Encontrando paz em um mundo turbulento



Wilma Rejane

"Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve." Mateus 11:28-30

Jugo é uma peça de madeira colocada no pescoço dos animais para o trabalho no campo. Animais de espécies diferentes não estão aptos a usar o mesmo jugo, pois o ritmo das passadas,força e direção é contrastante, tornando impossível o sucesso da ação. Ao usar a figura do jugo, Jesus transmite que  temos um auxiliador para a labuta diária. Não precisamos carregar sozinhos as cargas, Jesus é nossa companhia que torna a carga leve,  Ele faz com que suportemos e atravessemos as dificuldade da melhor forma possível!

A lição parece simples, mas não é, uma vez que somos propensos ao egoísmo, a pensar que temos que estar no comando, enfrentando sozinhos os vastos campos da vida ora espinhosos, ora lamacentos e mui trabalhosos. Porém, se o sentido de nossas ações for a fé em Cristo, Ele nos honrará. Sabe aquela perseguição no trabalho, a falta de perdão, a limitação física, a dor, o abandono? Não precisamos perder a alegria por isso, nem se amargurar; Jesus leva esse jugo, torna-o leve.  Não é fácil, sabemos que não é. Mas é possível, sabemos que é.

Após dezoito anos de convertida ainda me esforço muito para pôr em prática esta maravilhosa lição. Sei que ela funciona, pois, somente quando me entrego por inteiro aos cuidados de Jesus é que encontro descanso. Mesmo que as coisas ainda não estejam em seu devido lugar e o mundo pareça desmoronar. Não fora pela certeza de caminhar com Jesus, certamente  já teria desfalecido. Coisas da fé, esse dom é que dá à falibilidade humana o revestimento da infalibilidade de Cristo.


Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.” Gálatas 2:20.

A dádiva de Cristo com Seus mistérios revelados é que torna a existência um lugar melhor. A incerteza da vida visível não pode vencer a certeza da invisível graça tão profunda que a mente não absorve por completo.  Um Deus que se fez servo para que Nele nos encontrássemos felizes e em paz . 

O jugo é nosso, pois o pecado persiste no corpo mortal. O jugo também é Dele, pois Ele se entregou por nós e ao nos entregarmos a Ele, viveremos por Ele.

 Jesus disse " tomai meu Jugo e aprendei de mim" e aqui pontuo pelo menos cinco lições sobre "tomar o jugo de Jesus"


1- Tomar o jugo consiste em nos aproximar de Cristo

Essa aproximação proporciona crescimento espiritual. É uma forma de obter aprendizado, transformar o caráter e ser moldado à semelhança de Cristo. Não seria possível dividir o jugo com desiguais, assim, é necessário concordar com Cristo: “Andarão dois juntos se não estiverem de acordo?” (Amós 3:3).

2- Tomar o jugo proporciona diferente visão

Caminhar com Cristo não é igual a caminhar sozinho, por esta causa, a visão da realidade é transformada pela ação do Espírito Santo. Uma carga pode ser pesada e suficientemente desgastante provocando tristeza e desesperança. Com Cristo, essa mesma carga será o motivo que nos une a Ele, será o motivo da comunhão constante, da alegria, da superação pelo sobrenatural dom da fé e do amor ao Criador.

3- Condiciona escolhas

Vinde a mim, tomai sobre vós o meu jugo...”. Primeiramente foi Cristo quem tomou o jugo do nosso pecado e cravou-o na cruz, a obra se fez completa, consumada estava a morte e abolida a escravidão do pecado (João 3:16). Depois disso, o homem precisou ir até Cristo. Ninguém pode ir até Ele se não renunciar ao mundo, a si mesmo. O sacrifício está posto, eternamente,  convidando-nos a seguir O Caminho da vida. 

Temos que ir à cruz, é uma decisão, é ouvir e obedecer pela certeza do cumprimento da Promessa. E esta obra não é solitária, desde o primeiro passo recebemos a direção de Deus, pois somente através de Seu Espírito é que vem o convencimento do pecado e o arrependimento. “Vinde, tomai, fazei a decisão e eu estarei contigo até a consumação do século, carregando seu jugo, dando descanso para sua alma” (Mateus 28:20). Uma vez cristão, as escolhas são condicionadas ao senhorio de Cristo, como disse Paulo: “Já não vivo eu, mas Cristo vive em mim" (Gálatas 2:20).

4- Produz consciência das limitações

Ora, o caminhante com jugo e solitário é o homem sem Cristo. Ele segue seu caminho considerando-se suficiente, mesmo infeliz: “mas os ímpios não têm paz diz o Senhor” (Isaías 48:22). E como a essência do Cristianismo está na partilha e não no egoísmo, na felicidade mútua, carregar o jugo solitariamente é um equívoco. Somente a consciência de total insuficiência e limitações é que gera arrependimento e entrega. Não há Evangelho antropocêntrico, Evangelho é relacionamento de amor com Deus e com o próximo, este é o movimento vertical e horizontal da cruz.

5- Dá paz e descanso para alma

Seria muito desgastante confiar apenas na estrutura social e política para sustentar os ideais de vida. Estas coisas sofrem abalos, mudam (nem sempre para melhor) e apesar de serem necessárias, estão infestadas de influência maligna ( I João 5:19). O Evangelho é o alicerce de todo cristão e a matriz que dá segurança e descanso para a alma. É a certeza das coisas que não se veem, mas que são reais, pois por ela vivemos e nos movemos . Tudo neste mundo é passageiro, mas a graça de Deus nos sustenta para conhecer aquilo que é Eterno, que jamais passará (Mateus 24:35). 

A realidade de Cristo em nós é a mais extraordinária das certezas, é a paz incomparável, incompreendida por métodos naturais (I Coríntios 2:14). O jugo suave de Cristo é que nos dá essa tranquilidade no caminhar diário. Tristezas sim, decepções, mentiras, injustiças, cansaço, doenças, mas nada disso nos afasta da paz e dos cuidados de Deus. Ele se revela diariamente para nós, no silêncio das respostas, nas tribulações, nas alegrias, conquistas, derrotas, Ele conosco está. 

Jesus está contigo, meu irmão, minha irmã. Esse jugo seria muito mais pesado sem Ele.

Não sabemos sobre o amanhã aqui na terra, contudo é Cristo quem nos dá a certeza de uma eternidade com Ele. Não compreendemos o porque de tudo, mas Deus está conosco, sim Cristo caminha conosco e Seu amor por nós faz além do que pedimos ou pensamos (Efésios 3:12).

Deus o abençoe.

Nenhum comentário: