Pequenos presentes de grande valor



Wilma Rejane


Um helicóptero sobrevoou a cidade jogando brinquedos, ouvi o barulho das crianças e sai até o portão. Eram dezenas delas carregando bolas coloridas e apesar de não caber mais presentes nas pequenas mãozinhas, olhavam sorridentes para o céu aguardando mais novidades. Os adultos também se mostravam surpresos e felizes, afina,l um gesto de tamanha bondade era raro de se ver, quem sabe somente de ano em ano, no Natal, quando os corações ficam mais solícitos a doação.

A cena me fez refletir sobre Deus e Sua bondade. Todos os dias Ele envia presentes do céu para cada um de nós. Alguns reconhecem que tudo provêm do favor Divino, os bens mais preciosos que de tão acostumados que estamos com eles, sequer lembramos de agradecer : o ar que respiramos, a brisa que balança as folhas das árvores, os sorrisos que atravessam nossos caminhos. E estamos sempre aguardando mais do que nos falta ou do que temos de sobra.

Tudo é milagre, mas não nos damos conta, até que a ausência de qualquer coisa nos assalte e percebamos o imenso valor do que se perdeu. Usando um exemplo próximo e real, meu amado esposo Franklin quebrou um ossinho do pé direito chamado quinto metatarso, faz dois meses e já está recuperado, mas ficou a lição: o pequeno se tornou gigante e tivemos que  mudar toda rotina. Quanta falta fez caminhar!

Durante esse período, constatamos o desprezo das instituições para com os cadeirantes: dificuldade para encontrar rampas, preferência em filas, cadeiras de rodas em péssimo estado disponível nos supermercados (para quem chega de carro e usa só para se movimentar nos corredores do mercado),  empurrei  uma cadeira com pneu furado . E só nos demos conta da dimensão do problema, quando passamos por ele. Todos os dias pessoas com necessidades especiais são ignoradas em seus direitos de ir e vir, mas como estamos tão ocupados conosco, não nos incomoda.

E essas lições fazem falta em nossas igrejas. Imploramos por milagres, coisas grandiosas e sobrenaturais, enquanto isso o sobrenatural milagre do amor e da gratidão está distante, perdido em lugares sedentos e secos que aguardam pelo menos gotas de águas que sejam. Estamos como as crianças com olhos fitos no céu, de mãos cheias e querendo mais. E se pelo menos nossos corações tivessem a pureza da infância, o mundo seria outro, nós seríamos o outro, o amor seria viver e não 'troco'.



Lucas 22:35 “E perguntou-lhes: Quando vos mandei sem bolsa, alforje, ou alparcas, faltou-vos porventura alguma coisa? Eles responderam: Nada.”

Essa passagem do Evangelho, sempre fala muito comigo. O tempo era distinto: sem a tecnologia,  os muitos shoppings , lojas de luxo, mas o cuidado de Deus para com seus filhos não mudou. Salvar  pessoas era mais importante que demonstrar riquezas. Humildade, simplicidade e fé eram prioridades. Será  essa uma mensagem ultrapassada?!

Por que se fica tão ansioso com tudo e se precisa comprar tanto?

As maiores riquezas não estão à venda, são gratuitas e vêm de Deus em favor diário para nós. Que possamos olhar para o céu, sabendo que Deus nos deu tudo que é necessário para sermos felizes, Ele colocou a Eternidade em nós e através de Jesus Cristo até a morte foi vencida. Sim, Ele quer que sejamos prósperos e gratos e não andemos murmurando.

Me permitam finalizar com um testemunho que muito me marcou: o homem que interpretou o super-homem no cinema, Christopher Reeve. Após sofrer um acidente caindo do cavalo, perdeu os movimentos do corpo e ao perguntarem-lhe do que sentia falta na vida, respondeu: “ É incrível, as coisas que antes não pareciam ter valor algum são as que mais me emocionam hoje. Passo horas admirando os pardais saltitando, me traz conforto, a liberdade deles me dá liberdade”.



É isso amados leitores, que possamos contemplar o céu e a maravilhosa graça Divina como milagres diários em nossos dias e sejamos felizes!

Deus o abençoe.

Escrita no Natal de 2013, e sempre atual.

Nenhum comentário: