Apesar e o pesar das aflições...




Wilma Rejane 


Confia ao Senhor as tuas obras e teus pensamentos serão estabelecidos” Pv 16:3

Nesse exato momento existe uma batalha em nossos pensamentos, são imagens de acontecimentos vividos ou mesmo de um futuro ainda desconhecido. Confiar em Deus é um dom que proporciona paz nesse mundo turbulento, pois  transforma a mente de modo a superar o que poderia ser causa de desesperar. Profeta Isaías diz que Deus conservará em paz, aqueles cujas mentes estão confiantes em Deus (Isaías 26:3).

Não podemos ignorar os problemas, mas precisamos de fé para acreditar que Deus nos guarda em paz  e nos conduz de modo seguro em cada decisão e não apenas para receber de Deus, mas e principalmente para ofertar nossa vida, em cada dia. E se escolhemos agir de acordo com Deus, teremos paz e encontraremos descanso.

Confiar no grego tem origem em “galal” (Strong 01556) com o sentido de rolar, entregar, afastar, remover. A imagem é a de um camelo sobrecarregado: quando a carga está para ser removida, o camelo ajoelha-se, inclina-se para o lado até que a carga deslize.

Confesso que antes de me tornar cristã sofria bem mais. Murmurava pelas coisas que não tinha e corria ao telefone para conversar com alguém sobre o que me afligia, a carga não diminuía, mas aumentava e achava natural o peso das coisas, sobrevivia “matando um leão por dia” e nunca acabava com a cria. Até que: conheci o Salvador Jesus!


Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Salmos 127:1

Aprendi que precisava aprender a viver em paz, afinal havia encontrado a Paz! Então, dei lugar a gratidão e deixei deslizar a carga para Deus em oração, a cada dia. No livro de Josué, Deus fala aos israelitas sobre “galal”: “ Hoje revolvi de sobre vós o opróbrio do Egito” e o nome do lugar onde isso aconteceu se chamou  “Gilgal” para sempre. Gilgal vem do verbo “galal” significando “círculo de pedra” , era o lugar onde comemoravam a páscoa (Josué 9:10).

Quais as cargas de pedras que nos afligem hoje? Certamente elas nos impedirão de andar livremente, de ir mais longe, de descansar em paz em mente e corpo. O que fazer? Reconhecer que existe um Deus vivo e real que nos ama e se importa conosco: nossa vida interessa para Ele. Ele quer que nos aproximemos Dele, assim Ele removerá e desfará as pedras tão pesadas de carregarmos.

Gilgal foi o lugar onde Deus desfez os círculos de pedra, as cargas, vergonhas, aflições. É nesse lugar que o pai de família deve estar para dormir e acordar confiante que Deus guarda sua família. É aqui que a mãe de família deve estar para entregar as preocupações pelo futuro dos filhos. É em Gilgal que celebramos a gratidão por tudo que temos e pelo que não temos, confiantes de que estamos guardados em Deus.

Deus o abençoe

Nenhum comentário: