: Se Deus é por nós, quem será contra nós (Romanos 8.31).

Deus o abençoe



Nenhum comentário: