A roda do tempo em Eclesiastes 3:15




Wilma Rejane


“O que é já foi, e o que há de ser também já foi, Deus fará renovar o que se passou” Eclesiastes 3:15

Há uma sucessão natural na vida, circunstâncias que são frutos de ações e reações intermináveis na rotina do tempo. Todas essas coisas obedecem a uma ordem estabelecida por Deus.  O futuro poderá ser uma reprodução do passado e esse passado já foi presente um dia e a mesma coisa se diz do futuro.  Deus criou esse tempo, para Ele eterno, para nós limitado, dias,anos. Somos condicionados a leis que regulam a existência, contudo, temos a capacidade e a liberdade de reestruturar a vida e refazer o ser diante das circunstâncias dessa existência.

O céu tem o direito de oferecer dias planos de luz e depois fazê-los desaparecer nas trevas da noite. O ano tem o direito de cobrir por um período a terra de flores e frutos, e depois torná-la irreconhecível enviando chuvas, secas e geadas. O mar tem o direito de um dia ser amável, apresentando uma superfície calma, e noutro agitar as ondas sublevadas pela tempestade” ( BOÉCIO pg.6).

Há uma perfeita harmonia no tempo em que se vive e até em que se morre. Não há acasos ou circunstâncias desconhecidas para Deus. Para nós humanos é que sempre há expectativas e tempos com boas e más surpresas. Insuficientes e frágeis quanto ao poder para alterar essa ordem natural, o que nos cabe é viver. E viver de modo a tornar nossa rotina um lugar de significados úteis para nós e para o próximo. Alguns versículos nos ensinam sobre a necessidade de mudanças. Mudanças que estão diretamente ligadas ao nosso lugar no mundo: quem somos? Por que somos? e Para quem somos? Ou seja, dentro do movimento de ir e vir, de passado e presente, de ser e não ser, temos um lugar, um objetivo que precisa ser redescoberto como ideal de Deus para todo homem.

  • Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.Romanos 12:2
  • Se revistam do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador. Nessa nova vida já não há diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo e livre, mas Cristo é tudo e está em todos. Colossenses 3:10
  • Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!  II Coríntios 5:17
  • Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou. Apocalipse 21:4

Aquilo que não se renova fadado está à morte. O verso de Eclesiastes que inicia esse artigo diz que Deus renova o que se passou. Esse renovar é anakainosis (Strong 342) , uma combinação de ana com de novo sugerindo transformação, renovação,mudança de interior e de vida. Uma mudança para melhor, ajuste de visão moral e espiritual através do trabalho do Espírito Santo.

Eis o plano de Deus para cada um de nós: renovação. Acima dessa ordem natural do tempo que  traz de volta o que já existiu, que reproduz o passado e até o futuro, existe uma outra ordem de renovação humana que se sustenta de modo único pela graça do Evangelho de Jesus.

O verso de Eclesiastes fala sobre a renovação de Deus. Algumas traduções trazem modificações no versículo dizendo: " Deus faz aparecer de novo o que se tinha esquecido ( Bíblia Viva), Deus pede conta do que já passou ( Bíblia Plenitude), Deus faz com que uma coisa que acontece torne a acontecer ( Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje)... Enfim, sob todas as formas o que se pretende expressar é o domínio de Deus sobre o tempo, o poder e a soberania Divina que ao tempo em que dá vida e liberdade ao homem, observa pacientemente o decorrer da vida pessoal.

Não sei o que você atravessa hoje: se doenças, injustiças, cansaço, expectativas. Se alegria, prosperidade, paz, amor. Nossa vida é um misto de acontecimentos que se renovam e mesmo que o mundo seja repleto de injustiças, vale a pena ser grato por cada segundo de vida, vale a pena buscar a Deus e renovar aliança com Ele todos os dias: em oração, em obediência. Dizendo não para o pecado, resistindo a tudo que nos afasta da paz proporcionada por uma consciência tranquila em Deus.

Ouvir noticiários diários pode ser desanimador, tanta violência e corrupção no mundo, tantos conflitos até mesmo em nossa família, longe ou perto de nós. Muitas vezes o conflito está dentro de nós que contemplamos esse mundo cruel com uma interrogação enorme sem respostas concretas: Por que Deus? Por que? Não sabemos, não nos é possível saber!  Diante de tudo isso parece ecoar aquele mesmo sentimento do salmista Asafe:

"Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos.Salmos 73:2

Asafe refletiu sobre o mundo e desanimou a ponto de esmorecer na fé. Porém, iluminado pelo Espírito Santo de Deus recobrou as forças e disse: "Quando entrei no santuário de Deus entendi o fim deles (ímpios)" ( Salmo 73:17,18).

Essa mensagem é de esperança e ânimo, pois, ao entrarmos no santuário de Deus recebemos forças para prosseguir nessa dura jornada da vida. Deus nos dá perspectivas otimistas de futuro, paz no presente e gratidão para todos os dias. O santuário de Deus pode ser a igreja, mas também pode ser qualquer lugar onde, movidos por fé, oramos a Deus com sinceridade e intensidade. O santuário, pode ser nós mesmos, pois, fomos criados como tais para abrigar um espírito santificado, em constante processo de edificação. É na comunhão com Deus, por meio de Cristo que nossa visão se amplia fazendo-nos compreender coisas terrenas ou pelo menos, recebendo conforto para o que somos incapazes de compreender.

É Deus que ampara os enlutados, dá forças as mães para cuidarem de seus filhos deficientes, é Deus que germina o tempo renovando a vida! É Deus quem faz correr as águas dos rios e mares, quem põe limites entre céu e terra, não teria Ele poder de transformar nossos dias? Deus é o Deus do renovo, por isso quero encorajá-lo a não desanimar, por pior que seja a circunstância, mantenha o olhar firme em Deus que entregou Seu filho como sacrifício de amor e Renovo por nós ( Isaías 4:2): aquele dia em que Cristo foi perseguido e morto era um dia cinzento, triste, carregado de injustiça e impunidade. Deus, porém, não deixou que tudo acabasse ali, Ele ressuscitou Jesus e com Ele ressurgiu toda nossa esperança no hoje, no amanhã e por toda eternidade.

Deixo essa mensagem em Nome de Jesus Cristo, amém.

 *****
*Bíblia de Estudo Plenitude, edição 1995, Sociedade Bíblica do Brasil, SP.


*BOÉCIO. A. A Consolação da Filosofia, Martins Fontes, 1998, SP

5 comentários:

Wilma Rejane disse...


Olá queridos leitores,

Perdoem a demora por atualizar o blog, estou com bastante trabalho!

Deus abençoe a todos nós,

Com carinho.

Maurício de Souza Lino disse...

Caríssima, abraços fraternos!

Fernanda Nascimento disse...

com toda certeza, essa palavra me deu animo. Deus abençoe para que continuem nos abençoando!

Wilma Rejane disse...


Maurício e Fernanda,

Que o amor e a paz de nosso Mestre Jesus esteja sempre convosco.

Fraterno abraço.

Unknown disse...

Aleluias Amém por esta Palavra 🙋 bendito seja nosso Deus fiel em todas as promessas... 🙏🙋

Alda Maria Vidal..