Remendo de pano novo em veste velha

 


Wilma Rejane

Ninguém deita remendo de pano novo, em veste velha,
porque semelhante remendo rompe a veste e faz-se maior a rotura
” Mt 9:16

Remendos são soluções provisórias para prolongar a vida útil de uma veste e a palavra grega usada por Jesus sobre remendo foi “Agnaphos”, indicando um tipo de tecido inacabado, de algodão e fibras ainda desalinhadas, ou seja: um tecido que  precisaria de retoques especiais para  ser utilizado e nunca em veste velha, caso contrário, com a subsequente lavagem e uso, o rasgo se tornaria ainda maior. A fraqueza do tecido velho, não suportaria a junção e resistência do novo. Que significado teria essa parábola de Jesus?

Quando Jesus falou sobre veste e remendo Ele estava diante de alguns discípulos de João Batista que o interrogavam sobre jejum. A necessidade de tal pratica também era observada com afinco pelo clero fariseu. A contextualização da conversa, portanto,  girava em torno de fariseus e discípulos de João batista: “ Podem porventura andar triste os filhos das bodas , enquanto o esposo está com eles? Dias, porém virão, em que lhes será tirado o esposo, então jejuarão. Ninguém deita remendo  de pano novo em veste velha, porque semelhante remendo rompe a veste e torna ainda maior a rotura” Mt 9: 15:16. O tecido novo  era o próprio Jesus, a Nova Aliança da graça. A roupa velha era a lei, todo o sistema religioso que dominava os fariseus, escribas e religiosos da época que não compreendiam os requisitos para o Novo Reino: arrependimento, perdão, novo nascimento.


Jesus estava com eles e Ele era maior que toda e qualquer regra. A santidade consistia em se aproximar Dele e recebê-Lo no coração sendo novo homem, com nova vida. Era impossível seguir Jesus e continuar servindo ao antigo sistema de obras e tradições. A Nova Aliança, era aquele tecido inacabado, porque Jesus ainda seria morto e ressuscitaria para cumprir definitivamente o plano salvífico. Os filhos das bodas eram os discípulos. Jesus o esposo; O noivo que seria tirado após a ressurreição sendo elevado ao céu (Atos 1:9) para aguardar o cumprimento dos tempos.

Jesus aponta para um futuro em que os corações dos homens seriam comparados a vestes novas, brancas, completas, sem remendos. Uma transformação possível através da fé e não de tradições. Do amor, e não da religião. Da graça que se cumpre com a ação do Espírito Santo em nós. Eis o reino de vestes que não precisam de remendos.

Pode-se fazer uma comparação fiel entre a parábola de Jesus e esses versos de Efésios:

" E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente. Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração; Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza. Mas vós não aprendestes assim a Cristo,." Efésios 4:17-20


O velho homem se apresenta nessa passagem de Efésios com as seguintes características:

  • É vaidoso, ignorante, duro de coração, separado de Deus, enganado quanto a si mesmo, voltado para imoralidade e sem sentimento.
E quando observei o significado real de “sem sentimento”, pude compreender melhor o estado do homem que vive sem Cristo.  “Sem sentimento” é a tradução para “parar de vigiar, de se preocupar”.  A veste velha é como esse homem que se acostuma ao pecado e já não liga mais para o que Deus pensa sobre ele: perde o temor, o amor, e procura agradar somente a si mesmo. Os remendos surgem em muitas cores e tamanhos: “idas a igrejas, evangelho vivido de forma emocional , superficial, sem  transformação.

A veste velha é uma cobertura de engano porque a lei, a letra, os costumes, matam o amor e a fé, esfriam o relacionamento com Cristo Jesus.


Que possamos compreender e viver o que Jesus nos ensinou.


3 comentários:

Unknown disse...

Bom dia
glória a Deus
A cada dia nos renovamos e lutamos pra ouvir cada vez mais o que aDeys tem a nós dizer.
Cida .

Unknown disse...

Obrigada por escrever tão bem
Obrigada por ser benção de Deus.
Deus abençoe sua vida
E que Jesus seja sempre sua maior inspiração.
É lindo como você fala dele.

Wilma Rejane disse...



Obrigada pelos comentários abençoadores!

Amém,

Deus vos abençoe muitíssimo, em nome de Jesus.