Um simples gesto de rara bondade




O registro de um exemplo de carinho ganhou a internet nos últimos dias: um homem segurando um bebê, enquanto ministrava uma aula. Protagonista da cena, o professor universitário Sydney Engelberg, contou ao EXTRA, numa entrevista por e-mail, que a imagem foi registrada numa de suas aulas em uma universidade em Israel. Engelberg explicou que, mais do que ensinar, gosta de transmitir valores para seus alunos. Por isso, as mães podem levar os filhos para as aulas:

— Os alunos vêm trazendo seus bebês para as minhas aulas nos últimos 30 anos. Normalmente, apenas bebês e crianças pequenas, mas, muito ocasionalmente, eles trazem também crianças mais velhas. Eu não só permito isso, como eu incentivo. A razão é que a educação para mim não é simplesmente transmitir conteúdo, mas ensinar valores. E não há meio melhor do que com exemplos — disse.

Engelberg leciona a disciplina de Psicologia Social em duas universidades israelenses e, por isso, mesmo com toda a repercussão da imagem, compartilhada até por sua filha, não sabe exatamente em qual classe ela foi feita:


— Eu não estou certo de onde ela foi feita porque ensino em duas instituições. Estou na faculdade da Universidade Hebraica, em Jerusalém, e também na faculdade da Ono Academic College — explicou o professor, que já lecionou em diversas instituições acadêmicas pelo mundo.

Ele não sabe se outras universidades também permitirão que alunos levem seus filhos para as salas de aula:

— Isso parece ser muito mais aceitável em Israel, que é uma sociedade muito orientada para família e para a cultura — pontua.

Ao ser questionado sobre a repercussão mundial da imagem, o docente, especialista em Psicologia e Filosofia, tentou encontrar uma resposta:

— Fiquei surpreso, mas ao refletir sobre a questão acredito que a foto viralizou porque num mundo com tanta desumanidade (Estado Islâmico, corrupção e violência racial e etc) as pessoas estão procurando símbolos da decência, humanidade, carinho, integridade. Aparentemente, a foto ressoou com essas necessidades — conclui.

O professor Engelberg também enviou ao EXTRA duas fotos da mesma aula tiradas de outro ângulo: (Fonte extra.globo)





Comentário da blogueira: O que há de tão excepcional neste caso já que pessoas seguram bebês no colo todos os dias? 

Não tenho notícias nem por via da imprensa, nem pessoalmente nos ambientes universitários que frequentei (e  frequento), de pais levando filhos para aula. O professor Sydney já é uma exceção ao incentivar suas alunas a fazerem isto, é um demonstrativo de que filhos não devem ser impedimentos, mas incentivo na busca de crescimento educacional e social. Depois, penso, que professor Sydney soa como um exemplo de paternidade também raro: aquele que auxilia a esposa dividindo tarefas. O gesto é aparentemente simples, contudo, conduz a várias releituras positivas de bondade e solidariedade; virtudes cada vez mais raras em um mundo que a banalização da vida é rotina.

Um comentário:

Anônimo disse...

interessante post amiga ...

beijos DEus te abençõe;