Considerações sobre a vida de Ló




 Wilma Rejane

"E tomou Terá a Abrão seu filho, e a Ló, filho de Harã, filho de seu filho, e a Sarai sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu com eles de Ur dos caldeus, para ir à terra de Canaã; e vieram até Harã, e habitaram ali." Gênesis 11:31

Ló era sobrinho de Abraão e companheiro em uma fase importante na vida do tio, quando este recebe um chamado de Deus para seguir em direção a Canaã. Ao observarmos detalhadamente as ações desses homens  encontraremos dois estilos distintos de vida:  andar segundo a direção do Espírito de Deus (Abraão) e andar por vista seguindo deduções desprovidas de fé (Ló). Com Abraão aprendemos a alegrar o coração de Deus e com Ló aprendemos sobre os perigos  da aproximação com o pecado.

Ló conviveu muito tempo com o tio, o suficiente para perceber os frutos de um relacionamento pessoal com Deus . Abraão,embora falho, se esforçava para obedecer , ele tinha consciência de que sua vida, sucesso ou fracasso estavam ligados ao modo de relacionar-se com Deus e com o próximo. Ló,no entanto, demonstra não acompanhar os ideais de fé do tio. Nos momentos de culto, nos memorias que Abraão ia erguendo de cidade em cidade em agradecimento a Deus pelas vitórias, Ló nunca é citado,tudo indica que era mero espectador, de outra forma teria insistido em permanecer com Abraão mesmo quando este sugeriu que se apartassem por motivos financeiros. A verdade é que Ló, apesar de ser considerado um homem justo(II Pedro 2:7), mantinha distância dos propósitos Divinos para sua vida.


"E levantou Ló os seus olhos, e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada, antes do Senhor ter destruído Sodoma e Gomora, e era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito, quando se entra em Zoar. Então Ló escolheu para si toda a campina do Jordão, e partiu Ló para o oriente, e apartaram-se um do outro.Habitou Abrão na terra de Canaã e Ló habitou nas cidades da campina, e armou as suas tendas até Sodoma." Gênesis 13:10-12

Os pastores de Ló contendiam com os pastores de Abraão, pois ambos tinham muito rebanho, a solução sugerida por Abraão, em nome da paz, foi apartarem-se. Esse momento de crise funcionou como um decantador onde o coração de Ló foi depurado até revelar sua essência: ele escolhe Sodoma, é atraído pelo movimento da cidade, pela aparência promissora de ascensão financeira.

Podemos comparar a vida de Ló com a de um outro personagem Bíblico chamado Rute. Rute, nora de Noemi, ficou viúva e a sogra sugeriu que partisse, recomeçasse a vida distante dela. Rute,porém, insistiu em ficar, pois havia algo de especial na vida de Noemi que Rute queria também para sua vida:

“Ao que lhe respondeu Rute: “Não insistas comigo para que te abandones e deixe de seguir-te. Pois aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus!” . Rute 1:16

Ló estava diante de oportunidade única: crescer na fé, conhecer o Deus do tio Abraão que poderia vir a ser também o seu Deus.  Porém, a oportunidade de uma prosperidade financeira lhe pareceu mais agradável e ele segue para Sodoma, arma suas tendas por lá. Sodoma era uma cidade comercial próspera, mas pecadora, ociosa,que desprezava a caridade (Ezequiel 16:49). Ló se torna um influente líder em Sodoma,  um oficial que julga as causas do povo. Naquela época, aos oficiais, eram reservados assentos junto aos portões da cidade:

“E vieram os dois anjos a Sodoma à tarde, e estava Ló assentado à porta de Sodoma; e vendo-os Ló, levantou-se ao seu encontro e inclinou-se com o rosto à terra.” Gênesis 19:1

Ló julgava as causas do povo e esse fato muito me impacta. Primeiramente porque revela que havia em Ló anseio por justiça, talvez seja esta a causa que moveu Pedro a dizer que Ló era justo, ele cria em Deus e na transformação da sociedade. Depois, porque indica o quanto Ló estava envolvido naquela ambiente. E a justiça de Ló não foi capaz de transformar aquelas pessoas, nem mesmo foi capaz de transformar sua família. Abraão rogou a Deus que não destruísse Sodoma e Deus disse que se houvesse ali dez justos não destruiria a cidade ( Gênesis 18:32) mas ela foi destruída.

A vida de Ló também desperta outros questionamentos, por exemplo: se ele era mesmo um homem justo, por que ofereceu suas filhas para serem violentadas por homens maus? (Gênesis 19:8).   Como pode alguém sendo justo cometer tamanha barbárie? Reafirmo o pensamento inicial do texto de que Ló estava distante dos propósitos de Deus, somente essa distância entre conhecer a vontade de Deus e se render à vontade humana pode justificar as atitudes de Ló. E mais uma vez estamos diante de uma situação intrigante: Como pode alguém ser justo sem conhecer os propósitos de Deus para sua vida?

Ló é uma incógnita  real e cotidiana comparável a incógnitas presentes também na igreja de hoje: a de um homem justo cujas obras não denunciam sua justiça. A justiça de uma fé sem frutos de alguém incomodado com o pecado,porém comprometido com ele. Ló sabia que Sodoma era um fundo poço de pecado, ele orava constantemente para Deus transformar pessoas e situações, mas Ló não teve fé suficiente para renunciar a sua vida de conforto material, de status social adquiridos ali. A família de Ló gostava de Sodoma, sua esposa não v ia nenhum mal em permanecer no local. Porém, a atitude mais acertada teria sido manter distância.

Quantas lições a vida de Ló nos ensina, entre elas:

- Ló não conseguiu evangelizar, transformar pessoas e situações em Sodoma, mesmo exercendo um cargo influente, não seria seu testemunho pessoal fraco demais? Se Pedro,anos depois não nos contasse que Ló era justo e temente a Deus, teríamos nós desconfiado? Suas atitudes não indicavam isso, somente Deus tinha acesso ao coração de Ló para conhecer suas reais intenções que não estavam claras sequer para seus familiares.

- Pense bem: você gostaria de ser como Ló? A vida de Ló é fonte de inspiração para você? Por que?

- Segundo Gênesis 19: 12,13, e 14 , a família de Ló era constituída por três filhas mulheres (uma casada e duas solteiras), filhos homens (não especifica quantidade) e esposa. No momento que os anjos anunciam a Ló a destruição de Sodoma e ele transmite  isso para sua família reunida, seus genros ( marido da filha e namorados das filhas) zombam dele, desacreditam no que Ló fala. Essa atitude de desprezo pela fala de Ló denota falta de autoridade dentro de seu próprio lar. Ló infelizmente havia perdido o lugar de sacerdote do lar e esse fator talvez nos indique que suas atitudes erradas eram fruto de influência familiar: Ló deixara de seguir os propósitos de Deus para seguir a vontade de sua esposa, de seus filhos, dos habitantes de Sodoma.

- Pense bem: você gostaria de ter uma família como a de Ló?

- Sodoma é destruída, Ló, esposa e duas filhas fogem de lá, amparados por anjos. A esposa de Ló desobedecendo a instrução de Deus olha para trás, para cidade e é transformada em estatua de sal. A esposa não queria deixar Sodoma, o estilo de vida que tinha lá, não queria se separar dos filhos, da filha, dos genros que ficaram lá. A esposa de Ló resistiu a Deus e pela última vez cedeu a vontade da carne. E Ló mesmo aterrorizado segue em frente, deixa o lugar onde jamais deveria ter ido.

- Fico pensando: como pode alguém segurar a mão de um anjo,viver uma experiência sobrenatural tão impactante e mesmo assim se perder como fez a esposa de Ló? Alerta: não são as experiências sobrenaturais que nos garantem a entrada no Reino de Deus, mas a Palavra de Deus firmada em um coração transformado pelo arrependimento e em submissão a Deus.

- Ló e as duas filhas (agora sem os anjos), fogem para a cidade de Zoar. Deus pediu que fossem para o monte, mas Ló não tem fé suficiente para obedecer e mais uma vez cede a cobiça dos olhos. Depois percebe que Zoar não era bom de ficar e enfim segue para morar no monte. Só que no monte,acontece algo terrível: Ló é embriagado pelas filhas e coabita com elas gerando filhos (Moabe e Ben-Ami). (Genesis 19: 19 a 38)

- Mais uma vez Ló é incógnita: Por que se deixa embriagar? Teria ele o hábito da bebida? Por que Deus permite que filhos sejam gerados em situação tão pecaminosa?

- O monte era um lugar segundo o propósito de Deus, mas Ló, mesmo estando lá, ainda permanecia distante, sua fé e frutos ainda não foram suficientes para evitar tamanho desastre. Estaria Ló abatido, triste, deprimido por sua situação à ponto de entregar-se a embriaguez? Aqui fica muito claro o quanto o livre arbítrio é juiz de nossas vidas. Fazemos escolhas erradas, mesmo estando em lugares certos. E no caso de Ló, os lugares por onde passou pareceram ser maiores e mais decisivos em sua condição humana do que as intenções de seu coração. Um coração justo, afogado em circunstâncias.

- Nenhuma circunstância deve ser maior para  nós do que a fé e o amor a Deus. Será preciso olhar para o alto, jamais abandonar a fé e a comunhão como fez Abraão. Abraão também falhou, mas sua virtude consistiu em não permanecer no erro e jamais abandonar a fé e o amor a Deus.

"E condenou à destruição as cidades de Sodoma Gomora,reduzindo-as a cinza, e pondo-as para exemplo aos que vivessem impiamente;E livrou o justo Ló, enfadado da vida dissoluta dos homens abomináveis (Porque este justo, habitando entre eles, afligia todos os dias a sua alma justa, por isso via e ouvia sobre as suas obras injustas);Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados."2 Pedro 2:6-9.

Deus livrou a Ló. A graça,o amor e a misericórdia de Deus foram favoráveis ao justo Ló, em todo o tempo. Significa que o mérito jamais é do homem, mas de Deus. Ló era justo porque Deus não o julgava segundo o que se via, mas segundo o que se não via:o coração. Ló sofria calado, pensava que poderia ser diferente, se comovia com o pecado alheio, com sua própria situação. Sua fraqueza humana não era (nem poderia ser) maior que a graça Divina.

Apesar de tantas falhas , em alguns momentos, Ló demonstrava ter um coração em sintonia com o céu. A hospitalidade, por exemplo, era uma virtude comum a esse homem. Ele recebeu os anjos em sua casa, pensando que se tratava de viajantes, acolheu-os com muito carinho,um verso de Hebreu retrata bem o gesto de Ló:

“Não se esqueçam da hospitalidade; foi praticando-a que, sem o saber alguns acolheram anjos.” Hebreus 13:2.

Concluindo...

A vida de Ló é um alerta para todo o que almeja viver como luz em um mundo de trevas. Jesus disse:


"Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus." Mateus 5:14-16

Muitas coisas poderiam ter sido evitadas por Ló se ele tão somente escutasse Deus e obedecesse. Renuncia, essa foi a palavra que faltou na linguagem diária de Ló. Não posso acatar a ideia de uma predeterminação trágica para Ló e sua família, pelo contrário, a bondade de Deus prevaleceu na vida de Ló, é isso que apóstolo Pedro nos revela muitos anos depois de Ló. A justiça de seu coração suplantou a maldade à sua volta, mesmo cometendo erros, ele manteve reservas,pois havia nele a esperança de um Deus que estava acima e como juiz de tudo.

Ló me ensina que não posso me unir ao pecado sob o pretexto de transformá-lo em santidade. Não é sábio e saudável deixar o caminho de Canaã para habitar em Sodoma.

Saber que Deus livrou Ló e suas filhas da destruição em Sodoma desperta o consolo em meu coração, pois assim como Ele agiu no passado continua agindo nos dias atuais. Deus está atento ao que se passa no coração de cada homem e não existe lugar algum sob a face da terra que Ele não veja. Assim como Sua misericórdia e favorável aos justos, Sua justiça é implacável para com os ímpios.

Uma vida de santidade exige renúncia. O chamado de Deus para isso é um caminho estreito e avante, não cabe saudades do pecado, comunicação com as obras das trevas:

"E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as." Efésios 5:11

Como terá agido Ló em sua velhice? A Bíblia não fala mais no assunto, Ló vai desaparecendo da história e a notícia que se tem de seus descendentes aparece no livro de Rute, a que citei no começo do artigo. Rute era moabita, descendente direta de Ló, uma mulher virtuosa,honesta, temete ao Senhor. Da descendência de Rute nasce o Rei Davi. Que bênção, que lindo! Significa que mais uma vez o amor e a misericórdia de Deus prevalece em meio a fraqueza de Ló. Rute surge como a redenção, aquilo que Ló em sua juventude perdeu: a oportunidade de viver na companhia de alguém que tinha muito a ensinar sobre Deus. A vida dessa descendente de Ló também nos ensina que Deus é o Deus da restituição.

Deus o abençoe.


Se quiser, pode acessar outros artigos do blog relacionados a este:




Nenhum comentário: