Ano Novo sob a perspectiva de Eclesiastes 3





Wilma Rejane


“O que é já foi, e o que há de ser também já foi, Deus fará renovar o que se passou” Eclesiastes 3:15

Há uma sucessão natural na vida, circunstâncias que são frutos de ações e reações intermináveis na rotina do tempo. Todas essas coisas obedecem a uma ordem estabelecida por Deus.  O futuro poderá ser uma reprodução do passado e esse passado já foi presente um dia e a mesma coisa se diz do futuro.  Deus criou esse tempo, para Ele eterno, para nós limitado a contagem de horas, dias,anos. Há leis que regulam a existência.

“O céu tem o direito de oferecer dias planos de luz e depois fazê-los desaparecer nas trevas da noite. O ano tem o direito de cobrir por um período a terra de flores e frutos, e depois torná-la irreconhecível enviando chuvas, secas e geadas. O mar tem o direito de um dia ser amável, apresentando uma superfície calma, e noutro agitar as ondas sublevadas pela tempestade” ( BOÉCIO pg.6).

Quem poderia mover toda essa roda do tempo no universo sem abalar ou eliminar a existência? Deus. Há uma perfeita harmonia no tempo em que se vive e até em que se morre. Não há acasos ou circunstâncias desconhecidas para Deus. Para nós humanos é que sempre há expectativas e tempos com boas e más surpresas. Insuficientes e frágeis quanto ao poder para alterar essa ordem natural, o que nos cabe é viver. E viver de modo a tornar nossa rotina um lugar de renovos.

  • Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.Romanos 12:2
  •  Se revistam do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador. Nessa nova vida já não há diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo e livre, mas Cristo é tudo e está em todos. Colossenses 3:10
  •  Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!  II Coríntios 5:17
  • Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou. Apocalipse 21:4

Aquilo que não se renova fadado está à morte. O verso de Eclesiastes que inicia esse artigo diz que Deus renova o que se passou. Esse renovar é anakainosis (Strong 342) , uma combinação de ana com de novo sugerindo transformação, renovação,mudança de interior e de vida. Uma mudança para melhor, ajuste de visão moral e espiritual através do trabalho do Espírito Santo.

Eis o plano de Deus para cada um de nós: renovação. Acima dessa ordem natural do tempo que  traz de volta o que já existiu, que reproduz o passado e até o futuro, existe uma outra ordem de renovação humana que se sustenta de modo único pela graça do Evangelho de Jesus.

O verso de Eclesiastes fala sobre a renovação de Deus. Algumas traduções indicam que onde se lê: “Deus renova o que se passou” significa 'Deus persegue o aflito e derruba os impedimentos'. Perseguir no sentido de acompanhar, assistir. É maravilhoso, não?

Nessa passagem de um ano para outro minha oração é que tanto eu quanto os leitores sejamos renovados pela constante graça do Evangelho. É motivo de alegria e comemoração ultrapassarmos essas barreiras do tempo com o coração cheio de fé Naquele que nos assiste e derruba os impedimentos de renovação.

Queiramos estar mais próximos de Deus em 2018, fazer com que o outro também queira conhecer e conviver com esse Deus bondoso e justo que criou o tempo, proporcionando-nos a vida. Imperfeitos e falhos como somos, conhecedores da injustiça do mundo, que em nós reine a renovação para fazermos toda a diferença, onde formos. Esses não são votos que se façam apenas no romper dos anos, mas que se renovam a cada ano. Que assim seja para todos nós.

Feliz ano novo!

Em Cristo, O Renovo (Isaías 4:2).

*****
*Bíblia de Estudo Plenitude, edição 1995, Sociedade Bíblica do Brasil, SP.


*BOÉCIO. A. A Consolação da Filosofia, Martins Fontes, 1998, SP

2 comentários:

Unknown disse...

Que bela e animadora mensagem Deus nos dá através desse blog!!
Parabéns a vocês que dedicam o precioso tempo de suas vidas para levarem a Palavra do Senhor , confortando e animando todos os que O buscam!!
FELIZ ANO NOVO!!

Andresa - Joinville-SC

Wilma Rejane disse...



Obrigada, Andresa!

Feliz ano novo para você e toda sua família!

Fraterno abraço.