O diário da blogueira

Da direita para esquerda: Patrício, eu (aparelho nos dentes, óculos, cabelo curto e preto hehehe), professora Carmem,
Atualpa e Lêonidas (atrás)



Wilma Rejane

Olá queridos leitores,

Como estão? Já faz um bom tempo que não publico fotos minhas,  e esse não é o objetivo de nosso trabalho aqui no blog, porém, e como forma de transmitir de modo mais real o conteúdo desse artigo, ilustro-o com fotografia tirada semana passada em meu grupo de estudo do mestrado em Filosofia que estou cursando na Universidade Federal do Piauí. Somos uma turma de 13 alunos apenas, todos professores atuando na área de Filosofia e com objetivo de aperfeiçoar a prática de ensino. O processo de seleção foi bem concorrido, com candidatos oriundos de outros Estados da federação,  fiquei em segundo lugar geral com um projeto de pesquisa que valoriza a utilização do cinema na prática filosófica.

Talvez este seja um assunto que muitos não considerem espiritual, teológico, porém, desde o início, tive a certeza de que essa oportunidade foi conquistada com a bênção de Deus. As escolas hoje se constituem um campo enorme de possibilidades para alcançar o coração dos jovens e adolescentes sedentos por respostas sobre a vida e a existência. A Filosofia, apesar de demonizada em alguns meios eclesiásticos, é um modo eficaz de transformar a mentalidade e consequentemente a ação desses jovens. Tenho participado e presenciado debates incríveis sobre Deus em sala de aula! Se o jovem não vai à igreja ou não encontra espaços de discussão sobre Deus, por quê Deus não poderia se apresentar também e inclusive nas escolas?

E mesmo que não se fale diretamente sobre fé e assuntos relacionados, através da Filosofia, o jovem poderá adquirir senso crítico para questionar o mundo, pelo menos, este é o objetivo da Filosofia, se os professores da área não o cumprem, é outra história.


Há um engano muito comum que considera a oposição entre fé e razão. Ou seja: se o sujeito é racional, logo, não pode ter fé. Se tem fé, logo, não pode ser racional. Não é verdade, a filosofia medieval é um belo tratado sobre a união entre fé e razão, a Bíblia, é um livro sobre fé e razão. Deus é razão suprema,  mente brilhante e perfeita, Única razão absoluta! Não existe dicotomia para este caso (fé e razão), mas a ideia de dicotomia contribuiu e muito para a formação de uma ideologia formadora de radicalismo teológico e/ou científico. Bem, mas esse é um longo assunto que não se esgota em poucas linhas, por isso, vou me ater apenas ao objetivo principal desse texto que é falar um pouco sobre minha rotina  superlotada de afazeres.

Pois é, amados leitores, tenho tido muito trabalho, em casa, na escola, na igreja… E por essa razão, tenho escrito menos aqui no blog. Contudo, vamos indo devagar e sempre. Sei que há tempo para todo propósito em baixo do céu (Eclesiastes 3:1). Que Jesus Cristo seja sempre o Senhor de nosso tempo,  de nossa vida, desse modo, teremos a certeza de que aconteça o que acontecer, os dias são resultados da ação Divina em nossas vidas.

Grande abraço a todos,

Deus nos abençoe.


Quatro artigos do Blog sobre Filosofia é fé:




Nenhum comentário: